Leggings são uma peça de roupa do grupo das meias, que são calças justas feitas de tecido elástico. São populares porque se ajustam perfeitamente, não restringem os movimentos, não perdem a forma mesmo após uso prolongado, têm boa elasticidade e são altamente resistentes a baixas temperaturas.
Nem todo mundo sabe que inicialmente essa peça de roupa era usada exclusivamente pelo sexo forte como uma espécie de calça formal masculina de couro. Eram feitos de couro de alce bem vestido, o que explica o nome histórico. Leggings são literalmente calças feitas de pele de alce.
Esta palavra chegou à Rússia no século 18 como o nome do uniforme da cavalaria dos países europeus, incluindo os russos. As calças justas de couro eram muito justas. Só podiam ser colocados em pé quando molhados, pois o couro natural pode esticar quando exposto à água. As leggings secavam diretamente no corpo, causando irritações na pele.
Sabe-se que o imperador russo Nicolau I passou vários dias sem aparecer em público depois de usar calças justas no desfile. Como parte do uniforme militar, foram perdidos em meados do século XVIII, durante o reinado de Catarina II.
Em alemão, essas calças são chamadas de leggings. Eles ainda fazem parte da vestimenta do cavaleiro até hoje.
As leggings encontraram uma segunda vida já nas décadas de 80-90 do século 20 e são consideradas um item popular do guarda-roupa do belo sexo.
Como mencionado acima, inicialmente as leggings eram costuradas exclusivamente com pele de animal - alces jovens, veados e, posteriormente, com camurça.
Sabe-se que durante a Revolução Francesa as calças justas eram feitas até de pele humana. Foi retirado dos corpos de pessoas mortas ou executadas.
No século XVIII, as calças justas de couro eram roupas exclusivamente masculinas e serviam como parte do uniforme de cavalaria dos países europeus. Posteriormente, passaram a ser utilizados como elemento de vestuário destinado à prática de esportes equestres.
Do século 20 até os dias atuais, as calças justas são conhecidas como uma peça do vestuário feminino do dia a dia. Combinam com qualquer tipo de roupa: minissaia, shorts, túnica, vestido curto, camisa. Existem modelos masculinos e femininos destinados ao teatro, esportes e outras atividades ativas.
Hoje, as leggings justas são um item de guarda-roupa popular e moderno. A sua principal vantagem é a versatilidade, pois combinam bem com qualquer tipo de roupa, permitindo a cada mulher criar o seu estilo original, independentemente da idade ou tipo de constituição.Os estilos modernos são representados por vários tipos de leggings.
Dependendo do comprimento do produto, as calças justas podem ser divididas em três grupos:
Graças a tantas opções, o mercado moderno oferece diversos modelos originais: estampados, lisos, multicoloridos ou decorados com elementos decorativos, inserções e cortinas.
A classificação mais comum é por material. Há:
Diferentemente das leggings, os tipos descritos acima permitem o uso de estampas, bolsos, fechos, muitas cores, etc.
Hoje em dia, as leggings justas são feitas principalmente de lycra e spandex, além de malhas, algodão, poliamida, veludo e outros materiais. Calças justas projetadas para esportes são feitas de materiais respiráveis de alta qualidade. A vantagem é dada ao tecido Dri-FIT, desenvolvido especialmente para roupas esportivas.
É permitida a utilização de mistura de fibras artificiais e naturais.Essa combinação torna os modelos modernos macios, confortáveis, justos ao corpo e não atrapalham os movimentos.