O Ano Novo é um feriado que pessoas de todas as idades anseiam. A geração mais velha associa-o ao cheiro de agulhas de pinheiro e tangerinas frescas, a uma mesa ricamente posta e a festividades noturnas. Para as crianças, é impensável sem uma apresentação teatral e, claro, os presentes do Papai Noel. Uma das tradições mais antigas - vir à festa de Ano Novo com fantasia de carnaval - sobrevive até hoje.
Roupas infantis populares de Ano Novo na URSS
Eles eram bastante modestos, iguais aos desejos dos filhos e às capacidades da maioria dos pais.
Em uma matinê no jardim de infância
A imagem feminina mais comum é um floco de neve porque:
- com um vestido branco decorado, geralmente não acima dos joelhos, e um lindo cocar, os pequenos se sentiam lindos;
- materiais - chita branca, gaze, enfeites e arame - tudo isso podia ser encontrado nas prateleiras das lojas;
- costurar um terno não era difícil e não demorava muito.
A mais popular entre os meninos, pelos mesmos motivos, era a fantasia de lebre.
Por falar nisso! Os sucessos da festa de Ano Novo em qualquer cenário foram a valsa do floco de neve e a dança do coelho.
Via de regra, a garota mais sortuda era aquela com melhor memória, aparência atraente e cabelos castanhos. Ela geralmente conseguia, junto com a fantasia, o papel da Donzela da Neve.
Personagens dos contos folclóricos russos também eram “demandados”: o urso, o lobo, a raposa. As principais marcas de identificação foram a máscara e a cauda. O restante das roupas, caso não houvesse material adequado, era simplesmente selecionado de acordo com a cor do personagem.
A fantasia de Salsa ou de palhaço também era popular. Para isso, foram escolhidos dois tecidos de cores contrastantes, e a tampa era na maioria das vezes feita de papelão.
Na árvore de Natal da escola
À medida que as crianças cresciam, o seu círculo de leitura enriqueceu-se e os seus interesses foram acrescentados. Surgiram novos heróis que eu queria imitar.
1961 virou a consciência das pessoas de cabeça para baixo com os voos espaciais humanos, e as revistas científicas começaram a falar sobre inteligência artificial. No início dos anos 70, foram rodados os filmes de ficção científica “Juventude no Universo” e “Moscou-Cassiopeia”. Todas as crianças sonhavam em viajar para mundos desconhecidos para encontrar irmãos em mente. Por isso, além dos personagens habituais, astronautas e robôs começaram a aparecer na árvore do Ano Novo.
Na década de 80, todas as famílias soviéticas, com raras exceções, tinham televisão. Contos de fadas, filmes de animação e longas-metragens de aventura não eram exibidos com frequência. É por isso que toda a família se reuniu em torno das telas durante a exibição. Nas danças circulares de Ano Novo era possível ver Aibolit, Pinóquio, o mosqueteiro, entre outros personagens populares.
Trajes de carnaval do período pós-soviético
Na década de 90, após a perestroika, lembrada pelas prateleiras vazias, um fluxo de produtos ocidentais invadiu o país. Os bens industriais também incluíam os têxteis.Às vezes não de muito boa qualidade, mas brilhantes, eles se tornaram a base dos trajes de Ano Novo da nova geração da Rússia renovada. Surgiram empresas de confecção de fantasias de carnaval, com foco na demanda do consumidor. Personagens familiares “brilharam” com novas cores.
A expansão da gama de guarda-roupas infantis de Ano Novo foi facilitada pelo rápido desenvolvimento da televisão. Nos últimos 20 anos, os canais de transmissão, incluindo os infantis, aumentaram muitas vezes. Hoje eles exibem filmes e desenhos animados, séries animadas e longas baseadas em quadrinhos americanos 24 horas por dia.
Os personagens da Disney não deixaram indiferente o público jovem, principalmente o feminino. Trajes brilhantes, por exemplo, a Princesa Jasmine de “Aladdin”, Branca de Neve e Bela do conto de fadas “A Bela e a Fera” estão sempre em tendência.
Super-heróis como Zorro, Batman e Homem-Aranha se tornaram ídolos de muitas crianças.
Interessante! Apenas os meninos, mas também as meninas querem salvar o mundo do mal. Por isso, os ternos são feitos especialmente para eles, não só elegantes, mas também em cores mais vivas.
É dada especial atenção à imagem do animal, que se tornará um símbolo do próximo ano segundo o horóscopo oriental.
Know-how da Rússia pós-soviética - comemorando o Halloween. Nessas festas, são populares imagens de bruxas, vampiros e outros representantes de “espíritos malignos”.
Para sessões de fotos espetaculares, os pais até vestem os bebês, que só conseguem apreciar o que está acontecendo alguns anos depois.
Os anos passam, uma geração substitui a outra, mas há coisas que permanecem inalteradas. No Reveillon, as crianças sonham em se transformar no seu personagem preferido, pelo menos por algumas horas. Hoje, o varejo e principalmente as lojas online oferecem uma grande seleção de fantasias de carnaval. O preço é bastante acessível mesmo para uma família de renda média.É por isso que a maioria dos pais tenta realizar os sonhos dos seus filhos para tornar as suas férias inesquecíveis. Eles são recompensados com olhares de admiração, risadas alegres e abraços apertados.
Uma comparação idiota, principalmente considerando os preços dos ternos e salários