O povo tártaro tem um forte espírito de nacionalismo. A história centenária deste povo está repleta de rituais originais e interessantes. Ainda hoje, os tártaros continuam a realizar uma variedade de rituais antigos. As tradições do povo tártaro manifestam-se claramente na cerimônia de casamento.
História dos trajes tártaros para os noivos
Segundo as antigas tradições, antigamente era costume os pais darem à futura noiva o pano para costurar um vestido de noiva. Além disso, a menina podia escolher o pedaço de tecido de sua preferência entre os presentes de casamento do noivo, que geralmente eram entregues uma semana antes da comemoração.
O Alcorão prescrevia ter apenas o mais necessário e evitar excessos de todas as maneiras possíveis. Assim, as roupas que mais tarde poderiam ser usadas no dia a dia eram muitas vezes utilizadas como roupas festivas (vestidos largos, túnicas e trajes nacionais compostos por camisa, babador e calças).
Um pouco mais tarde, uma camisola (um colete curto e justo) e um beshmet (um caftan acolchoado com gola alta que se ajusta bem à cintura) entraram na moda. A paleta de cores dos trajes festivos não era particularmente diversificada. Os vestidos de noiva tártaros eram feitos de tecidos verdes, azuis ou vermelhos.
Referência! Para costurar um vestido de noiva, convidaram a costureira “Terji Kadyn” (para costurar um vestido de noiva significava recortar uma nova pele - o início de uma nova vida).
Características das roupas tradicionais de casamento tártaras
O traje de casamento de uma noiva tártara consiste nos seguintes elementos:
- vestido até o chão, decorado com padrões tradicionais e lindas moedas e sols tilintando;
- uma jaqueta longa ou curta (na maioria dos casos em cor esmeralda brilhante, azul centáurea ou bordô, às vezes escolhida para combinar com o tom do vestido);
- cocar original - um fez (ou kalfak) e uma capa leve (análoga a um véu), que é fixada diretamente no fez;
- sapatilhas coloridas (chuvyaki) feitas de couro genuíno ou botas pontiagudas perfuradas (ichigi).
Terno de noivo consiste nas seguintes partes:
- camisa branca;
- calças formais;
- uma camisola de veludo ricamente bordada (muitas vezes escolhida para combinar com o traje de casamento da noiva);
- um boné nacional preto ou branco, decorado com um intrincado padrão de fios dourados.
Referência! Se desejar, o noivo pode usar um terno clássico de três peças.
Estilos
Os trajes modernos para cerimônias de casamento são ligeiramente diferentes dos trajes tradicionais. Na maioria dos casos, as noivas usam vestidos brancos, por vezes complementados por detalhes contrastantes das principais cores nacionais. Os tons claros dos vestidos de noiva também são bastante populares: rosa claro, azul claro e menta.
Com o passar dos anos, as proibições morais tornaram-se mais fiéis aos estilos desses vestidos - as noivas modernas costumam escolher vestidos com decote pequeno ou braços abertos. Os vestidos de noiva com corte A e saia rodada são muito populares entre os fashionistas tártaros.
Referência! A principal vantagem dos vestidos de corte A é o seu caimento universal. Esses vestidos ficam lindos e elegantes em diferentes tipos de corpo.
Nos salões de casamento tártaros você pode comprar outros estilos de vestidos de noiva que são procurados em todos os países do mundo:
- modelos retos elegantes;
- vestido de baile de princesa;
- modelos no estilo grego com cintura deslocada;
- silhuetas graciosas como “peixe”, “sereia”.
Tecidos e decoração
Anteriormente, o material mais popular utilizado para a confecção dos trajes nacionais tártaros era considerado o veludo, decorado com um rico padrão de fios de ouro. Recentemente, a gama de materiais expandiu-se significativamente. Agora ternos para cerimônias de casamento são feitos de cetim grosso, dupont, brocado e jacquard.
Também no auge da popularidade estão renda graciosa, enfatizando a leveza, ternura e feminilidade da imagem festiva da noiva.
Trajes de casamento tártaros modernos
Os vestidos de noiva modernos costumam usar ideias de design modernizadas com raízes europeias. Apenas o bordado tradicional permanece inalterado. Motivos florais e enfeites coloridos feitos de fios de ouro decoram as mangas, bainha da saia, hijab ou véu.
Nos últimos anos, um cocar como o fez tem sido cada vez menos usado pelas noivas. Em vez de um fez, agora eles costumam usar um hijab ou um véu fofo. Sapatos de salto baixo são frequentemente escolhidos como calçados.
Os tártaros honram sagradamente a memória de seus ancestrais e cuidam das tradições centenárias de seu povo. O traje nacional para uma cerimônia de casamento é um componente importante da cultura material e espiritual do povo tártaro. Apesar de toda a sua privacidade, essa roupa parece bastante rica e às vezes representa uma verdadeira obra de arte.