Andar constantemente no tempo frio com um casaco, casaco de pele ou jaqueta nem sempre é conveniente, nem sempre útil e às vezes é simplesmente chato. Quero algo simples, quente e confortável. Nesse caso, o parque ou, como era chamado antes, o Alasca vem em socorro. Há algum tempo, esse agasalho era considerado exclusivo para homens, mas as mulheres não podiam ignorar sua comodidade, e agora essa jaqueta é considerada uma peça unissex. Vamos falar sobre isso com mais detalhes.
O que significa uma jaqueta parka?
A própria palavra “parka” é traduzida como pele de animal. A ideia deste item começou com os agasalhos dos esquimós. Decoraram-no com pele, esfregaram-no com gordura animal e isolaram-no com peles. Mais tarde, os homens começaram a usar esse tipo de jaqueta quando iam caçar e pescar. Além disso, os chamados Alascas foram usados no uniforme de inverno dos soldados. Até hoje, o corte em si praticamente não mudou, as características distintivas permanecem as mesmas. Vamos examiná-los com mais detalhes.
Observação!
Os esquimós esfregavam gordura em suas roupas externas para não permitir a passagem de umidade e frio. As jaquetas de hoje têm as mesmas capacidades graças ao tecido grosso usado para confeccioná-las.
Características distintivas da jaqueta parka
Todos os anos, os designers oferecem algo novo e melhorado. A situação é a mesma com os habitantes do Alasca: aparecem novos acabamentos, bolsos de remendo e fechos diferentes. Mas as principais características do parque ainda permanecem:
- comprimento do meio da coxa;
- fecha com zíper;
- capuz decorado com pele;
- tira adicional com velcro;
- cordão elástico costurado que aperta na cintura.
Todos os habitantes modernos do Alasca, curiosamente, têm essas características. Eles não mudaram porque são muito práticos.
Qual é a diferença entre uma parka e uma jaqueta?
Para descobrir o que é uma jaqueta Alaska e o que é uma jaqueta normal, preste atenção nas seguintes características.
A parka é mostrada à esquerda, a jaqueta à direita.
- Comprimento. A parka sempre tem corte reto alongado. Cobre as coxas até o meio. Esta jaqueta também permite que você use suéteres quentes e grossos por baixo, mas dá a oportunidade de enfatizar sua cintura.
- Têxtil. Ao costurar o Alasca, sempre uso um material protetor denso com propriedades repelentes de umidade e sujeira.
- Acabamento. Nesse caso, os estilistas não tentam decorar os agasalhos com algo brilhante e exuberante. Pele, botões ou fechos, alguns fechos são suficientes para completar o produto.
- Bolsos. O Alasca sempre tem alguns bolsos; eles podem ser internos ou de remendo.
Características da jaqueta parka feminina
Embora as jaquetas sejam consideradas mais femininas, o mundo moderno exige das mulheres mais do que apenas uma aparência bonita.O belo sexo adora essa versão de jaquetas e a usa no dia a dia.
Os estilistas imediatamente começaram a dar às parkas um visual mais feminino para satisfazer todos os caprichos das mulheres. Assim, os habitantes do Alasca tornaram-se mais organizados, compactos e menos pesados.
Os estilos femininos são variados, decorados com peles no capuz, mangas e bolsos, além de listras. Outra mudança nas parkas clássicas que surgiu graças às mulheres é a variedade de cores e tonalidades.
Os designers oferecem estilos curtos e longos de Alaska, costuram jaquetas de vários tecidos e estão constantemente adicionando algo novo aos seus trabalhos.
Importante!
Agora você pode conhecer parques especiais para gestantes. Esses modelos são muito aconchegantes e práticos. E o cordão da cintura é movido um pouco mais para cima para torná-lo confortável para as gestantes.
Características da jaqueta parka masculina
Os homens escolhem o Alasca por vários motivos: em primeiro lugar, retém o calor e não restringe os movimentos, em segundo lugar, tem um aspecto elegante e acrescenta coragem e, em terceiro lugar, tem o comprimento ideal.
Os modelos masculinos dessas jaquetas não são tão diversos quanto os femininos, mas o sexo forte ainda tem muito por onde escolher. Na maioria das vezes, o tecido para o Alasca masculino é usado em cores escuras: preto, marrom, azul, bordô e verde.
A cor do pelo das parkas é neutra ou escura e os fechos são invisíveis. Na maioria das vezes, as jaquetas masculinas são mais pesadas que as femininas, devido ao fato de serem utilizados materiais mais grossos para sua confecção.
Quando você pode usar uma jaqueta parka?
Se antes a parka era considerada um item exclusivamente de meia estação, agora você pode comprar uma versão isolada de inverno e até uma jaqueta de verão.O Alasca irá protegê-lo do frio, vento e chuva e não perderá suas boas vistas devido às más condições climáticas.
Atenção!
Modelos especiais dessas jaquetas, como o jeans, com pele elegante, couro e lã, são usados para looks mais empresariais e noturnos.
É usado todos os dias com looks casuais e esportivos com jeans e sapatos confortáveis.
Características de uma jaqueta parka de inverno
Para a versão de inverno do Alasca, utiliza-se um bom isolamento: sintético, natural ou pele. Ao escolher essa jaqueta preste atenção na composição, tipo e qualidade do recheio.
Outra característica das parkas de inverno é um grande capuz com pele e gravatas, que protegia o rosto das rajadas de vento frio e da neve.
Importante!
Uma jaqueta com enchimento sintético custa menos, não perde a forma e pesa menos, mas não é tão quente quanto uma parka com pêlo natural ou penas.
Características de uma jaqueta parka de meia temporada
Como costuma chover muito no outono e na primavera, a pele é usada com menos frequência em capuzes e acabamentos. Ao escolher agasalhos para meia estação, atenção especial deve ser dada ao material. Poderia ser:
- a lona é um material muito duro e áspero que não tem medo da chuva nem do vento;
- Taslan – tecido impermeável;
- nylon - tem as mesmas habilidades do Taslan, mas esse material é mais leve e fino;
- O velo é um tecido muito grosso e macio que não protege da água e é usado em looks modernos.
Na hora de escolher uma parka verifique o estado do material, toque nele e, se possível, verifique sua durabilidade.