O Oriente sempre atraiu gente com seus contos de fadas, charadas, danças e, refletido em tudo, luxo. E claro, quando se trata de traje oriental, a figura flexível de uma bela dançarina em um traje leve e arejado aparece imediatamente diante dos olhos. Essas roupas são perfeitas para a tendência cada vez mais popular da dança do ventre. Esta imagem também pode ser usada para uma festa infantil. Esta é a roupa da Princesa Jasmine e uma espécie de sari indiano. Mas raramente você encontra esse item em uma loja, muito menos um que você goste e sirva, então a solução mais fácil seria costurá-lo você mesmo. Para fazer isso, você não precisa ser um craque em alfaiataria, basta saber segurar uma agulha e uma tesoura nas mãos.
Características de criação de um traje oriental
Antes de começar a costurar um terno, você precisa fazer alguns trabalhos preparatórios. Inclui as seguintes etapas:
- Familiaridade com as características do traje;
- Seleção de tecidos;
- Compra de decoração;
- Construção de um padrão.
A roupa oriental é composta por diversas peças em um complexo que compõe um conjunto completo. Seus detalhes constantes são corpete (top), cinto e saia ou calções. Muitas vezes, uma adição encantadora que adiciona charme e mistério à imagem é um cobertor leve e transparente que é preso à cabeça. Pode cobrir apenas o cabelo ou esconder o rosto. Na segunda opção, apenas os olhos permanecem abertos.
A parte superior e o cinto são fortemente decorados com miçangas, bordados, miçangas e clarins. Correntes de metal, medalhões, pingentes e placas são frequentemente usados como decoração.
A parte inferior pode ser uma saia larga ou calças volumosas. Ambos os itens são feitos com cintura baixa. Em cima deles, na linha do quadril, é colocado um cinto ou amarrado um cobertor arejado. Essa característica é ditada pelos movimentos da dança do ventre, onde esse elemento particular enfatiza a sensualidade e a suavidade.
Para fazer isso, você precisará de dois tipos de tecido: base e cortina. Para a camada inferior é utilizado tecido sintético brilhante com adição de lycra. Para a camada superior, escolha tipos translúcidos. Organza e chiffon são os mais adequados.
Referência! Como cinto, você pode usar um lenço brilhante com franjas ou uma estola de chiffon.
Como fazer um traje de beleza oriental para uma menina com suas próprias mãos
As meninas adoram se imaginar como princesas de seus contos de fadas favoritos. E um desses personagens é a Princesa Jasmine. Se sua filha te incomodou com a confecção desse traje, não se assuste nem fique chateado, a seguir vamos te ensinar como costurar esse traje facilmente.
Para um conjunto completo você precisará construir os seguintes itens:
- Principal;
- Cinto;
- Calça;
- Lenço de cabeça.
Para costurar um top, você pode usar uma camiseta ou uma camiseta infantil:
- Corte o item no comprimento necessário;
- Cubra o espaço em branco resultante com tecido;
- Decore o topo. Para isso, pode-se costurar franjas ou fitas com lantejoulas e strass ao longo do contorno do produto.
Se esse método não for adequado para você, você mesmo poderá costurar esse item usando um padrão básico.
Bloomers são a base do traje de uma beldade oriental. Para confeccioná-los, você precisará medir o quadril e o comprimento da criança. Adicione 5 cm ao primeiro indicador e faça a segunda medição a partir da linha do umbigo. Em seguida, pegue o padrão básico e ajustar Paproximadamente do seu tamanho e corte o tecido de acordo com ele.
Ordem de serviço:
- Conecte as partes frontais no centro;
- Costure as costas centro por centro;
- Costure as laterais. Para maior efeito, você pode fazer isso apenas na parte superior e conectar a parte inferior, deixando lindos cortes nas laterais;
- Vire a parte superior do avesso e costure um bolso para o cinto;
- Faça a bainha na borda inferior para formar um pequeno nicho;
- Insira um elástico no orifício formado;
- Se desejar, decore o produto com decoração. Pode servir como acabamento dos cortes e da barra das calças com strass, miçangas ou lurex.
Para o cinto, recorte duas partes conforme o padrão e conecte-as de um lado e costure um fecho do outro. Este elemento do traje deve ser ricamente decorado com bordados, strass ou miçangas. Você também pode usar franjas ou correntes (de metal ou miçangas) costuradas na borda inferior.
Para o cocar, use um pedaço de gaze preso com um aro de metal ou uma faixa de contas.
Referência! O cocar pode ser substituído por lindas joias: uma rede de miçangas, uma faixa para a cabeça com pingentes.Você também pode prender um tecido translúcido com alfinetes que cobrirá todo o rosto, exceto os olhos.
Traje DIY para dança do ventre oriental: instruções passo a passo
Costurar uma fantasia de dança do ventre para adulto será um pouco diferente da versão infantil. Em primeiro lugar, é usado um corpete bustiê em vez de um top. Em segundo lugar, uma saia é frequentemente usada na parte inferior.
Para criar um bustiê, leve um sutiã da cor desejada, tecido (principal e forro) e elementos decorativos.
O processo de trabalho:
- Desenhe um padrão de tiras largas no papel;
- Recorte os detalhes das alças e dê-lhes rigidez com tecido amortecedor (dublin, tecido não tecido);
- Costure as alças no sutiã, cobrindo-o com o tecido principal;
- Decore o produto resultante.
Para garantir que a saia não restrinja os movimentos, é melhor usar o modelo “sol”. Neste caso, ao costurar as peças, uma costura deve ser deixada sem costura. Deve expor a coxa. Na parte superior, um elástico é inserido em um nicho especialmente preparado. Além disso, com esta execução você pode deixar duas costuras abertas. Ou a saia pode consistir em vários painéis separados presos a um cinto.
Como decorar e complementar um traje oriental
As roupas orientais sempre surpreendem pela decoração variada. As roupas da beldade oriental não fogem à regra, ela brilha com decorações diversas.
Podem ser bordados abundantes, principalmente com lurex, clarins, lantejoulas e miçangas. Elementos metálicos: placas, pingentes, correntes. Durante a dança do ventre, esta decoração cria um toque melodioso, que cria uma atmosfera especial.
Nenhuma roupa está completa sem decoração com fios de miçangas. Às vezes eles criam rendas sofisticadas que enfatizam a suavidade dos movimentos.
Uma boa adição ao look é um lenço preso com grampos nas têmporas, que deixa apenas os olhos abertos. Este movimento dá à aparência geral um toque de mistério.