O casaco é um dos elementos fundamentais do guarda-roupa de qualquer pessoa. Esta roupa bem ajustada não só protege o seu dono da neve, chuva e vento, mas também é considerada um elemento indispensável de estilo.
A jaqueta moderna veio de Paris para nós. Foram os alfaiates franceses que espalharam a moda dessas roupas pelo mundo. A origem do nome “jaqueta” em si não é conhecida ao certo, já que a maioria dos povos possui consonâncias. De uma forma ou de outra, em quase todas as línguas esta palavra é traduzida como “curta”.
O ancestral deste produto é uma antiga capa de couro, usada com pele por dentro e que tem uma semelhança primitiva com os fechos modernos. Essas roupas eram usadas pelos povos primitivos no período Mesolítico: protegiam-nos das intempéries e mantinham-nos aquecidos.
Jaquetas mais modernas foram inventadas pelos esquimós, já que parkas curtas e quentes com pele natural foram criadas especificamente para eles.
O caftan russo antigo - zipun - também pode ser classificado como jaqueta. Na Europa medieval, as túnicas curtas de couro eram uma parte importante da camuflagem dos arqueiros.Feitas de couro genuíno e embebidas em uma solução especial, essas jaquetas eram flexíveis e elásticas. Eles permitiam que seus donos se movimentassem livremente e protegiam o pescoço e o peito dos arcos inimigos. Eles foram substituídos pelas vestimentas dos mosqueteiros do século XVII, que foram substituídas quase cem anos depois pelas vestimentas dos hussardos, chamadas de epanechka.
Na Itália, a moda das roupas curtas e quentes foi introduzida pelo famoso político e revolucionário Giuseppe Garibaldi. Sua camisa de caxemira escarlate brilhante (como eram chamadas as jaquetas na época) era tão memorável quanto seus discursos políticos.
Em meados do século 19, as jaquetas eram usadas com mais frequência no norte e para esportes. Naquela época, essas peças eram um modelo aconchegante e justo, com botões e ganchos. Uma das variedades de jaquetas modernas é a parka - um produto longo e quente com capuz. Inicialmente, essas roupas eram feitas de peles de animais selvagens com o pelo voltado para fora, mas a parka moderna é feita de tecido.
Nos Estados Unidos, esse guarda-roupa foi desenvolvido para pilotos americanos e, no Reino Unido, foi utilizado um tecido especial impermeável para costurar as roupas em questão, permitindo ao piloto sobreviver em água fria por cerca de 20 minutos em caso de ejeção.
Na Rússia, jaquetas semelhantes são chamadas de Alascas. Trata-se de um agasalho fechado e isolado que cobre a coxa e está equipado com fecho, capuz e cordão ajustável na cintura.
No mundo moderno, as jaquetas são usadas tanto por militares quanto por civis. Eles são usados por homens, mulheres e crianças. Uma jaqueta com penugem natural ou artificial, assim como uma parka, vão te ajudar a escapar das geadas do inverno.Um modelo de meia estação será útil na primavera, e um blusão - uma jaqueta fina equipada com elásticos nas mangas e na parte inferior - irá protegê-lo de qualquer vento. Uma jaqueta de motociclista elegante e prática - uma jaqueta curta de couro com zíper oblíquo - tem sido uma das soluções de design mais populares desde o início dos anos 30 do século XIX. A jaqueta de motociclista de Manhattan era tão apreciada por pessoas de todo o mundo que, alguns anos depois, tornou-se uma das opções de agasalhos mais procuradas.
Marcas conhecidas criam anualmente novos e complementam os modelos existentes com soluções de design arrojadas. Uma variedade de estilos, tecidos, cores e acessórios estéticos permitirão ao conhecedor mais exigente escolher a opção por si mesmo.