Gravata bolo de cowboy: o que é, como usar e fazer você mesmo, história de origem

Gravata bolo cowboy

Uma gravata bolo é uma gravata que possui três componentes: um cordão, as pontas do cordão e um fecho decorativo. Às vezes chamadas de gravatas de cowboy ou gravatas de renda, são as gravatas oficiais do Arizona, Novo México e Texas.

Cordão

Os cordões das gravatas Bolo são geralmente feitos de couro trançado e geralmente vêm em preto ou em vários tons de marrom, embora os cordões possam ser encontrados em uma variedade de cores e materiais. Você pode até encontrar produtos feitos com crina trançada.

Extremidades do cabo

A maioria dos cordões de bolo são decorados com pontas decorativas, geralmente feitas de metal e prata.

Fecho, trava ou pingente

O fecho é a parte decorativa de uma gravata bolo. Os fixadores vêm em uma variedade de formas, tamanhos e materiais.Os bolos mais baratos têm fechos de madeira, plástico ou metal, enquanto os bolos mais caros têm fechos incrustados com pedras preciosas como turquesa e ônix.

Como a bolo tie voltou da obscuridade

Uma década atrás, você não teria sonhado em colocar um cordão de couro trançado sobre a cabeça e apertar o fecho do colarinho com joias turquesa, a menos que morasse no sudoeste americano. Para a maioria de nós, usar gravata borboleta em 2010 envolveria inevitavelmente o ridículo.

As gravatas Bolo como as conhecemos apareceram pela primeira vez no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. No entanto, podem ser datados do início de 1900, onde eram comuns entre os homens Zuni, Hopi e Navajo, que muitas vezes usavam bandanas unidas por cordas ou estruturas semelhantes a conchas.

Em meados da década de 1950, as gravatas bolo eram comercializadas como uma alternativa casual aos ternos formais da Costa Leste. Numa época em que Hollywood produzia mais de 100 filmes de faroeste por ano, não foi surpresa que as gravatas bolo se tornassem populares. No final da década de 1980, o bolo atingiu uma massa crítica, com bolos usados ​​por todos, desde empresários do meio-oeste até pais roqueiros como Bruce Springsteen. Até o escritor de ficção científica Isaac Asimov usava um bolo combinado com costeletas de carneiro frescas.

Na década de 90, as roupas ocidentais começaram a desaparecer. Tornou-se cômico, e o bolo tornou-se algo usado apenas por John Travolta em Pulp Fiction ou por seu tio de meia-idade que tocava na banda cover country local. O bolo voltou às suas raízes - um símbolo simples e regional do sudoeste americano.

Mas, como a maioria das coisas na moda, se você deixá-las inativas por tempo suficiente, elas voltarão.Os Bolos não são exceção e, nos últimos oito anos, apareceram no pescoço de pessoas famosas, incluindo Macklemore, Bruno Mars e Johnny Depp. Em 2020, Nick Jonas, Quavo e Dylan Sprouse lideraram a geração mais jovem de usuários de bolo – embora tenham trocado pérolas turquesa por Prada.

A Prada não é a única grande grife a seguir o renascimento da bolo tie, com Yves Saint Laurent e Versace também adicionando-as aos seus catálogos.

Preferimos as gravatas bolo ocidentais mais tradicionais às versões modernas. Mas de qualquer forma, é seguro dizer que a gravata bolo está de volta, e adicioná-la ao seu estilo é tão fácil quanto trocar a gravata por uma gravata com cordão.

Como usar uma gravata bolo em 2022

Como usar uma gravata bolo

Adoramos a gravata bolo porque é mais versátil do que uma gravata masculina tradicional. Pode ser vestido para cima, para baixo e tudo mais.

A forma tradicional de usar uma gravata bolo é combiná-la com um terno e uma camisa de colarinho. Neste caso, basta trocar a gravata por um bolo. Você pode usar uma camisa com gola estreita ou larga se o seu bolo tiver fecho grande, mas para bolos menores é melhor escolher uma gola estreita.

Quanto à gravata em si, você tem duas opções: abotoar a camisa e puxar o fecho até o topo, ou desabotoar o botão de cima da camisa e usar o fecho logo abaixo do buraco (em torno do 2º ou 3º botão). Quanto mais alto o fecho, mais elegante será o visual.

Quanto à cor, qualquer cor de terno com camisa branca funciona bem. Mike, da Beardbrand, os usa com um terno azul-marinho, e adoramos como Brett McKay, da Art of Manliness, combinou-os com um terno carvão.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano