No mundo moderno da moda, leggings e jeggings são considerados tipos de produtos para calças, e completamente diferentes. À primeira vista, algumas calças justas e outras pouco diferem entre si, porque na verdade ambos os modelos são leggings. E eles têm muito em comum, mas existem muito mais diferenças.
Diferenças entre jeggings e leggings
Jeggings são leggings jeans. As fashionistas conhecem outro nome para elas - leggings. Jeggings e leggings são práticos e versáteis na hora de combinar com roupas. Ambos os estilos de calças justas ajudam a acentuar uma cintura pequena e acentuar seus quadris e bumbum bem torneados. Mas foi aí que as semelhanças terminaram.
Jeggings diferem de leggings:
- Textura mais densa, que permite manter a forma sem esticar o tecido.
- Material.
- Presença de decoração em forma de botões, botões, franjas, rendas ou apliques.
- A presença de acessórios, cores e acabamentos em jeans.
As leggings, embora sejam consideradas calças justas, são na verdade meias. Externamente, lembram meia-calça sem pés ou polainas. O guarda-roupa feminino é complementado por túnicas, saias e vestidos. Também usado como parte de um uniforme esportivo para preparação física ou dança.
Importante! Jeggings são uma peça de roupa independente. Combinam-se com suéteres curtos, gola alta, minivestidos, suéteres, túnicas, camisas, jaquetas e camisetas e são usados como calças, pois são uma imitação completa do jeans. Por sua comodidade e praticidade, as leggings são utilizadas nos estilos oversized e casual.
Diferenças de estilo
Os estilistas identificam quatro estilos principais de leggings:
- calças clássicas, aparentemente indistinguíveis de jeans;
- modelos com esquema de cores preto;
- jeggings emagrecedores;
- calças curtas com comprimento de sete oitavos ou três quartos;
- modelos isolados.
Os estilos de legging são divididos em 2 grupos principais, dependendo de sua finalidade e design. O primeiro grupo de modelos é:
- Esportes;
- roupa interior térmica
A categoria de design é mais extensa e inclui:
- leggings lisas clássicas;
- modelos impressos;
- calças decoradas;
- opções isoladas de inverno;
- capris ou calças (curtas).
O que os estilos têm em comum são os modelos encurtados e as calças com isolamento. As demais variedades de jeggings e leggings nada têm em comum e, além disso, as leggings ainda não possuem categorias como térmicas e esportivas.
Que material é usado na costura de jeggings e leggings?
Além do jeans e das malhas espessas, os jeggings também utilizam tecido elástico de base natural ou com adição de fibras sintéticas.A presença de lycra, elastano e spandex em combinação com o algodão confere elasticidade ao material, graças ao qual ele pode esticar mantendo sua forma.
As leggings têm um número ilimitado de cores e tons brilhantes. Há também denim, mas sem os elementos de acabamento característicos. Já para a confecção de leggings, utilizam-se principalmente malhas e outros tecidos naturais.
Qual é o papel da decoração?
As leggings costumam ter uma decoração “jeans” na forma de:
- botões e rebites;
- bolsos de remendo;
- costura;
- zíperes adicionais nas costuras laterais.
Os modelos jegging também são decorados com apliques, punhos, botões, strass, rendas e franjas.
As leggings não podem se orgulhar de tanta abundância de decoração. Muitas vezes as estampas servem como decoração, menos frequentemente as inserções de renda, couro ou uma combinação de tecidos diferentes.
Importante! Calças justas decoradas ajudam você a escolher roupas para um determinado estilo e combiná-las com vantagem com peças de roupa ou acessórios. Além disso, strass ou apliques elegantes permitem que você use jeggings em um look moderno para uma ocasião especial.
A história das jeggings e leggings
O protótipo das leggings - calças justas - tem uma história muito rica e movimentada e foi originalmente considerada roupa masculina. Eles receberam seu visual moderno por Patricia Field há cerca de 40 anos. Mas apareceram no guarda-roupa feminino do dia a dia graças a Karl Lagerfeld na década de 80 do século passado. Apesar de já terem sido utilizadas calças justas de malha em coleções de moda, foi o seu desfile que causou verdadeira sensação. Desde então, leggings surgiram nas pernas femininas, e a alta costura apresenta periodicamente novidades justas.
Porém, as calças justas viraram leggings um pouco mais tarde - em meados dos anos 90, quando os estilistas começaram a usar tecidos naturais e cores suaves. Uma década depois, esse modelo passou por outra revolução. Os estilistas sugeriram que a metade justa abandonasse as calças justas em favor de calças justas. E na hora de costurar leggings, passaram a usar cores ousadas e diversos encaixes e combinações.
Em 2007, a Casa Balenciaga apresentou um modelo para a temporada primavera-verão no valor de 100 mil dólares. Seguindo os franceses, vários estilistas famosos ofereceram novos itens feitos de couro e veludo. Para acompanhar os concorrentes, o designer Joe Dehan, que colaborou com a marca de Joe, propôs um modelo feito em jeans com fibras de elastano.
Para costurar a novidade foi utilizado o tecido mais fino, macio e confortável, apresentado nos clássicos tons “denim”. Essas calças justas ganharam popularidade imediatamente e foram chamadas de leggings ou jeggings.
Como as calças justas femininas diferem das calças masculinas?
Os designers de moda modernos desenvolveram calças justas não só para o belo sexo, mas também para a metade mais forte. A principal diferença entre os modelos masculino e feminino é a presença de encaixe anatômico e cinto largo. Além disso, calças justas para homens têm uma paleta de cores menos vivas e uma decoração modesta.
Quais tecidos são usados para fazer leggings e jeggings femininos?
As malhas são mais frequentemente usadas para costurar leggings femininas. Como essas calças justas lembram meias femininas, os designers de moda modernos também usam:
- viscose;
- seda;
- mistura;
- couro artificial;
- algodão;
- lã fina.
Ao adicionar microfibra, lycra, náilon e outras fibras elásticas, as calças feitas com esses tecidos ficam justas e têm bom estiramento. O único problema são os joelhos alongados e as “orelhas” na região do quadril.
Para costurar jeggings também se utilizam malhas, só que engrossadas. Tanto o jeans quanto o tecido elástico são baseados em fios mais densos do que o material usado nas leggings. Também é utilizado algodão, mas com adição de fibras sintéticas. Além disso, a proporção de sintéticos nos tecidos é superior a 30%, o que torna os produtos acabados mais macios, elásticos e mantendo a forma original. Após o uso, as leggings não correm o risco de esticar os joelhos e “orelhas”.
Nuances de análogos masculinos de leggings femininas
Os homens costumam usar leggings para esportes e como roupas íntimas. As calças justas esportivas vêm em diversos tamanhos e formatos, sem falar nas cores. Ao escolher análogos masculinos de leggings femininas, você deve prestar atenção a:
- a presença de inserções de ventilação em malha que evitam a transpiração e o superaquecimento da pele;
- a presença de costuras planas que evitam irritações na pele;
- correspondência de tamanho exato.
Recomenda-se escolher leggings masculinas feitas de tecidos elásticos que permitem movimentos livres. Embora sejam calças justas, não se esqueça que com elas terá que andar, ficar de pé e respirar, para que todo homem se sinta confortável.