O couro é um material universal que permite criar uma variedade de produtos, desde sapatos, roupas e agasalhos até uma decoração interessante. Porém, embora seja bastante resistente ao desgaste, requer cuidados constantes e, em caso de danos, restauração.
Como restaurar uma jaqueta de couro em casa
Absolutamente qualquer material tende a se desgastar. Mesmo o couro de alta qualidade pode ser danificado com o tempo. Isso depende do cuidado com o produto e da duração do uso. Uma jaqueta de couro é especialmente suscetível a danos porque é um elemento do vestuário exterior. Na maioria das vezes, a gola e os punhos com bolsos são passíveis de restauração - pois são as partes da jaqueta de couro que sofrem maior atrito.
Você pode consertar um produto de couro entrando em contato com uma oficina profissional, mas seus serviços geralmente são bastante caros.Não se preocupe – você mesmo pode lidar com danos mínimos.
Felizmente, no mundo moderno existem muitos materiais e formas diferentes de usá-los em casa e ajudar a aumentar a vida útil de um produto de couro.
Tipos de danos
A decisão de como restaurar uma jaqueta de couro só pode ser determinada determinando exatamente como o dano foi sofrido.
Os principais tipos de danos que podem ser reparados em casa:
- Rompe. Um problema acidental em um prego ou qualquer outro objeto pontiagudo pode arruinar a aparência do item.
- Arranhões. Contato com objetos de terceiros, arranhões acidentais no transporte público - tudo isso torna feia a aparência de uma jaqueta de couro.
- Arranhões. Na maioria das vezes eles se formam a partir do atrito constante com uma bolsa ou mochila, bem como em locais que mais frequentemente entram em contato com outras superfícies: por exemplo, mangas.
- Desbotamento da cor. Externamente, a jaqueta pode não apresentar nenhum dano visível, mas com o tempo pode perder a cor original em locais expostos à luz e a fatores externos.
Portanto, para que a jaqueta sirva por muito tempo, deve-se prestar atenção ao seu cuidado e limpar o couro na hora certa, além de utilizar produtos especiais para manter seu estado.
Conserto de jaqueta
Você mesmo pode consertar uma jaqueta de couro se não tiver medo de danificar ainda mais o produto. É melhor ter tempo para trabalhar e um local de trabalho confortável. É muito importante considerar a disponibilidade dos materiais necessários para a restauração e adquiri-los com antecedência.
Materiais básicos que podem ser necessários e dependem do tipo de dano:
- Cola para couro.
- Agente desengordurante.
- Escovar.
- Fios que combinam com a cor.
- Agulha.
- Tinta de couro.
- Materiais para o patch.
Os materiais devem ser utilizados dependendo da situação, mas é melhor prepará-los com antecedência. É muito importante agir com cautela e fazer o trabalho com eficiência - assim há uma chance de a restauração ter sucesso e a jaqueta durar muito tempo.
Reparando rasgos e cortes
Danos como rupturas são talvez um dos momentos mais desagradáveis que podem incomodar qualquer dono de jaqueta de couro. Na maioria das vezes acontece que a pele está rasgada completamente ou em um canto.
Para se livrar da lacuna O melhor é virar o produto do avesso, rasgar o forro e encontrar o corte. Esta área deve ser limpa com uma solução especial para desengordurar a pele.
A seguir, você deve escolher um pedaço de couro da mesma cor do material da jaqueta. Aplique cola na área ao redor do rasgo e no remendo cortado. Coloque o rasgo na jaqueta de couro o mais próximo possível e aplique cola novamente. Em seguida, cole o adesivo no local do rasgo.
Importante! O remendo deve ser de tamanho alguns centímetros maior que o rasgo na jaqueta.
Após realizar esse procedimento de restauração, é necessário colocar a área colada sob uma prensa por pelo menos um dia. Depois, só falta costurar o forro e limpar a área rasgada na parte externa do produto para tirar os vestígios de cola.
Como consertar um buraco em uma jaqueta de couro
Às vezes acontece que qualquer dano pode não ser percebido imediatamente. Um dos mais desagradáveis são os buracos, que podem danificar bastante o produto, pois tendem a se espalhar por áreas maiores.
