Banho de sol com aberturaerhom agora é normal em muitas partes do mundo. Porém, há 50 anos tudo era completamente diferente. Hoje vou contar como começou a moda do topless e quem foi o primeiro a se despir diante das câmeras.
Como cheguei a este tópico
Por acaso conheci um velho amigo. Não nos víamos há mais de um ano, então nos sentamos em um café por algumas horas: havia muitas novidades. Larisa contou, rindo, como passou férias na Espanha no verão passado, para onde seu marido a levou. Belo hotel, praia maravilhosa, multidão, clima, culinária - tudo é ótimo. Ela, é claro, se preparou com antecedência para se sentir confortável e parecer correta. Mas na praia aconteceu algo que ela não esperava. Quando ela esteve lá pela primeira vez, ficou surpresa ao descobrir que todos os representantes do belo sexo tomam sol em trajes de banho sem top.
Ela, em seu lindo e caro maiô, sentiu-se estranha. Nem as jovens, nem as mulheres de meia-idade, nem mesmo os idosos usavam tops de banho. Larisa avaliou-se com sensatez: “uma mulher gordinha com mais de 50 anos”.Então o que deveríamos fazer? Ela não decidiu imediatamente ingressar na sociedade marítima. Mas aconteceu de qualquer maneira, e agora ela tem essa experiência. A curiosidade me levou a saber mais sobre esse assunto.
Estilo topless: do desfile de moda na praia
Embora meu amigo tenha ficado surpreso, esse formato de maiô não é uma inovação do século XXI.
Referência. Uma mulher de maiô de topless apareceu pela primeira vez na praia há 55 anos - em junho de 1965.
E isso aconteceu nos Estados Unidos, que durante muito tempo aderiram a uma moral respeitável e até puritana. Porém, tudo está mudando e mudanças chegaram na moda praia feminina. É verdade, A primeira vez que uma garota com seios nus apareceu em público não foi na praia, mas em uma revista de moda.
A ideia de divulgar uma foto com uma modelo “nua” surgiu na mente de um designer americano Rudi Gernreich.
Decidindo não parar nos biquínis reduzidos, ele 1964 ano eu queria mostrar uma garota com um maiô especial. Praticamente não tinha parte superior: a parte inferior era presa por um par de tiras finas.
Não foi tão fácil concretizar o plano. Gernreich deu conta do modelo de maiô, mas encontrar uma garota para demonstrar isso foi mais difícil. Finalmente foi obtido o consentimento de Peggy Moffitt. Mas ela estabeleceu duas condições:
- O marido dela tira as fotos.
- A sessão fotográfica não ocorre em estúdio fotográfico.
As fotografias finalizadas, as mais decentes que você vê, também não foram imediatamente “anexadas” à revista. Mas quando apareceram, produziram o efeito de uma bomba explodindo.
Como as mulheres reagiram à moda topless
A história também preservou o nome da primeira garota que apareceu sem top na praia. Eu decidi fazer isso em junho de 1965, o modelo americano Tony Lee Shelley.
E embora a bela jovem de 19 anos, que nadava no lago, tenha sido recebida na costa pela Polícia do Estado de Michigan, os jornalistas conseguiram tirar fotos. Eles foram vistos por muitos homens e mulheres, não apenas na América, mas em todo o mundo.
Europeus o novo modelo de maiô foi percebido como um símbolo de liberdade, como um sinal de que a escravização feminina estava chegando ao fim. Ficou claro que a tradição de cobrir tanto quanto possível o corpo das meninas não conseguiria mais voltar a ser dominante.
As estrelas que foram as primeiras a apoiar o topless
O desenvolvimento da nova moda também foi facilitado pela atitude de belezas reconhecidas.
A atriz francesa Brigitte Bardot foi uma das primeiras a mostrar os seios ao público.. Dessa forma, em 1967, fotógrafos do luxuoso resort de Saint-Tropez, onde a beldade estava de férias, a flagraram.
Um ano depois, outra atriz deu origem à conversa - uma americana Jane Fonda. Mas para se bronzear, ela escolheu não um resort europeu, mas sim o centro de Nova York. Mas a América, mesmo agora, está cautelosa com o topless!
Topless: 55 anos depois
Hoje, as atitudes em relação à moda escandalosa permanecem ambíguas.
E hoje em dia, as estrelas costumam aparecer sem blusa de maiô.
Ninguém se surpreende com a moda que reina em muitas praias.
Referência. Tomar sol sem top não é repreensível na Europa e na América do Sul.
Mas também em outras partes do mundo existem movimentos que defendem o direito das mulheres de abrir os seios. E não só isso. Porém, muitas meninas e senhoras maduras, mesmo sem se considerarem tímidas e reservadas, ainda têm vergonha de ir à praia sem maiô.
Você está pronta para desnudar os seios para um bronzeado uniforme, sem vestígios de top de maiô?