O vestuário nacional se forma sob a influência de diversos fatores. O clima, a vida, a fé e outras nuances da vida são importantes. O traje Yakut foi projetado para climas frios. Alguns elementos do vestuário nacional foram retirados de outros povos, mas isso não faz com que o traje perca a originalidade.
Referência histórica
Os Yakuts vivem em Yakutia e na região de Krasnodar. Pequenas comunidades nacionais vivem na região de Amur. Os Yakuts também vivem no território de Magadan e Sakhalin.
O primeiro traje nacional surgiu no século XVIII. Consistia em agasalhos com pele natural e alguns elementos decorativos (bordados, peças de metal). Em seguida, foram usados tecidos grossos, peles, couro, seda.
Os Yakuts se dedicavam principalmente à criação de gado, por isso usavam couro natural, camurça e peles em seus guarda-roupas.Geralmente eles “exploravam” animais de pêlo curto, mas a pele dos animais de pêlo comprido também era usada para isolamento.
Importante! A pele de pêlo comprido era usada para fins decorativos, decorando a gola, os punhos e o perímetro geral do traje.
Características de estilos
O corte nacional do vestido Yakut é uma silhueta reta com mangas semelhantes. Mas existem várias opções para fazer a fantasia. Itens de roupas Yakut:
- onoolokh, buuktaakh - o corte é emprestado do militar, caracterizado por dobras nas costas e formato incomum de manga;
- kytyylaakh é semelhante ao primeiro estilo, difere por uma tira de tecido que corre ao longo das bordas do agasalho;
- tanalai - jaqueta de inverno, decorada com peles de animais peludos, tem ombreiras de pele, fendas nas laterais.
Cada estilo é caracterizado por decorações brilhantes. Assim, o tanalai foi decorado com um pingente de metal, que foi colocado no cinto. Para o corte do kytyylaakh em trajes femininos, a cor vermelha nos bordados dominou. O terno masculino foi tratado com tons mais opacos.
Em que consiste um terno feminino?
Os ternos femininos e masculinos tinham o mesmo corte. Eles diferiam apenas no acabamento decorativo. O guarda-roupa de uma mulher Yakut deve incluir Annakh. Era um pedaço de tecido que as senhoras usavam para cobrir o rosto. Materiais para roupas femininas:
- as roupas do dia a dia eram confeccionadas com tecidos duráveis, como cetim e chita, pois o look deveria ser confortável;
- trajes festivos eram feitos de materiais caros e brilhantes - seda, cetim;
- A roupa exterior deve ser quente, por isso foram usadas peles e camurça, elementos decorativos e seda foram adicionados para a beleza.
O guarda-roupa feminino incluía camisa grosseira, calça de couro (elemento que protegia a região pélvica), leggings, casaco de pele, chapéu e grande quantidade de joias.Leggings são polainas de couro sem pé. O tradicional chapéu Yakut lembrava um capacete (como na foto). As joias eram de maior valor. As mulheres decoravam ricamente todas as partes do traje. O acabamento frisado ainda é popular.
Terno masculino: detalhes
O traje dos homens era modesto quando comparado com o das mulheres. As roupas do dia a dia eram enfeitadas com pele nos punhos e na gola. O acabamento ficou bastante volumoso. O cocar tinha que ser prático, cobrindo as orelhas do frio. O chapéu lembrava um capacete. Muitas vezes você pode ver orelhas em chapéus nacionais, que estão associados às comunicações cósmicas.
Ternos infantis
As roupas infantis são uma minicópia das roupas para adultos. Os mesmos materiais e tecidos são usados para fazê-lo: couro, pele, decoração rica, bordados com miçangas. O cocar é enfeitado com pele.
Traje Yakut moderno
Um terno moderno é feito de materiais diferentes. Tecidos leves como chiffon, seda e cetim são usados ativamente. Organza, brocado e camurça são populares. As roupas devem incluir pele natural e decoração rica.. A roupa é decorada com miçangas, elementos de metal e strass brilhantes.
No mundo moderno existem muitas tecnologias que ajudam a reinterpretar o traje nacional. A decoração luxuosa parece fabulosa, pois são usados estilos interessantes e uma paleta de cores brilhantes. Parece elegante, mas não tem antecedentes históricos.
Importante! Ao criar fantasias, os designers se concentram em personagens de contos de fadas, de modo que as roupas não são historicamente precisas.
Os trajes nacionais são usados em feriados, cerimônias e rituais. Alguns elementos são combinados com looks modernos.Peles naturais e miçangas são usadas ativamente.