As leggings estão no auge da popularidade há vários anos, por isso podem ser encontradas no guarda-roupa de qualquer menina. Mas se a simpatia pelas calças une estilistas, designers e fashionistas, então a grafia do nome causa polêmica.
Vamos descobrir juntos como nomear corretamente seu modelo favorito.
Mas vamos começar esclarecendo exatamente a que estilo nos referimos.
A originalidade do modelo que está sendo debatido
Lembra da expressão “tudo na vida se repete”? Foi exatamente isso que aconteceu com as calças justas - leggings. Tendo surgido há quase três séculos, saíram de moda várias vezes e mudaram de finalidade.
E na década de 80 do século XX, as leggings migraram do guarda-roupa masculino para o feminino. Duas décadas depois, eles conquistaram novamente os corações da bela metade da humanidade. É verdade que agora eles têm nomes diferentes - leggings.
Há muitos à venda opções de modelos confortáveis e convenientes:
- verão leve;
- os grossos de inverno;
- noite ricamente decorada.
Aliás, é nesta base - a variedade de estilos e a possibilidade de decoração - que as leggings se distinguem das leggings.
Embora do ponto de vista da linguagem, meia-calça e leggings sejam a mesma coisa.
Conforme evidenciado pelo artigo da Wikipedia: “Collants ou leggings (inglês) são um tipo de calça justa”.
Mas estilistas e fashionistas têm opiniões próprias sobre o assunto. Não negam o que têm em comum, pois ambos não restringem os movimentos, ajustam-se às pernas quase como meia-calça, mas ao mesmo tempo deixam os tornozelos abertos. Ao mesmo tempo, a moda traça uma fronteira clara entre eles.
- Legging - São roupas esportivas confeccionadas com tecidos naturais com adição de fios elásticos, disponíveis nas versões masculina e feminina.
- Legging - exclusivamente para mulheres. São feitos de tecidos translúcidos ou densos e até de couro fino. Não será possível praticar esportes com essas calças, pois elas esticam pouco ou têm efeito tensor e não permitem que a pele “respire”.
Sem dúvida, perneiras como peça de roupa, são uma espécie de legging.
Mas ao contrário deles, tem várias opções de comprimento:
- modelos encurtados: na altura do joelho – calças;
- alongado, até o meio da canela - capris.
Recentemente, tem havido uma tendência de diferenciar entre leggings e dependendo do material.
- Aqueles que imitam o jeans, ou são feitos de jeans fino e elástico, são chamados de “jeggings».
- Em um mundo "treggings» denota calças leves, sem bolsos ou fechos, bem ajustadas às pernas e feitas de couro ou látex. A propósito, esses nomes entraram na língua recentemente. Talvez seja por isso que a questão da grafia correta ainda não tenha surgido (exceto para disputas entre fãs de jeggings e leggings)
Um modelo – duas opções de nome
Com que frequência você olha as etiquetas ao comprar roupas? Imagine que no mesmo dia as leggings fossem compradas em lojas diferentes.
Olhando as etiquetas coladas nelas, você ficou surpreso e se perguntou: o tipo de roupa pode ser escrito de forma diferente? Ou houve um erro em alguns dos nomes? Vamos descobrir isso juntos.
Como surgiu a grafia “leggings”?
Qualquer falante nativo de russo dirá sem hesitação que esta é uma palavra estrangeira. Mas nem todo filólogo pode responder à pergunta “como escrever corretamente”.
Vejamos a origem da palavra.
Traduzido do inglês perna é uma perna que vai do quadril ao pé, e leggi tem pernas longas.
“Roupas para pernas” chegou ao idioma russo junto com um nome que no idioma original possui duas letras “g”.
O processo de assimilação de palavras pode durar mais de um ano (um exemplo marcante é a história da determinação do tipo de café).
Referência. A variante “leggings” é um empréstimo no qual o modelo de formação de palavras do inglês foi preservado.
Por que o segundo “g” desapareceu da palavra “leggings”?
Para explicar o surgimento de outra variante do nome das calças, teremos que recorrer à transcrição.
Referência. No inglês americano e britânico, ambas as palavras são pronunciadas com um "g". Compare: a versão americana é /ˈlegiŋz/ e a versão britânica é /ˈlɛgiŋz/.
A versão em russo usou essa pronúncia como modelo e, então, da fala oral, a palavra passou para a escrita sem duplicação.
Portanto, recebemos duas versões da mesma palavra. Existem muitos exemplos semelhantes. Basta olhar com atenção e veremos David e Davyd, um colchão e um colchão, um túnel e um túnel. Mas voltemos às nossas calças.
Como escrever corretamente?
O que a Internet escolheu?
Hoje em dia, a forma mais acessível de obter informações é através de recursos populares da Internet.
Vamos tentar digitar a consulta “leggings” no Yandex - o mecanismo de busca corrige automaticamente a ortografia e remove a letra “extra” “g”!
Que grafia a Wikipedia usa?
Este recurso atua como um conciliador entre as partes em disputa. Ele considera ambas as grafias - com um e dois "g" - iguais.
O que os dicionários oferecem?
Primeiramente, vejamos os manuais que registraram pela primeira vez a presença do termo.
Dicionário de palavras estrangeiras
Esta é a aparência de uma entrada de dicionário no Dicionário de Palavras Estrangeiras editado por N. G. Komlev:
LEGGINGS - do inglês “polanas, leggings” - calças justas de malha para senhora; Meias até o tornozelo.
Observe que este autor sugere escrever uma letra dupla “g”.
Enciclopédia de moda
A mesma opção é recomendada por R. Andreeva na “Enciclopédia da Moda”, lançada em 1997, e no Grande Dicionário Explicativo da Língua Russa, publicado um ano depois, editado por S. A. Kuznetsov.
No entanto, a enciclopédia da moda dificilmente pode ser considerada uma publicação linguística confiável que trata de questões de origem, existência e grafia das palavras. Isso significa que é incorreto extrair dele informações linguísticas.
Além disso, destaca-se o fato de que todas as publicações foram publicadas no século passado.
A enciclopédia gratuita Wikcionário define esta grafia como obsoleta.
dicionário ortográfico
Vamos nos voltar para dicionários acadêmicos mais modernos e, mais importante, da língua russa. Por exemplo, para o dicionário ortográfico de V. V. Lopatin (2012), que contém grafias padrão indicando acento e informações gramaticais. Nele você encontra as duas opções, porém, com um “g” duplo está marcado como “aceitável”. Observe que esta não é a norma!
Porém, todos os demais dicionários publicados no século XXI, inclusive os explicativos, oferecem universalmente uma única opção e é com som suave “l”, ênfase em “e” e um som “g”, indicado na escrita por uma letra .
Qual opção é melhor usar?
Vamos pensar: escrevemos LEGGINGS, mas ainda pronunciamos apenas um som. O argumento claramente não é a favor de tal escrita. Outro argumento ainda não foi levado em consideração por nós, mas também não é a favor de empréstimos fonéticos absolutamente precisos. Afinal, não pronunciamos LEGGINGS como deveríamos, mantendo a sonoridade do inglês.
Vamos ouvir cientistas sérios.
Eles pensam palavra correta: LEGGINGS. Isso mesmo!
Mas na linguagem, como na vida, tudo flui e tudo muda. Veremos o que acontece a seguir.