O principal é que caso seja detectado algum dano, sele-o imediatamente com gesso para evitar danos permanentes ao aspecto da jaqueta.
Maneiras de consertar um buraco:
- Um dos métodos mais radicais para resolver o problema dos buracos na pele é a costura. Este método não pode ser evitado se o dano for bastante extenso. É necessário preparar fios de cor adequada, 2 remendos (costurar um deles na parte externa do produto) e cola. Em vez de um remendo, você pode usar elementos decorativos não muito provocantes na parte externa do produto.
- A segunda maneira de lidar com pequenos furos é colá-los. Para fazer isso, você precisa revestir bem as bordas do rasgo do lado avesso com cola e dobrá-las, pressionando-as firmemente uma contra a outra. Após cerca de 20 minutos você precisa reaplicar a cola e colar o remendo. Deixe o produto nesta posição por pelo menos 24 horas sob pressão.
Em casos de rasgos em grande escala no couro da jaqueta, é melhor não fazer tentativas independentes de restaurar a jaqueta, mas recorrer a profissionais.
Eliminação de abrasões, reparação de colarinho
Arranhões não são um grande problema para os proprietários de jaquetas de couro se você souber como lidar com eles. Você pode se livrar dessas áreas problemáticas do produto usando creme, glicerina, tinta ou outros meios auxiliares:
- Casca de laranja. A área danificada deve ser esfregada com a parte externa da casca - isso pode ajudar a eliminar pequenas abrasões.
- “Pele líquida”. Deve ser aplicado no produto de acordo com as instruções da embalagem, previamente desengordurada a área de tratamento. Para melhor efeito, aplique o produto duas vezes.
- Creme de bebê. Deve ser aplicado nas partes desgastadas do produto e deixado até secar completamente.
- Tingir. Deve ser aplicado da mesma forma que o “couro líquido”, mas a tinta deve ser da mesma cor da jaqueta.
Você pode refrescar sua coleira usando bicarbonato de sódio. Para isso, aplique uma pequena quantidade em uma esponja macia e esfregue levemente a área gordurosa. Glicerina ou tinta podem ser usadas da mesma forma.
Importante! Deve-se lembrar que a seleção correta da cor da tinta é a chave do sucesso na restauração de um produto.
Como restaurar/atualizar uma jaqueta em casa
Às vezes, é claro, surge a questão de simplesmente atualizar a cor de uma jaqueta de couro e, para isso, primeiro você precisa escolher um produto adequado para peças de couro.
A maneira mais fácil de atualizar um produto é com tinta aerossol, que é vendida em lojas especializadas. Antes de iniciar o trabalho, é necessário limpar a jaqueta de poeira e sujeira e só então começar a trabalhar.
Uma jaqueta de couro deve ser pendurada em cabides largos e confortáveis para que o material não enrugue e possa ser aplicado de maneira uniforme. A tinta deverá ser pulverizada a uma distância de aproximadamente 20 centímetros do produto em um ritmo bastante rápido.
Após a pintura completa, a jaqueta deve ser deixada nesta posição até que a tinta seque completamente. Se depois disso você encontrar locais onde a tinta piorou, você poderá processar o produto novamente.
Prevenção, cuidado com jaqueta de couro
Para manter uma jaqueta de couro em bom estado, deve-se utilizar produtos de cuidados especiais que não só limpem o couro, mas também ajudem a restaurar o material, dêem brilho ao material e realizem uma desinfecção mínima.
Entre esses fundos estão:
- Spray repelente de água. Pode ajudar a preservar a aparência original do produto.
- Cera. Seu uso ajuda a deixar o material macio, o que é uma excelente prevenção de fissuras, principalmente na estação fria.
- Esponja de limpeza. O material especial não agride a pele e limpa o produto com a maior delicadeza possível.
- Limpador de espuma. Dá brilho extra e ajuda a eliminar a sujeira.
Esses produtos são bastante simples de usar, mas podem facilmente prolongar a vida útil de um produto de couro.
Esperamos que as dicas apresentadas neste artigo ajudem você a manter a aparência original de sua jaqueta de couro por muito mais tempo.