Traje nacional Lezgin

A ardente Lezginka é uma dança conhecida por todos. O que sabemos sobre os próprios Lezgins, suas roupas e tradições nacionais?

Traje nacional Lezgin

Lezgins são um povo que habita os territórios do Sul do Cáucaso, do Azerbaijão e do Daguestão. Eles têm tradições, costumes e cultura próprios e distintos, diferentes dos povos vizinhos. Um traje nacional não é apenas uma roupa, mas uma personificação material de valores culturais, onde cada elemento tem seu próprio significado e significado.

História

Fantasia de Lezgin

As principais tendências do traje são detalhes comuns aos povos do Cáucaso e do Azerbaijão:

  • Casacos ervilha e camisas brancas para homem;
  • Vestidos longos e soltos para mulheres;
  • Roupa e chapéus com várias camadas.

Inicialmente, o traje nacional das mulheres Lezgin consistia em uma camisa longa e calças que apareciam coquetemente por baixo da bainha. A camisa tinha mangas compridas, gola alta e cinto na cintura.

traje nacional principal

No século 19, os vestidos apareceram no guarda-roupa. As meninas usavam cores vivas, enquanto as mais velhas preferiam as escuras.

A formação do traje tradicional masculino foi influenciada pela vida e estilo de vida dos Lezgins. Na maior parte, os homens dedicavam-se à criação de gado, à agricultura e à caça. Isso se refletia nas roupas: um longo casaco de tecido grosso, sapatos confortáveis ​​e um chapéu que protegia a cabeça dos ventos frios da montanha.

Trajes nacionais masculinos e femininos hoje

Apesar do passar dos séculos, as tradições do traje nacional estão vivas nas famílias Lezgin. As roupas são usadas em feriados e celebrações, e os cânones de sua confecção são transmitidos de geração em geração.

Terno feminino

Lezginki usava bulushki - vestidos tradicionais folgados com mangas largas. Eles foram bordados com padrões brilhantes, miçangas e moedas. Acreditava-se que isso afastava os maus espíritos. Um boné chutkha foi colocado na cabeça, sob o qual o cabelo ficava escondido. Lenços bordados foram usados ​​por cima. Calças harém são obrigatórias por baixo do vestido, mesmo que não sejam visíveis por baixo da saia.

fantasia de Lezgin feminina

Nos pés usam-se meias de malha, sobre as quais se usam sapatos de couro cru fino. Isso protege seus pés do frio e da umidade. Claro, o vestuário feminino nacional é uma extravagância de cores: verde, amarelo, laranja e azul combinados com o brilho e o toque de inúmeras decorações.

Terno masculino

Os homens Lezgin vestiam-se de forma mais modesta, com os tradicionais beshmets caucasianos - caftans de tecido especiais em cores escuras. Estojos especiais com pólvora foram colocados no peito para facilitar o carregamento de armas durante o galope. As roupas masculinas tinham um corte largo nos ombros para não atrapalhar a luta. Sob o cafetã eles usavam uma camisa branca e calças grossas de tecido.

fantasia de Lezgin masculina

No inverno, eles também usavam chapéu de pele de carneiro. Trajes elegantes de férias são decorados com tranças, que são usadas para fazer padrões no peito e nas costas.As roupas festivas circassianas, usadas apenas em grandes celebrações, pretendiam mostrar o status e a riqueza de um homem. Além disso, o traje foi complementado por um cinto bordado com uma adaga em bainha estampada.

De quais materiais eles são costurados, características

O terno Lezginka feminino moderno é feito de tecidos finos e esvoaçantes: seda, cetim, chiffon. Para roupas masculinas, tradicionalmente é usado tecido preto, vermelho ou branco ou tecido de terno. Os trajes de dança e palco são confeccionados com materiais mais elásticos para não restringir os movimentos do bailarino.

ternos modernos

Agora as mulheres Lezgin estão cada vez mais optando por trajes justos que valorizem sua figura, deixando para os mais velhos vestidos mais soltos e de corte tradicional. Ao mesmo tempo, o cocar continua a ser um atributo invariável das mulheres Lezgin, como representantes dos povos muçulmanos do Cáucaso.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano