As tendências da moda são cíclicas e cada vez mais o design das roupas modernas ecoa os trajes históricos e nacionais. Não importa qual será a ocasião para fazer um traje nacional: uma festa temática, uma matinê infantil ou um ensaio fotográfico estilizado, ou quem sabe até criar um vestido original para o dia a dia, essas recomendações vão te ajudar a dominar essa tarefa, mesmo que antes que você só costurou avental nas aulas de “trabalho” na escola!
Do que é feito o traje folclórico russo?
O traje folclórico russo tinha funcionalidade máxima para a vida das pessoas em condições climáticas adversas e era decorado com base em rituais religiosos. Camisas, vestidos de verão, portos e blusas não atrapalhavam os movimentos e eram presos com fitas e faixas. Combina tipos de criatividade em que as artesãs russas são muito fortes:
- de costura;
- tricô;
- bordado.
O traje nacional refletia não só a ocupação do seu proprietário, mas também o local de residência e origem. Foram utilizados os materiais mais acessíveis e naturais - linho, lã. O traje feminino é especialmente detalhado e bonito, pois contém o significado sagrado da existência, a ligação com o clã e os valores da feminilidade e da família. Os componentes do traje nacional desenvolveram-se por volta do século XII:
- A base é uma camisa de corte reto (cintura) com mangas franzidas. Poderia haver várias dessas camisas, porque uma delas servia de roupa íntima. O bordado era feito nos punhos, ombros e bainha com fios coloridos dourados ou pérolas.
- Um vestido de verão simples, principalmente vermelho, foi usado por cima. O vestido de verão é um tecido com babado, um pequeno espartilho no peito e duas alças.
- A cabeça estava decorada com um kokoshnik ricamente bordado.
- Fitas, inserções de renda e apliques foram usados para decorar a camisa e o vestido de verão. O padrão do traje serviu como talismã contra as forças do mal.
Muitas vezes, o traje folclórico russo permitia uma combinação de tecidos da mesma composição, mas distinguíveis pela cor.
Como costurar uma fantasia folclórica russa para uma menina com suas próprias mãos
A primeira é a escolha do tecido. Para uma fantasia infantil, escolha tons ricos e brilhantes de vermelho, azul, laranja ou verde. Na representação clássica do traje nacional o tecido utilizado é liso, mas pequenos enfeites também são adequados. É melhor usar veludo, cetim, cetim ou lã. A quantidade de material é calculada com base na idade e altura da menina. Além do tecido, você precisa de:
- Fios fortes para combinar com o tecido ou contraste.
- Materiais de costura (tesoura, papel padrão, fita métrica, giz, etc.).
- Máquina de costura.
- Elementos decorativos - fitas, miçangas, miçangas, rendas, costura, etc.
Conselho! Se você estiver costurando um vestido para uma criança, não deve chegar até o chão, pois o bebê vai tropeçar. Deixe a bainha ficar 2 a 3 cm mais curta, a aparência não vai sofrer, mas a criança ficará mais confortável.
Padrão de vestido de verão em estilo folk para menina
Para criar um padrão, você precisa de medidas. O principal deles é o comprimento do produto, desde a axila até o comprimento desejado. Também medimos a circunferência do peito. Multiplicamos esse valor por 2 ou 2,5 - essa será a largura da saia do vestido de verão. Para recortar uma saia larga, é necessário costurar de 2 a 4 partes, alargadas na parte inferior.
Cortar o jugo é muito simples - trata-se de uma faixa retangular, de comprimento igual à circunferência do peito, com uma margem de 5 a 6 cm de cada lado. A largura é de 10 a 15 cm na forma acabada, por isso é melhor cortar duas partes , costure-os, com o lado direito para dentro, e vire-os do avesso. É melhor costurar as alças para um traje folclórico bem largas, de 7 a 10 cm, o comprimento aproximado é de 40 cm, mas se necessário ajuste durante o encaixe.
Conselho! As bordas de todas as peças devem ser processadas - costuras em ziguezague ou outro ponto nublado que sua máquina possua. Idealmente, você pode usar um overlocker.
Costura passo a passo de um vestido de verão
Montamos um vestido de verão com peças prontas.
Passo 1. Primeiro, as peças da bainha são costuradas, a canga é costurada nelas e as tiras são presas a ela. A costura traseira que liga as partes da saia e do vestido de verão não é costurada completamente, é preciso deixar alguns centímetros para o fecho. Em seguida, a parte superior é costurada com os maiores pontos retos possíveis e unida (é importante que a linha aguente a tensão). Como resultado, a canga deve ser 4 cm mais comprida que a circunferência da saia.
Importante! É melhor fazer essa costura em uma máquina para que os tamanhos dos pontos sejam iguais.As dobras também devem estar bem alinhadas.
Passo 2. Depois é hora de costurar a canga na saia. Certifique-se de alinhar os centros do garfo e da bainha. Primeiro, alinhave as peças e depois costure-as na máquina. Por conveniência, você pode costurar um zíper ou botão nas costas.
As tiras podem ser cortadas em duas partes cada, ou você pode simplesmente cortar um retângulo largo e dobrá-lo ao meio. Vire-os do avesso após costurar. Costure-os na canga pelo lado avesso.
Importante! Graças ao tecido denso, não há necessidade de usar anágua com esse vestido de verão. E também não há necessidade de bicar rigidez adicional.
Etapa 3. É hora de ser criativo – decore! Se você gosta de bordar, pode bordar a bainha e as fitas, então esse vestido de verão realmente atenderá a todos os requisitos do traje nacional russo! Mostre sua imaginação e use elementos decorativos - miçangas, rendas, costura. Você pode experimentar!
Blusa sob um vestido de verão
Para deixar o traje o mais crível possível, você precisa de uma camisa branca, que é usada por baixo de um vestido de verão. É bem fácil de costurar.
Basta recortar 4 retângulos, dois dos quais serão a base da camisa - a frente e as costas, e os outros dois serão dobrados ao meio e servirão de mangas. Essas mangas são costuradas perpendicularmente às partes principais. A borda da gola e dos punhos pode ser dobrada e costurada em uma máquina com uma costura grande e depois unida para criar pregas. Para fixação, é colocada outra linha, mas desta vez mais densa.
Se você tiver experiência em costura, poderá costurar cunhas de reforço sob as mangas para deixar esta blusa confortável de usar.
Kokoshnik para meninas
O traje folclórico russo está sempre associado à presença de um kokoshnik alto na cabeça.Mas é preciso lembrar que esse cocar era usado apenas por mulheres casadas. As moças enfeitavam a cabeça com o protótipo de uma bandana moderna - um lenço dobrado várias vezes, preso sob uma trança ou cabelo solto. Havia também argolas forradas com tecido de veludo ou cetim, bordadas e decoradas.
Para fazer um kokoshnik você precisará:
- papel grosso ou papelão de uma caixa;
- tecido que combina com o vestido de verão;
- materiais de costura;
- “momento - cristal” ou qualquer outra cola confiável e transparente;
- elementos decorativos.
Primeiro, uma moldura é criada de papelão. O formato pode ser arbitrário, o principal é seguir a direção - de uma orelha à outra, na testa. Todas as medições são feitas na mesma sequência.
É fácil determinar o tamanho do tecido para o encaixe - é preciso colocar um pedaço de papelão e contorná-lo, deixando alguns centímetros para a bainha. Depois de cortado, você pode fixar o tecido com cola. No mesmo momento colocamos a fita que vai segurar o cocar.
Decoramos e decoramos a “fachada” do kokoshnik. Não exagere! O kokoshnik e o vestido de verão devem ser elementos de um traje harmonioso!
Como decorar uma fantasia folclórica russa para uma menina
Se você quiser dar ao seu traje um significado histórico imaculado, escolha métodos clássicos de decoração:
- bordado;
- de costura;
- fitas e fitas.
Ao bordar padrões, opte por motivos folclóricos - retrate animais, plantas, flores, bem como formas geométricas que simbolizam fenômenos naturais.
Seixos artificiais e plásticos e vidro à base de cola são perfeitos para kokoshnik. Eles se ajustam com facilidade e segurança e têm uma aparência incrível!
Como costurar uma fantasia folclórica russa para um menino: uma descrição passo a passo
O traje folclórico russo masculino é mais prosaico. O aparecimento do kosovorotka não revelou a filiação de seu dono a nenhuma classe. A riqueza podia ser determinada pelo tecido - seda e cetim eram prerrogativas dos ricos, trapos e telas eram para os pobres. Essas camisas são usadas sobre as calças, para fora da calça, amarradas com cinto de seda ou lã e com borlas nas pontas. Um detalhe alegre do traje nacional masculino era o boné - cocar de veludo ou tecido com viseira reta ou semicircular, forrado com couro ou tecido. As portas, costuradas em tecido ou lona, funcionavam como calças e eram amarradas na cintura com um gashnik. Poderia ser qualquer cor. Os sapatos tradicionais são bastões.
Camisa para fantasia russa
Para a montagem você precisa de tecido de linho ou algodão e material de costura.
- O esquema apresentado é um dos mais simples de implementar. Amplie até o tamanho desejado, transfira para o tecido e corte com folga de 1,5-2 cm, você obterá 1 base, 2 mangas. e 2 reforços.
- O reforço é costurado na base das mangas.
- Coletamos todos os detalhes e costuramos.
- Dobramos as pontas das mangas e fazemos um ponto. Então também processamos o fundo.
- Tratamento do pescoço:
- Só falta costurar a fita ou fita bordada!
Cinto de camisa
Uma trança de lã ou a mesma fita com que é decorada a gola podem servir de cinto para uma camisa trançada. Ou você pode costurá-lo em um retângulo do comprimento desejado, cortado do tecido principal, depois virar do avesso e costurar com uma costura oculta.
Padrão e costura de um boné para um traje folclórico russo
A maneira mais fácil de fazer um boné é recortá-lo de papelão, cobri-lo com tecido adequado e costurá-lo.
Você precisa saber a circunferência da sua cabeça, adicione 1 cm para tolerâncias. Essa é a parte principal, recortamos e cobrimos com tecido.A próxima parte deve ser 7–9 cm maior, é feita de acordo com o mesmo princípio. Complete com uma peça redonda que se ajusta ao tamanho da parte central. A viseira tem cerca de um terço do tamanho do perímetro cefálico. Pode ser revestido com tecido brilhante, por exemplo, cetim. O boné acabado pode ser decorado com uma alça e uma flor grande!
Costuramos um traje folclórico russo feminino
Costurar um traje folclórico para uma senhora adulta não é muito diferente daquele para crianças, discutido acima. Vale a pena escolher um modelo que atenda às suas necessidades e experiência de costura existente.
Blusa para terno
Esta opção é adequada para iniciantes. A camisa é costurada com as seguintes partes:
- frente e verso;
- mangas (retângulos largos dobrados ao meio);
- 2 reforços (costurados na área das axilas).
Resta processar o decote e franzir as mangas.
A segunda opção mais complexa.
Vestido de verão para terno feminino
Experimente costurar um vestido de verão inclinado, semelhante a uma túnica. É um dos modelos mais antigos. Este vestido de verão pode ser com ou sem mangas. Usando o padrão apresentado, é fácil de fazer.
Kokoshnik em estilo russo para mulheres
Fazer um kokoshnik é bastante simples:
- Para a base, escolha o formato que desejar e recorte em papelão.
- Cubra com qualquer tecido. O tecido pode ser colado com pistola quente ou costurado à máquina. Na mesma fase, uma fita de cetim é presa para prender o kokoshnik na cabeça.
- Resta decorar e bordar o produto. Aqui você pode usar pedras maiores e mais caras para enfatizar o status de seu dono.
Conselho! Para um modelo mais trabalhoso e rico, você pode usar peças componentes.
Características de costura de trajes folclóricos russos
Ao costurar um traje nacional russo, você deve seguir uma série de requisitos simples para que seu traje corresponda à realidade e seja verossímil:
- escolha tecidos naturais;
- aderir a um determinado esquema de cores (não ser colorido e não usar cores “ácidas”);
- decorar o traje de acordo com a realidade histórica (formas geométricas simples, desenhos florais, imagens de animais, etc.).
Agora você pode criar um traje folclórico russo para qualquer sexo e idade. Sucesso no trabalho criativo!