Muitas tendências da moda diferentes estão interligadas no estilo oriental original e luxuoso. O estilo marroquino ocupa um lugar distinto no mundo da moda oriental, devido, em primeiro lugar, à localização geográfica específica do estado africano. A proximidade com a Europa constituiu os pré-requisitos para o surgimento de uma tendência brilhante e colorida da moda moderna.
Roupas marroquinas exóticas
Uma característica desses modelos é considerada a coloração variada, o uso de pequenos fechos, inúmeras decorações com miçangas, pedras e bordados de seda. Os vestidos de férias nacionais são feitos de brocado, seda e veludo. Materiais naturais são usados em modelos do dia a dia.
Referência! A escolha do traje depende diretamente do nível de religiosidade da pessoa. Nas ruas de Marrocos você pode conhecer pessoas tanto em roupas nacionais quanto em trajes europeus modernos.
Tradições do Oriente e da África
A formação dos princípios da moda marroquina foi significativamente influenciada pelas culturas romana e grega.
As características distintivas deste estilo são as seguintes:
- Tecidos. Como o Marrocos é caracterizado por um clima muito quente, os fashionistas locais procuram escolher tecidos leves, frescos e fluidos para os looks do dia a dia. Na maioria das vezes eles preferem usar roupas de algodão, linho ou cambraia. Para as roupas mais elegantes desse estilo são utilizados cetim, veludo, brocado, organza e seda pesada.
- Soluções de cores. Nesses looks, uma variedade de tons e combinações coloridas de cores naturais e variadas são muito apreciadas. As cores mais populares entre as mulheres marroquinas são aquelas que evocam associações com o deserto abafado e o sol quente. Estes incluem tons quentes de vermelho, terracota, areia natural e marrom rico. Branco deslumbrante, bordô rico, verde, ametista, azul safira e roxo são muito populares.
- Impressões. As roupas neste estilo são caracterizadas por motivos geométricos, padrões florais, estampas de animais, arabescos e paisley. As características dos padrões tradicionais marroquinos são a complexidade da trama e a ornamentação.
- Corte. Os modelos neste estilo distinguem-se por uma silhueta suave e simplicidade lacônica de linhas. Cada elemento dessa roupa ajuda a enfatizar a modéstia, a feminilidade e a atratividade.
Tipos de roupas marroquinas
O vestido é a roupa típica das mulheres marroquinas. A base desse traje era o traje cotidiano dos monges indianos - um vestido longo de corte simples, feito de tecido grosso.
Gandura
Esse tipo de roupa é uma túnica alongada com gola alta justa. Na maioria dos casos, é costurado em tecido de cor clara (branco, creme, bege e cinza claro). Se a gandura for usada junto com a calça, esse conjunto será chamado de jabador.
Kaftan
Espécie de túnica longa confeccionada em algodão grosso ou seda, pertencente ao vestuário tradicional deste tipo. Mais recentemente, o caftan marroquino ganhou popularidade em outros países e tornou-se objeto de criatividade para muitos designers marroquinos.
Os modelos mais elegantes de kaftan são feitos confeccionado em seda e organza, generosamente decorado com miçangas.
Djelaba
Outro detalhe do traje tradicional marroquino. Este traje nacional feminino lembra uma sobrecasaca longa com mangas bufantes e capuz pontudo, fechado com pequenos botões e cobrindo todo o corpo. Nos feriados, um cafetã é usado por cima dessas roupas.
Referência! Djellaba é a roupa mais popular em Marrocos.
Karaku
Traje tradicional marroquino consiste em uma jaqueta de veludo e calças.
Kasfa-al-kabira
Um traje comum na região de Tânger e Tetuão. Os componentes de tal traje são:
- ktef (peitoral);
- gonbanj (corpete);
- sayats (anáguas);
- djeltita (saia de veludo bordada em ouro);
- Khzam (cinto);
- sabnia (xale).
Avós
Sapatos macios e confortáveis com biqueira pontiaguda e curva. Esses sapatos são feitos de couro macio, principalmente branco ou bege. Os babusis são decorados com bordados elegantes com fios de ouro e prata.
Existem muitas variedades desses calçados, variando dependendo da região.
Roupas de estilo marroquino
Os designers modernos costumam usar elementos de trajes orientais tradicionais em suas coleções.As roupas de estilo marroquino foram uma fonte constante de inspiração para Yves Saint Laurent. Motivos semelhantes predominam nas coleções primavera-verão deste famoso designer francês.
As características da coleção do estilista são o uso de tecidos naturais e estampas intrincadas, saias de corte complexo, vestidos longos de corte simples e blusas que têm muito em comum na aparência com os caftans.
Modelos de estilo semelhante podem ser encontrados nas coleções da Louis Vuitton. Essas roupas são muito mais espetaculares e luxuosas do que as roupas das estrelas do Festival de Cinema de Cannes.
Para dar um visual moderno a esses looks, os estilistas combinam uma variedade de texturas e decoram os modelos com inserções de rendas e tecidos translúcidos.
Esses looks atraem fashionistas de qualquer idade. Vestidos coloridos esvoaçantes e túnicas arejadas de chiffon são indispensáveis para férias no mar.
Acessórios
Devido ao clima, os chapéus em Marrocos não são apenas um belo acessório, mas também um elemento obrigatório em qualquer look.
As mulheres marroquinas costumam amarrar um lenço de seda colorido na cabeça, desenhando-o de forma original em forma de turbante.
As joias neste estilo também se distinguem pelo seu design original. O destaque fica por conta das pulseiras nos pulsos e tornozelos. Hoje em dia estão na moda acessórios maciços e chamativos, combinando vários materiais: madeira, metal, turquesa. O âmbar marroquino também é muito popular.
Marrocos é uma combinação da África selvagem, da Europa elegante e do Oriente sofisticado. As roupas femininas tradicionais marroquinas tornam o belo sexo elegante, feminino e sofisticado.
É lindo, claro, mas as fotos foram escolhidas incorretamente. Os vestidos tradicionais marroquinos têm uma silhueta quadrada em vez de semi-ajustada. E os sapatos não são babouches marroquinos, mas sim sapatos masculinos indianos, que remontam aos tradicionais sapatos dos cavaleiros Rajput.