O traje nacional é uma espécie de cartão de visita de cada nacionalidade. As tendências da moda mudam constantemente, mas o traje nacional continua a ser o diferencial e o orgulho de cada nação. As tradições de sua produção são cuidadosamente preservadas e transmitidas de geração em geração em descrições e fotos.
Características e variedades do traje nacional tártaro
O principal componente do traje masculino e feminino é uma camisa alongada e espaçosa. Seus componentes obrigatórios devem ser cunhas nas laterais e recorte profundo na frente. A camisa foi usada sem cinto e decorada com diversos elementos decorativos. A silhueta da roupa é trapezoidal. O componente mais importante é um cinto feito de veludo brilhante e decorado com peles mais valiosas ou fita dourada. Foi decorado com grandes fivelas douradas e prateadas. Bloomers eram feitos de tecidos grossos de linho.
A expressão da cor nacional é mais claramente expressa nos trajes femininos.Parece muito mais rico que o dos homens, já que as mulheres tártaras foram treinadas em costura, bordado e diversos artesanatos desde a infância. Caracteriza-se por uma silhueta ajustada, conferindo às mulheres uma graça requintada.
Sobre uma camisa longa com mangas largas, as mulheres usavam um colete ou camisola sem mangas. A camisola era feita de veludo colorido ou liso, e o comprimento deveria cobrir os joelhos. Pode ser com mangas ou sem fundo. Foi decorado com moedas, penas e outros belos itens. Eles também usavam meias feitas de tecido ou tricotadas com fios de lã.
As roupas femininas e masculinas eram decoradas com peles caras e valiosas. A pele de castor, zibelina, marta e raposa marrom-escura era muito valorizada. No inverno, casacos de pele foram acrescentados ao traje tradicional. O traje folclórico é decorado com abundância de elementos bordados.
Importante! As roupas infantis eram confeccionadas à imagem e semelhança das roupas dos adultos. Uma característica distintiva é a abundância de todos os tipos de detalhes brilhantes e cores brilhantes e atraentes.
Os meninos também usavam camisas largas e compridas. Os punhos foram costurados nas mangas por conveniência. Os jovens também usavam camisolas e calças elegantes em cores contrastantes. Os looks das meninas ficam ainda mais sofisticados.
Durante longas noites, suas mães e avós criaram looks exclusivos para suas beldades. Os vestidos foram costurados em várias camadas. Cobriam completamente todas as partes do corpo e eram muito longos. A cabeça era decorada com um cocar tradicional, do qual pendia um tecido quase transparente, cobrindo as costas.
Trajes festivos e estilo moderno entre os tártaros
Hoje em dia, dificilmente se vê gente em trajes tradicionais andando pelas ruas da cidade.No entanto, os figurinistas adoram usá-los para criar imagens para danças ou apresentações. Em geral, os trajes devem manter as cores básicas do vestuário nacional, mas podem diferir em diversas soluções de design. Por exemplo, não existe mais uma ligação estrita com o comprimento do traje.
As roupas femininas tornaram-se muito mais curtas com o tempo. Mas na decoração procuram preservar os padrões florais tradicionais. O Kalfak também permaneceu um atributo obrigatório. Você pode ver um chapéu com as formas mais complexas. Mais frequentemente é costurado para combinar com a cor do vestido de sua dona.
Referência! Os trajes tradicionais são especialmente procurados em eventos festivos, como casamentos.
O vestido da noiva pode ser branco como a neve ou feito em cores vivas e cativantes. Deve ser longo e cobrir todas as partes do corpo. Uma boa adição são a tradicional camisola e o kalfak. Um grande número de joias diferentes certamente é bem-vindo: pulseiras, brincos enormes e anéis.
A abundância de joias caras indica o alto status social de seu proprietário. Os noivos preferem ternos clássicos regulares decorados com fitas multicoloridas. Se o casamento for realizado sob mais estrita observância dos costumes, o homem deverá estar vestido com camisa tradicional e camisola de veludo.
Na fabricação de roupas modernas:
- Materiais leves e arejados, como seda ou cetim, são populares;
- Eles adoram experimentar combinar materiais em cores e texturas, criando combinações extraordinariamente complexas;
- No processo de desenvolvimento de roupas, ouvimos antes de tudo os desejos das pessoas e suas preferências de gosto.
Que materiais são usados para os trajes nacionais dos tártaros
Uma variedade de materiais foram usados para fazer roupas. Estes eram principalmente compostos de tecidos e animais de galinha. As bordas das roupas foram decoradas com inserções de pele. Eles também adoraram usar veludo requintado em cores contrastantes. Com o tempo, as roupas passaram a desempenhar outras funções e ficaram muito mais leves. Assim, tecidos menos densos passaram a ser utilizados.
Lã, algodão e seda eram populares. As camisolas eram feitas de brocado estampado e feitas de brocado. Para o uso diário, foram utilizados materiais mais baratos e resistentes ao desgaste. Para vestidos festivos, os tecidos eram muitas vezes criados à mão com desenhos e decorações originais, sem economizar em pedras caras, peles e outras decorações.
Atenção! Antigamente, era dada especial atenção às características de cor dos produtos. As cores para os tártaros serviram como um certo reflexo da realidade da vida. Cada cor reflete as preferências religiosas de uma pessoa e sua posição na hierarquia social.
Por exemplo, no século XIX, a cor vermelha simbolizava o pertencimento a uma determinada família e classe e, posteriormente, a independência financeira de uma pessoa. Depois de algum tempo, essa cor passou a ser amplamente utilizada em trajes festivos em diversas comemorações. Mas a maioria das pessoas associa roupas brancas à velhice e aos eventos de luto.
Atualmente, há uma tendência de usar uma variedade de tons cativantes e até ousados. As cores esmeralda, lilás e azul são cada vez mais utilizadas, combinadas com tons contrastantes e padrões brilhantes. Uma roupa bordada com ouro fica mais elegante.
Acessórios para complementar o traje nacional
A parte principal do traje é o cocar, a partir do qual uma pessoa experiente pode facilmente determinar a posição social, as características de idade e o estado civil de seu dono. Principais tipos de chapéus:
- Solidéu. É um cocar de homem. Pode ser um chapeuzinho para usar em casa ou para sair. Um grande número de materiais, ornamentos e decorações interessantes foram utilizados em sua fabricação. É por isso que as coleções dos museus contêm agora um grande número de versões diferentes dessas roupas;
- Kalfak. Era usado por mulheres e dava para perceber muito pela sua aparência. Então, se uma garota não fosse casada, ela deveria usar um kalfak branco. Para as mulheres casadas, elas eram classificadas de uma certa maneira dependendo do clã. A forma dos produtos também pode ser diferente. A maioria deles lembrava a aparência de um solidéu masculino. Os bonés com ponta pontiaguda de tecido, decorados com franjas de fios dourados, pareciam interessantes;
- Os chapéus de pele eram especialmente populares durante a estação fria. Eles tinham o formato de um cilindro e o topo plano. Eles eram feitos de peles valiosas. Eles usaram principalmente pele de astracã e adicionaram inserções de pele de zibelina, marta, castor e outros animais. Com esse chapéu, eles usavam um solidéu especial chamado kalyapush. Era feito de veludo e também decorado de forma impressionante, apesar de ser apenas um acréscimo ao principal;
- Cobrir. Uma observação especial deve ser feita sobre a colcha. Usá-lo era obrigatório. Isto é devido às peculiaridades das antigas crenças pagãs. Desde os tempos antigos, acreditava-se que o cabelo tinha propriedades mágicas especiais. Cada religião tem seus próprios requisitos especiais de vestimenta.Por exemplo, os adeptos do Islão devem cobrir o rosto e a cabeça, e também esconder as formas e contornos das suas figuras sob tecidos maciços;
- O nakosnik é um tipo especial de decoração para a cabeça de uma mulher. Eles são muito diversos em design, decoração e esquema de cores.
As roupas dos tártaros se destacam entre as roupas de outros povos pela abundância de todos os tipos de decorações de alta qualidade e pelo brilho das cores. As joias eram usadas por todos, independentemente da idade e do sexo. A parte masculina da população usava anéis volumosos com pedras. As mulheres também preferiam joias grandes e maciças, muitas vezes muito pesadas. Eles eram usados no pescoço, braços e orelhas. Um dos tipos de acessórios mais antigos e preferidos eram os brincos. Eles começaram a ser usados desde a infância até a velhice.
Parte integrante do traje nacional são os brincos com pingentes interessantes. Durante a conquista e a comunicação com os estrangeiros, elementos de produtos dos povos caucasiano e russo, bem como da Ásia Central e do Cazaquistão, aparecem nas joias.
Brincos em forma de anéis e com três pedras eram populares entre as mulheres. Além da função estética, as decorações no pescoço também serviam a outra finalidade. Por exemplo, as decorações na área do peito uniam partes separadas da roupa e cobriam um decote profundo. Uma das decorações incomuns é considerada uma tipoia. É feito de tecido e tem o formato de uma fita. Foi usado pendurado no ombro. Os adeptos do Islã costuraram bolsos separados ali e guardaram os textos das orações.
Os tempos mudaram e as pessoas usam roupas confortáveis de estilo europeu, mas o traje nacional continua a ser motivo de especial orgulho.Voltando às raízes, os tártaros usam-no com muito respeito nas principais férias em família e transmitem as características da alfaiataria aos seus descendentes.