Itens de guarda-roupa de malha - suéteres, pulôveres, vestidos de suéter, chapéus - voltaram a ser populares. Itens grandes e de malha solta, bem como acessórios de roupas incomuns, são especialmente valorizados. Este último definitivamente inclui a frente da camisa.
O que é esse item?
Os fashionistas ingleses do século 19 chamavam isso de nada mais do que “elegância firme”. Na verdade é “babador” decorativo, destacável ou costurado em camisa, chemise ou vestido. Pode ser usado por baixo ou por cima - dependendo do modelo removível específico. Outros nomes comuns para este item são modéstia e camisa.
Um pouco de história
A história do protótipo da frente da camisa remonta ao século XVI. Foi inventado em Veneza. A necessidade do “babador” surgiu depois que os vestidos com decote bem profundo estavam no auge da moda. No entanto, a peça de roupa que nos é familiar apareceu apenas 2 séculos depois, no século 18. Depois foi usado exclusivamente por mulheres. Tornou-se parte da imagem masculina um século depois. A principal onda de popularidade ocorreu no século XIX.Ela recuou apenas no início do dia 20.
Importante! A moda no caso das inserções no peito é cíclica. A cada 25-30 anos, eles voltam a ser tendência.
Eles costuravam frentes de camisas para fins específicos. Houve uma divisão rígida: esses modelos são adequados para sair e aqueles são apenas para uso doméstico. Itens de diferentes categorias diferiam na quantidade e qualidade dos elementos decorativos, cor, material.
Este é o jeito do babador na Europa. Na Rússia, ao contrário, o “babador” primeiro passou a fazer parte do guarda-roupa masculino e só então, com o tempo, passou para o guarda-roupa feminino. Nos primeiros anos, apenas os aristocratas podiam pagar: encomendavam aos alfaiates camisas brancas especiais, que tinham um remendo decorativo que ia do pescoço para baixo.
Com a onda de democratização da sociedade, o acessório rapidamente se difundiu entre outros segmentos da população. É verdade que tiveram que se contentar não com a versão canônica da frente da camisa, mas com sua versão mais acessível, costurada em chita.
Importante! Inicialmente, a frente da camisa russa não era removível. Esse tipo era distribuído exclusivamente entre militares e era denominado “Gavrilka”. Um pouco mais tarde, o protótipo costurado deu lugar à parte fixada. Na Europa, a inserção torácica destacável era chamada de “plastrão”.
O jeito doméstico também é diferente porque nossos homens não usavam frentes de camisa falsas alongadas, apenas curtas ou sólidas (vem com a camisa). As mulheres, pelo contrário, podiam usar um modelo de qualquer comprimento por cima do vestido.
Propósito
Na Rússia frentes e punhos decorativos removíveis da camisa permitiram economizar significativamente na aparência. As pessoas não lavavam a camisa inteira, mas apenas os elementos individuais anexados.Tendo à sua disposição 2 frentes de camisa, poderá vesti-las uma a uma, cumprindo assim a regra de etiqueta, segundo a qual não se pode usar a mesma blusa 2 dias seguidos.
Entre os aristocratas, o encaixe no peito cumpria a função de drapejar o peito: cobria lindamente o decote, mas não completamente. Alguns o usavam como substituto de uma gravata larga, outros - para chamar a atenção no decote. Para outros ainda, a frente da camisa removível tornou-se uma oportunidade de contornar o rígido código de vestimenta durante o calor extremo: nesse sentido, não era usada por cima, mas em vez de uma camisa ou blusa.
Importante! Uma camisa especial que pode ser usada sobre o corpo nu em vez de uma camisa é chamada de modesti.
Que tipos de babadores de pescoço existem?
- Tricotado. Nada têm em comum com o acessório mais fino, decorado com babados, dobras e bordados magistrais. Este é um elemento de lã e prático do guarda-roupa, que não desempenha tanto uma função decorativa, mas substitui um lenço e, às vezes, um chapéu.. É usado ativamente por mães de crianças em idade pré-escolar que têm dificuldade em se preparar para sair de casa fora da temporada e no inverno.
- Feito de rodapé, lã, veludo. Semelhante ao modelo anterior. A única diferença é o material e o fato de alguns deles estarem conectados ao exaustor. Esta é uma imitação da parte superior de um moletom, jaqueta bomber ou body.
- Preso. Camisas deste tipo não são sólidas, têm fecho.
- Dickies imitando um laço e uma coleira. Eles não ficam apoiados nos ombros como uma camisa típica, mas são mais parecidos com uma gola de lenço.
- Modéstia. A diferença é que é usado no corpo nu e não em outra peça de roupa.
- Camisa. Um modelo de capa alongada que poderia cobrir completamente as costas, braços e também descer abaixo do meio do tronco.
- Modelos duplos para mãe e filho. Solução para slingomas.
Importante! Não é necessário tirar a camisa de malha dentro de casa.Isso não é considerado uma violação dos padrões de decência, pois esse “babador” é classificado na mesma categoria dos xales.
Como e com o que você usa frentes de camisas modernas e elegantes?
São usadas opções a céu aberto que imitam gravatas multicamadas:
- com vestidos abertos presos no peito;
- sobre camisas e vestidos sem decote.
Mas não são eles que estão no auge da moda, mas sim as peças de malha. São usados juntos com suéteres (tom sobre tom ou contrastantes), pulôveres e jumpers. Neste conjunto, a frente da camisa serve como gola ou capa longa e larga (dependendo do tipo específico). Também é usado para criar uma imagem típica de uma francesa. Este look é complementado com boina e calças justas.
Um “babador” de lã com gola também é usado com uma camisa (geralmente como parte de um conjunto de chapéu e luvas ou com jaqueta e blazer). Alguns conseguem usá-lo com vestidos de noite. No entanto neste caso, a frente da camisa deve ser bem e intrincadamente tricotada, ricamente ou interessantemente decorada.