Origem e funções do traje folclórico Chuvash

Os Chuvash são um povo do grupo linguístico turco que vive na região do Volga: na República da Chuváchia, no Tartaristão, no Bashkortostan, nas regiões de Samara e Ulyanovsk. Esta pequena nação para os padrões russos preserva cuidadosamente suas tradições. O traje folclórico Chuvash é um tesouro nacional! Alguns exemplos de trajes do século XVIII foram preservados! Os trajes da avó e do avô são usados ​​​​nos principais feriados nacionais e são motivo de orgulho para os proprietários.

Traje tradicional - materiais tradicionais

De acordo com tradições centenárias, os Chuvash confeccionavam suas próprias roupas. Cânhamo, linho e lã de ovelha eram tecidos pelas mulheres de todas as famílias. As meninas foram ensinadas a fiar, tecer e bordar desde a infância. Tecidos caseiros, couro e feltro eram usados ​​para costurar agasalhos.

Traje Chuvash dos séculos 18-19

A cor principal das roupas era o branco - a cor natural da tela. Para dar maior brancura, os tecidos foram dispostos na neve no início da primavera sob os fortes raios do sol.

Os fios coloridos para bordados eram obtidos tingindo-se os fios com decocções de casca de carvalho, raízes e folhas de garança e outras plantas.

As camisas Kepe feitas de tecido de cânhamo eram usadas por homens e mulheres. Eles diferiam em comprimento, corte na gola e bordado protetor.

Características de roupas femininas

Roupas de verão

Nas camisas femininas, o decote era recortado ao meio e o enfeite trazia amuletos em formato de Sol. Acreditava-se que padrões especiais protegiam dos espíritos malignos. Os bordados e tranças que cobriam as costuras eram geralmente vermelhos. Simbolizava a vida. As mulheres usavam aventais ou aventais sobre as camisas, também ricamente bordados. Não é à toa que a Chuváchia é chamada de terra dos cem mil padrões! Colocavam calças nas pernas, já que o comprimento da camisa era aproximadamente até o meio da panturrilha. O conjunto foi complementado por um cinto sara e uma decoração luminosa nas ancas com bordados em seda e lã, com franjas. O ornamento simbolizava a estrutura do Universo.

terno de mulher

Roupas quentes

A roupa externa da “meia estação” para as mulheres eram os mantos de caftan ou caftans de tecido. Roupas de inverno - casacos de pele de carneiro até a cintura.

IMPORTANTE. Quanto mais babados havia em um casaco de pele, mais rico era seu dono: mais peles eram usadas na costura!

Roupas de meninas

O status familiar também podia ser reconhecido pelas roupas das meninas: as órfãs tinham uma faixa oblíqua bordada na parte superior das camisas, em vez de duas. Outra decoração eram padrões simples ao longo da bainha. Dos 12 aos 14 anos, as próprias meninas preparavam o dote.

Chapéus

Tukhya - um chapéu para meninas solteiras - tem formato semelhante a um capacete militar russo. Bordados, miçangas e moedas fixadas em ordem especial cobriam toda a superfície da tampa. Tukhya foi usado até o casamento e depois passou para a irmã mais nova.

As mulheres casadas usavam surpan nos dias de semana - um véu em forma de tira de tecido branco com bordado.Nos feriados - hushpa: chapéu totalmente coberto com bordados de miçangas e moedas de prata. Da nuca até a cintura (às vezes abaixo), um khuri era preso ao hushpu - uma faixa larga também com fileiras de moedas e bordados de miçangas. Quanto mais longo o khuri, mais rico é o seu dono.

Características dos ternos masculinos

Roupas de verão

traje Chuvash masculinoOs bonés masculinos tinham gola cortada à direita. As camisas do dia a dia não tinham decoração, as camisas festivas e rituais eram bordadas no pescoço, nos ombros, na parte inferior das mangas e na bainha. O padrão continha símbolos de céu e fogo. Os homens também usavam calças (yem) e colete sem mangas sem enfeites.

