Antes de costurar um maiô, é preciso decidir o material. É importante entender como é o tecido do maiô, como se chama o tecido e quais propriedades ele possui. A qualidade do tecido escolhido determina o conforto, a vida útil e a aparência do produto. O material deve ser elástico, secar rapidamente e não desbotar ao sol. Surge a pergunta: de que tecido as marcas famosas fazem os maiôs? Os fabricantes usam tecidos diferentes. Muitas vezes é isso que influencia o custo do maiô acabado. Vamos dar uma olhada mais de perto no tecido dos trajes de banho e como os materiais diferem.
Como costurar um maiô com as próprias mãos - de que tecido são feitos os maiôs de praia?
Muitas artesãs, na hora de escolher o tecido para costurar um maiô, dão preferência ao material natural - o algodão. Mas esta escolha nem sempre é a correta. Muitas vezes a versão sintética é mais confiável e de maior qualidade. O algodão não é elástico, enruga-se e perde rapidamente o aspecto. Vantagens de outros tecidos:
- Poliamida. É um material comum em trajes de banho, cujo nome é familiar a todas as costureiras. É muito leve e confortável. Lycra é adicionada à composição dos produtos para aumentar sua elasticidade e resistência. Externamente, o tecido do maiô é brilhante e brilhante. É frequentemente usado para fazer trajes de banho emagrecedores. A tela corrige perfeitamente a figura, não perde a cor com o sol e é usada por muito tempo.
- Poliéster. Costurar maiôs em poliéster é uma excelente opção para quem sofre de reações alérgicas a produtos sintéticos. Mas tem suas desvantagens. O tecido não pode ser chamado de durável, não seca rapidamente e pode ficar eletrificado. A vantagem é a resistência à luz solar. Ao mesmo tempo, um maiô de poliéster é bastante pesado e seu formato fica deformado com o tempo. O poliéster é bastante barato.
- Microfibra. Opção moderna e de alta qualidade. Não é difícil fazer esse maiô com as próprias mãos - o material é fácil de trabalhar. Não estica, mantém a forma, não enruga e é respirável. O tecido é relativamente barato, mas dura muito tempo.
- Licra. Tudo o que compõe os trajes de banho contém alguma porcentagem de lycra. Idealmente, isso é de 15 a 35%. O componente falta apenas em peças de algodão e lã. Lycra aumenta a elasticidade e a resistência ao desgaste. O tecido não estica nem deforma.
- Biflex. O material deste maiô contém microfibra ou elastano, por isso tem excelente elasticidade. Os produtos de ginástica e esportes para natação costumam ser costurados em supplex.
De que material são feitos os trajes de banho - acessórios necessários
Antes de confeccionar um maiô, você deve selecionar os acessórios para o produto. Estruturas de plástico ou metal são escolhidas para fixadores. A escolha depende da finalidade do produto.Acessórios básicos para maiô:
- Fecho têxtil em forma de laço ou gancho;
- Fixadores de correias em plástico ou metal;
- Fita especial ou silicone para confecção das próprias tiras;
- Elásticos, fitas para acabamento e orlas;
- Copos para busto de formato especial;
- Coberturas para molduras em forma de fitas de túnel;
- Ossos de plástico para as laterais do produto. Fixam o busto e são usados em maiôs com alças removíveis ou copas grandes;
- Estrutura de metal. Suporta o peito. Disponível em curto, padrão ou longo.
Como e de que material são costurados os maiôs - costurando a frente do sutiã
Costuramos um maiô com nossas próprias mãos - instruções passo a passo para fazer um sutiã:
- Você deve começar a trabalhar com um padrão. Antes de costurar um maiô inteiriço ou fazer um modelo de duas peças, vamos recortar as copas. Aplique os espaços em branco de espuma com o lado interno no papel vegetal.
- Alise o papel e prenda com fechos. Nos pontos onde o tecido não fica esticado, faremos dardos. Vamos recortar uma xícara de papel vegetal.
- Desenhe os dardos com giz ou lápis. Da mesma forma, ao longo do contorno faremos um padrão para as faces frontais do copo. O tecido não esticado terá o formato de um franzido decorativo.
- Pegamos o padrão interno e externo das peças e transferimos para a tela. Dobre o material ao meio, com o lado direito para dentro. Vamos consertar e contornar com giz.
- Adicione uma margem de costura de um centímetro ao longo da borda superior nas partes frontais internas. Não fazemos concessões em nenhum outro lugar.
- Vamos recortar todos os fragmentos.
- Recorte o dardo e transfira-o para a base. Em seguida, recortamos os dardos nas partes principais, deixando uma margem de meio centímetro.
- Do lado avesso você precisa costurar os dardos em dois fragmentos do maiô.
- As peças da frente e de trás são conectadas uma de frente para a outra ao longo das bordas superiores. Consertamos e costuramos as peças.
- Vamos combinar os fragmentos acabados com as xícaras. Haverá meio centímetro de rifles no topo. Fixamos o produto com ponto manual.
- Na parte da frente reunimos o material solto em dobras. Fazemos pontos nas bordas inferiores.
Como costurar um maiô - parte de trás do sutiã
A parte da frente do busto está pronta, só falta recortar o fragmento de trás. Ele manterá as xícaras unidas e o fecho permanecerá na frente. Dobre o material ao meio, com a parte externa para dentro. Vamos desenhar uma figura retangular com oito centímetros de altura. Medimos o comprimento de acordo com o volume do peito. Algoritmo adicional:
- De um lado deixamos folgas de um centímetro e meio;
- Do outro lado fazemos uma linha arqueada;
- Perto da dobra, é delineada a largura do fragmento - cinco centímetros. Este é o ponto central do elemento traseiro;
- Vamos cortar levando em consideração os subsídios;
- Fazemos uma bainha na borda inferior com um elástico e passamos com uma máquina. Você precisa dobrar as costuras nas quais o elástico já está inserido no lado avesso. Costure com ponto plano na parte externa;
- O elástico deve ficar ligeiramente esticado. Um ponto purl ou ziguezague é adequado para este trabalho.
Como costurar um maiô com as próprias mãos, trabalhando com gravatas e cortes
Agora você precisa combinar os fragmentos traseiro e frontal do corpete. Nos elementos marcaremos os pontos de união das peças. Deixe uma margem de meio centímetro e corte o restante com uma tesoura. Varremos os fragmentos com o lado direito para dentro. Para deixar o corte inferior bonito, fazemos uma orla. Por esta:
- Vamos cortar uma fita de borda com três centímetros de largura do material. Calculamos que o comprimento seja igual à duração da linha inferior das xícaras.
- Por dentro, ao longo das bordas inferiores do corpete, costuramos a trança com uma máquina, esticando levemente durante a costura.
- Dobre a trança para fora. Dobre nas bordas e usine novamente. A costura corre um milímetro a partir da linha de dobra.
- Na parte externa, a fita cobre completamente a costura anterior. Processaremos as bordas superiores na parte traseira da mesma maneira.
- Fixamos os laços com anéis decorativos.
- Basta costurar o fecho e o maiô está pronto!