O traje é um elemento étnico integrante dos ciganos - um dos povos mais misteriosos do mundo. Os ciganos podem ser reconhecidos de longe justamente pelas roupas: saias largas e coloridas, camisas brilhantes e joias de ouro chamam a atenção por sua beleza e abrangência.
Referência histórica
O traje folclórico cigano tem uma história bastante rica, principalmente devido ao seu modo de vida nômade, que permitiu aos ciganos emprestar elementos das culturas de diferentes povos do mundo.
Os ciganos são um povo antigo originário da Índia, onde, segundo a lenda, eram uma das castas mais baixas. Isso explicava a pobreza inicial de suas roupas e a mania por tudo que era caro e brilhante que se desenvolveu ao longo do tempo.
As roupas ciganas passaram por quatro estágios de desenvolvimento histórico:
- Bizantino (séculos XII-XVII). Então os ciganos tinham acabado de aparecer na Europa e tinham uma aparência incomum: usavam uma camiseta longa e uma espécie de manto em tons cinza e marrom;
- adaptado (XVII - meados do século XIX).Toda a Europa ficou alarmada e começou a aprovar leis anti-ciganas. Nesse sentido, os ciganos tiveram que se misturar com a população local e usar elementos de suas vestimentas;
- Kotlyarsky (meados do século XIX - meados do século XX). Os Kotlyars são um grupo de ciganos que se formou no território da Romênia. São as suas roupas que ainda hoje são entendidas como traje tradicional cigano. Você pode ler sobre seus recursos abaixo;
- moderno (meados do século 20 - presente). Há uma adaptação às realidades dos tempos modernos.
Características de um traje cigano
Vamos dar uma olhada mais de perto nos trajes ciganos que existem.
Homens
Os ternos masculinos do passado e do presente apresentam diferenças significativas. Anteriormente, os traços característicos do traje eram botas altas bordadas com top largo e calças enfiadas por dentro e uma camisa vermelha larga para fora da calça. Na verdade a camisa pode ser de cores diferentes, e até colorida, mas sempre feita de um tecido bonito e levemente brilhante. Um colete ou jaqueta estampada foi usado por cima. Os enfeites eram colados por cima ou bordados diretamente no tecido.
Costumava-se amarrar as calças com um cinto largo de couro, decorado com miçangas e miçangas grandes, uma placa de metal ou ouro. Esta versão do traje foi significativamente influenciada pelas roupas nacionais húngaras.
O traje cigano masculino moderno não é mais pretensioso, mas pode reter alguns elementos, por exemplo, botas ou camisa. No entanto, está mais próximo de um traje urbano do dia a dia.
Mulheres
Ao contrário do vestuário masculino, o vestuário feminino manteve a sua originalidade até aos dias de hoje. A base do traje cigano é uma saia que vai quase até o chão. O fato é que a metade inferior do corpo da mulher cigana há muito tempo é considerada “impura” e “impura” e, portanto, deve estar sempre escondida. Não houve requisitos especiais para blusa ou blusa. Decotes profundos e ombros nus não são tabu para as mulheres ciganas, pois são considerados um reflexo de sua feminilidade.
A cabeça de uma cigana casada é coberta por um diklo, um lenço triangular. Antes de colocar, as pontas são torcidas e só depois amarradas na nuca. Os cocares festivos podem ser decorados com franjas, miçangas ou miçangas. Enormes joias de ouro também são parte integrante do visual. Um elemento do traje pode ser um xale feito de seda ou lã.
O esquema de cores dos looks é variado: dá-se preferência a tons claros e rica ornamentação. As meninas solteiras estão proibidas de usar roupas amarelas e é preferível não usar roupas pretas lisas..
criança
A aparência dos ciganos é uma cópia menor dos trajes adultos. Mas somente em ocasiões festivas meninas e meninos podem vestir uma saia longa ou uma linda camisa. Hoje em dia, no dia a dia, as crianças se vestem com roupas comuns e modernas.. Os bebês muitas vezes são simplesmente embrulhados em tecidos macios e usados nus, enquanto as crianças mais velhas geralmente usam vestidos largos e calças de harém.
Saia cigana moderna
Hoje em dia, saias ciganas brilhantes e fofas são usadas por grupos de dança, atores, em bailes de máscaras e feriados para criar uma imagem. Além disso, mais opções modestas se encaixam perfeitamente nos estilos étnico, boho, hippie e casual se forem feitas de tecido neutro.
Do que eles são feitos?
Uma saia cigana moderna deve ser feita de tecido leve, esvoaçante e com bom caimento. O tecido não deve pesar muito, caso contrário ao dançar ou caminhar você não terá lindos babados e babados; a saia não “brincará” se nela for executada uma dança tradicional cigana. Os seguintes materiais são mais adequados para esses fins:
- cetim (dá brilho nobre);
- grampo de viscose (ajusta-se suave e suavemente à figura, enfatizando as curvas do corpo feminino);
- raiom;
- cambraia (tecido fino de algodão, perfeito para o estilo boho, onde não é permitido o uso de tecidos não naturais);
- materiais à base de poliéster.
A cor do tecido pode ser variada. Para um figurino de palco, é melhor usar material brilhante com padrões ou cores grandes. Uma estampa geométrica não é adequada para uma roupa.
Se uma saia estilo cigano for feita para uso diário, você poderá escolher tons suaves sem decorações desnecessárias.
Características de estilos
- O modelo de saia cigana é longo e largo, na maioria das vezes costurado no padrão “sol”, e duplo ou 2,5;
- O folho na parte inferior é um elemento obrigatório de um traje de teatro ou dança. Pode ser cortado em linha oblíqua (isso cria babados chiques) ou simplesmente franzido;
- Você pode criar um visual étnico moderno com uma saia de várias camadas;
- no terno tradicional não se usa cheiro, mas se o produto for para o dia a dia pode complementá-lo com esse detalhe;
- o comprimento depende dos objetivos e pode variar do tornozelo ao chão;
- A saia deve ser colocada em um cós de largura média para que não deslize ao se movimentar. Você pode usar um elástico ou zíper. Para que a correia fique rígida, ela deve ser colada com material não tecido no verso;
- O forro é costurado em material leve e monocromático na cor do produto principal.