 

Roupas quentes

As roupas masculinas da “meia estação” eram lona, ​​​​caftans de tecido ou mantos. No inverno, em vez de linho, usavam calças de pano e casacos de pele de carneiro Kerek.

IMPORTANTE. Os ricos Chuvash adicionaram um casaco de pele de carneiro preto aos seus casacos de pele.

Roupas para meninos

Os meninos estavam vestidos como adultos, só que sem bordados rituais. Um padrão simples na gola da camisa é a única decoração.

Chapéus

Os homens usavam chapéus de verão yalkas feitos de feltro fino e chapéus de inverno seleka com faixa alta e topo alongado. Eles não foram decorados.

Sapato

Os sapatos de verão em todos os lugares eram sapatos bastões de tecido especial, com onuchas ou meias de pano no inverno. Até o século XIX, as botas de feltro e as botas de feltro eram um sinal de riqueza. No século 19, as botas de couro também apareceram nas mulheres.

Vestidos de casamento dos noivos

Os vestidos de noiva eram especialmente bonitos.

Vestidos de noiva chuvache

O traje de casamento de uma mulher com cocar, colares, joias para os seios, pulseiras, pingentes e anéis pesava cerca de 16 kg! A noiva foi coberta com uma manta perkenchek branca com bordados rituais. Durante a cerimônia de casamento, o cocar da noiva foi trocado por um feminino.

O noivo vestia camisa bordada, cafetã com cinto azul ou verde, botas e chapéu de pele com moeda na frente.

IMPORTANTE. Um item especial foi um lenço que o noivo usava nos ombros desde o momento do casamento bem-sucedido até o casamento. A menina bordou o lenço com antecedência e deu ao noivo. Isso significava que ela concordou em se casar.

Características dos trajes nacionais de diferentes grupos étnicos

Entre os Chuvash, existem dois grupos étnicos baseados na sua residência em relação ao Volga: o superior (viryal) e o inferior (anatri). Entre eles estão o Chuvash médio-inferior (Anat-Enchi), seu dialeto é mais próximo do Viryaly e os detalhes de seus trajes são mais próximos do Anatri.

Anatri

Anatri

Os Anatri pegaram muito emprestado dos povos tártaros. No bordado, a cor principal é o vermelho, e o grande padrão geométrico vira floral. No século 19, Anatri pegou emprestado dos comerciantes corantes de anilina para tecidos. As roupas do dia a dia tornaram-se multicoloridas, chamadas de heterogêneas. Padrões de tecido listrado e xadrez são comuns. Os trajes festivos e rituais permaneceram brancos. O boné tukhya é pontudo, como um capacete militar, com protetores de orelha, bordados com miçangas e um grande número de moedas de prata. A superfície de uma mulher casada, anathri, é muito grande - até 2,5 m. Foi decorado com tranças, fitas, rendas e, claro, bordados. Foi preso com uma bandagem de pus tutri.

Anat-enchi

Anat Enchi

Os padrões de Anat-enchi são dominados por cores brilhantes de verde claro, amarelo e vermelho, e há padrões geométricos e florais. Motley também se tornou sua roupa favorita. Tukhya anat-enchi é muito semelhante ao gorro anatri, mas sem a ponta afiada no topo. Surpan - mais estreito e mais curto que o anatri, era decorado com chita, bordados e rendas. Foi preso com uma bandagem masmak.

Virial

virais

As tradições Viryal estão mais próximas das fino-úgricas, pois estavam em contacto territorial com a montanha Mari. Os padrões de bordado utilizam padrões geométricos e tons escuros de verde, azul e vermelho. Viryal não aceitou a turma heterogênea e até puniu fisicamente as fashionistas. Tukhya viryal é ricamente bordado, mas há muito menos prata nele do que em seus vizinhos mais ao sul. Surpan, comparado aos anteriores, era pequeno (apenas 1,2-1,5 m) e estreito. Sua decoração era bordada frente e verso com padrão geométrico, miçangas e franjas. Masmak - na forma de uma estreita faixa de tecido colorido bordada com símbolos da criação do mundo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano