Traje nacional russo (foto)

Traje nacional russo 7Hoje, na Suécia e na Alemanha, existe o costume de usar roupas nacionais mesmo em feriados que nada têm a ver com os costumes dos seus antepassados. No nosso ritmo de vida acelerado, estes dias, cheios de alegria e respeito, dão à pessoa uma sensação de segurança e de pertença a tradições milenares.

A Rússia tem uma história muito rica de traje nacional russo; há famílias que ainda guardam os bordados da avó. Nas antigas fotografias de bisavós, as roupas ainda trazem a marca da tradição de seus antepassados.

Traje nacional russo

O traje nacional de qualquer país reflete as condições naturais da região, a atitude perante os valores familiares e os principais tipos de emprego das pessoas. Vejamos em que consistiam as roupas femininas e masculinas e seus nomes com descrições detalhadas e fotos.

Traje nacional russo 2

Importante! O traje nacional russo diferia de acordo com a área de residência, estado civil, havia conjuntos para uso diário e roupas festivas.

Existem dois tipos de conjunto nacional de Rus':

  • regiões do norte;
  • sulista

Na parte central da Rússia eles usavam roupas semelhantes aos trajes do norte. Naquela época havia camadas de roupas, muitos tipos de agasalhos.

História do traje nacional russo

Na forma que conhecemos, o traje nacional foi formado na Antiga Rus por volta do século VII. Ao longo dos séculos seguintes, pouco mudou.

A principal atividade dos russos era a agricultura; muitos feriados e costumes estão associados à colheita do trigo. As roupas também refletiam a principal ocupação dos camponeses. O corte e o costume de amarrar visavam deixar o traje confortável para o trabalho no campo.

Traje nacional russo 5

Interessante! Antes do reinado de Pedro I, o traje nacional na Rússia era usado por todas as classes, apenas a nobreza usava materiais caros e mais decorações. Em 1699, por decreto de Pedro I, foi proibido o uso de traje nacional; foi aberta uma exceção para a classe camponesa; os moradores das aldeias foram autorizados a continuar usando suas roupas habituais. Foi introduzido um imposto sobre barbas e trajes russos para todos que entram na cidade.

Elementos do traje folclórico russo

De acordo com a finalidade, as roupas foram divididas em casuais, de trabalho e festivas. As roupas festivas eram ricamente decoradas, as roupas do dia a dia também tinham bordados, as roupas de trabalho eram as mais simples, feitas com materiais duráveis.

Referência! A camisa da colheita era decorada com bordados da mesma forma que a do feriado, o que expressava a atitude dos camponeses em relação à colheita.

História do traje nacional russo

Todos os agasalhos do traje nacional russo havia dois tipos:

  • roupas largas, fechadas na frente com botões ou ganchos;
  • boné, vestido na cabeça.

Em que consiste um terno feminino?

O traje nacional feminino é muito mais bonito e interessante que o masculino.

As partes principais dos kits vieram da Antiga Rus.O traje nacional feminino incorpora as ideias da época sobre a beleza feminina e os valores familiares.

Traje feminino nacional russo

A silhueta é reta ou alargada para baixo, não era costume enfatizar a figura; o conjunto nacional é caracterizado por multicamadas.

Os ternos femininos são diferenciados por finalidade:

  • as roupas do dia a dia eram confeccionadas em tecido de algodão, linho e lã e incluíam até sete peças;
  • Veludo, brocado e lã de boa qualidade eram usados ​​na confecção de roupas elegantes. Um conjunto festivo de roupas femininas pode consistir em vinte itens. Essas coisas eram caras, cuidadosamente decoradas e usadas em feriados especiais e na igreja. Conjuntos elegantes eram guardados em baús e os melhores eram herdados.

Bordado de traje nacional russo

Conjunto de vestido de verão

A base do traje do norte da Rússia era a camisa, costurada em linho e tecido de algodão. A parte inferior da camisa, mangas e gola foram decoradas com bordados. O bordado era mais modesto para uma camisa do dia a dia, enquanto uma camisa festiva era ricamente decorada com motivos bordados.

Um vestido de verão foi usado por cima da camisa. O vestido de verão é um dos detalhes característicos do traje nacional russo. Traduzido do iraniano, significa “totalmente vestido”. Por cima do vestido de verão usavam um lindo cinto e avental. Na Rus' usavam um vestido de verão aberto com bordado na bainha e fecho de botão.

Vestido de verão traje nacional russo

Vestido de verão "redondo" não tinha fecho, senão era chamado de “reto” e aparecia muito depois do balanço.

Por cima do vestido de verão com traje festivo de camponesa, estava vestido um elegante aquecedor de almas. Na parte superior era franzido em pequenas dobras e na parte inferior era largo. O comprimento mal cobria a cintura. Esse aquecedor era feito de tecidos caros, brocado e veludo.

Traje nacional russo para mulher 2

O vestido de verão de inverno era feito de tecido e um aquecedor de alma quente, shubey, opashin ou aquecedor acolchoado era usado por cima.O aquecedor de almas quente foi acolchoado com algodão e decorado com detalhes em pele. O traje foi completado com meias quentes de lã, um xale e um cocar quente.
Traje nacional feminino russo 8

Kit de pó

O kit pônei é considerado mais antigo, usou nas regiões do sul da Rússia.

Este conjunto é composto por uma camisa longa de lona e uma manta.

Traje nacional russo 4

Roupa festiva e para todos os dias

Poneva é uma saia. Existem ponevas cegos e oscilantes. Consistia em três painéis e era ricamente decorado com padrões tecidos e bordados. A base era tecido de lã xadrez, a bainha e o painel eram decorados com fileiras de bordados ou tranças. Um cinto estreito, uma junta, era preso na cintura.

Nas aldeias havia o costume de “colocar poneva”, o que significava que a menina agora poderia ser casada.

Chapéus femininos

O cocar não só protegia a cabeça, mas também podia dizer muito sobre a mulher.

Cocares de traje nacional russo

Cocar de uma garota solteira consistia em fitas e tranças. O cabelo estava parcialmente exposto à vista.

Coroa do traje nacional russo

Após o casamento, a mulher colocou uma kika, um lenço ubrus, e seus cabelos ficaram completamente cobertos.

Nos feriados, as mulheres casadas usavam um cocar elegante - kokoshnik. Kika e kokoshnik foram feitos para sair em público, em casa a mulher usava guerreiro (boné) e lenço.

Traje nacional russo kokoshnik

Kokoshnik russo

Complementou o look decorações no peito e pescoço. Essas joias consistiam em miçangas, lã colorida e fios de miçangas.

Nas roupas femininas elegantes, até os botões eram ricamente decorados.

Traje nacional masculino

Ao contrário do terno feminino, o terno masculino era menos colorido e consistia em menos peças. No terno masculino costumava-se enfatizar a figura e era composto pelos seguintes elementos.

Camisa

Todos os homens, começando pelos meninos, usavam camisas, principalmente camisas.

Referência! Acredita-se que a princípio o fecho da camisa ficava no centro, e a camisa aparecia para que a cruz peitoral não caísse durante o trabalho.

Gola, mangas e bainha decorado com motivos bordados, o bordado da camisa com que se casaram deveria ser feito pela noiva. Este costume tem um significado sagrado, tais bordados, feitos pelas mãos de uma mulher amorosa, serviu como talismã.

Camisa de fantasia nacional russa para homem

Um cafetã foi usado sobre a camisa. Os homens podiam usar um cafetã longo ou curto. O cafetã era fechado com botões ou amarrado com fitas.

Calça e cinto

As calças ou portos masculinos eram confeccionados em tecido listrado. Mais frequentemente são de pequeno volume, calças largas são menos comuns. O comprimento das portas é encurtado, pois era costume enfiar a parte inferior das calças na parte superior das botas. Mais tarde surgiram os bolsos e, no início, tudo o que era necessário estava amarrado ao cinto.

Traje nacional russo para homem

Todos os camponeses se amarraram com um cinto bordado, largo e comprido, para os solteiros. Os homens casados ​​​​se amarravam com um cinto estreito e curto.

O cinto foi amarrado de forma diferente na figura: os jovens enfatizavam a cintura com um cinto; os velhos tinham um cinto debaixo da barriga.

Cocar

Os homens sempre complementavam o traje com um cocar. No início era um boné pecador de lã, depois apareceu um boné, um tipo especial de boné, decorado com fitas, flores e miçangas. No inverno protegiam a cabeça com um chapéu com protetor de orelha.

Fato nacional russo para homem 2

Havia outros chapéus de inverno que vieram da Antiga Rus. Um pequeno chapéu tafya foi usado sob um chapéu de inverno. Eles protegiam suas cabeças no tempo frio, alargando os murmúrios em direção ao topo. Os chapéus eram decorados com pele, o que aquecia bem a cabeça.

agasalhos

No frio do outono e do inverno, os homens usavam casacos de pele de carneiro, casacos de pele e séquitos. As roupas dos camponeses ricos eram decoradas com uma gola de pele; nas roupas exteriores dos pobres, uma gola alta protegia-os do vento frio.

Traje nacional russo 6

Roupas tradicionais do século XVII. em russo

Todos usavam casacos de pele: os pobres usavam casacos de pele de lebre ou pele de carneiro, os ricos usavam casacos de pele de zibelina ou marta.Para aquecer, o casaco de pele era usado com a pele por dentro e a parte superior coberta com pano.

O traje nacional russo tem uma história muito rica. Itens individuais hoje servem como fonte de inspiração para designers de moda. A abundância de tipos de roupas e a variedade de motivos de bordado proporcionam um bom terreno para os sucessores que criam roupas modernas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano