Traje nacional Mari

Traje nacional MariNa região do Volga-Vyatka fica a república autônoma de Mari El, habitada por prados, montanhas e grupos orientais de Mari. Sua mentalidade, tolerância para com os outros povos e caráter gentil baseiam-se na aceitação de tudo neste mundo. Isto permitiu-lhes preservar a sua fé e cultura como base da autenticidade e da cor nacional até hoje. O traje é parte integrante da cultura deste povo.

Tipos de trajes tradicionais Mari

As roupas Mari foram criadas para diversas ocasiões:

  • vida cotidiana;
  • feriado;
  • casamentos

Que detalhes existem do traje de Mari?

As roupas masculinas Mari no verão incluíam os seguintes elementos:

  • Mari homem e mulhercamisa - tuvyr - corte reto com mangas costuradas sem cavas, de ponta a ponta, e fenda central ou lateral na gola;
  • calças - yolash - feitas de lona caseira com diferentes comprimentos de passo - estreitas para os habitantes dos prados e montanhas ou largas para os Mari Orientais;
  • um cinto com pingentes - ÿshto - que desempenhava diversas funções consecutivas. Serviu de base para prender bainhas, bolsas de tabaco, pederneira, carteira de dinheiro, amuletos. Poderia ser feito de couro, cânhamo, seda, lã;
  • caftan de verão - shovyr - lona, ​​​​corte reto em forma de túnica;
  • chapéu, boné - upsh, terkupsh - feltrado de lã.

No inverno, outras roupas foram acrescentadas a este conjunto:

  • Caftan quente - feito de tecido caseiro;
  • Casaco de pele, casaco de pele de carneiro - koryk, uzga - pele de carneiro, corte reto ou com corte na cintura;
  • O chapéu é feito de lã de ovelha.

Estilos, materiais, cores, padrões para costura

Mari meninasO traje nacional do povo Mari é branco com motivos florais ou geométricos bordados em vermelho. O bordado foi complementado com as cores bordô, preto, azul, verde e marrom. As roupas eram feitas de lona (vyner), cuja matéria-prima era o cânhamo ou o linho. As mulheres levaram seis meses para tecê-lo à mão e descolori-lo.

O trabalho foi muito trabalhoso. Com o tempo, as mulheres Mari começaram a pegar emprestados tecidos de algodão branco como a neve da cultura russa.

Roupas de inverno

fantasia de Mari de invernoAs roupas de inverno dos Mari eram feitas de pele de carneiro: um casaco de pele era feito de pele, e a lã tosquiada de ovelha era fiada e tecida em tecido quente (shrash) e meio pano para caftans. Os estilos de roupa eram bastante simples: a camisa era recortada como uma túnica, com gola pequena e fendas laterais.. A manga foi costurada sem cava, simplesmente unida ao tecido principal. Os estilos de caftans não se distinguiam pela complexidade: eram de costas retas ou com cintura recortada.

Os casacos de pele femininos eram um pouco mais difíceis de cortar. Eles tinham uma costura no ombro e vários franzidos. Era conveniente trabalhar e relaxar com essas roupas nos feriados, pois não restringiam os movimentos.

Importante! Segundo as antigas crenças do povo, era necessário proteger todas as bordas e aberturas com bordados do mau-olhado e das doenças: gola, manga, corte, bainha. A Mari realmente bordou todos os detalhes do figurino com muita força. Existem especialmente muitos ornamentos nas roupas femininas.

Masculino, feminino, terno de casamento

Os homens vestiam camisa, calça, cinto e cobriam a cabeça com chapéu ou boné. Se estivesse frio, o traje era complementado com um cafetã, no inverno - um cafetã quente ou casaco de pele.

Ternos para mulheres

fantasias Mari femininasO traje feminino também incluía camisa, calça, cafetã com gola fechada e cinto com pingentes. A roupa foi complementada por um avental sem peito na versão tradicional, e posteriormente - com peito. Esta peça de roupa foi decorada com bordados de tranças, rendas, miçangas e fios. O esquema de cores do enfeite é vermelho, marrom, bordô, roxo, framboesa, mirtilo, preto.

Aparência elegante

Os trajes festivos se diferenciavam dos do dia a dia pelos bordados mais complexos e pela presença de mais moedas no cinto, na camisa e no cocar. Os tecidos das roupas eram os melhores. Por exemplo, um cafetã era costurado em preto para o dia a dia e em branco para os feriados, enfeitado com tela preta feita em casa. Os chapéus eram feltrados com lã preta para a vida cotidiana, e a lã branca era destinada a rituais e feriados.

Ternos para casamentos

Traje nacional Mari para casamentoO traje de casamento da noiva era muito bonito, ricamente decorado com todos os tipos de bordados. Ele não poderia prescindir de uma volumosa decoração de baú feita de moedas e decorações de metal. Esta decoração foi criada para a cerimônia e depois transmitida à família como herança. Seu peso às vezes chegava a 35 kg. O obrigatório véu de noiva (vÿrgenchyk), costurado com três tiras de lona branca e bordado com enfeites tradicionais, servia de cocar da noiva..

Importante! As roupas do casamento nunca foram usadas pelos noivos. Eles o guardaram para funerais como traje funerário.

Acessórios e calçados para roupas “Mari”

Mulher MariUm detalhe especial do traje nacional é o cocar feminino, que carregava informações básicas sobre seu proprietário: posição social, idade, pertencimento ao Prado, Montanha ou Mari Oriental. O cocar de uma menina - uma faixa para a cabeça - pode ser feito de couro ou lã. Foi especialmente decorado com moedas e miçangas, cobrindo todo o traje com elas e complementando com pingentes feitos dos mesmos materiais.

O cocar feminino era bastante complexo e tinha os seguintes tipos:

  1. Moldura pontiaguda - Shymaksh, Shurka;
  2. Em forma de pá - pega;
  3. Toalha macia – sharpan;
  4. Lenço.

Shurka, Shymaksh e Soroka são cocares de moldura, cuja base era a casca de bétula. Esses cocares e sharpans também eram ricamente bordados e decorados. Não foram utilizados apenas bordados com trança. Poderia haver muitas moedas nos vestidos com moldura. Sharpan foi bordado. No inverno, as mulheres usavam chapéus altos feitos de pele de raposa ou castor.

Os homens usavam chapéus de feltro, bonés, bonés e, no inverno, chapéus feitos de lã ou pele de carneiro.

Sandálias bastões de sete fileiras foram colocadas nos pés. Nos feriados, os sapatos bastões eram substituídos por sapatos ou botas de couro macio e, no frio, eram isolados com botas de feltro.

Traje moderno de Mari

fantasia moderna de MariOs Mari são muito sensíveis às suas tradições. Até hoje, as crenças em deuses pagãos vivem aqui. E embora poucos professem esta fé, a maior parte da população da república participa de ritos religiosos simbólicos. Para feriados nacionais e casamentos tradicionais de Mari, trajes folclóricos são costurados e usados, que sofreram algumas alterações, assimiladas às condições modernas, mas mantiveram as suas características principais.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano