É possível usar coisas de pessoas mortas? Superstições e razões éticas

Infelizmente, as pessoas tendem a morrer. A morte sempre chega inesperadamente, você nunca sabe como será o amanhã. Após a morte de uma pessoa, restam muitas coisas, roupas e acessórios bastante adequados para uso. No entanto, a própria consciência da situação repele muitos. Algumas pessoas têm medo por causa de suas crenças religiosas, outras acreditam na energia pesada que é transmitida. Algumas pessoas simplesmente acham desagradável usar os pertences do falecido, mas às vezes as situações as obrigam a fazê-lo. Esta questão deve ser entendida sob diferentes pontos de vista.

O que os médiuns dizem sobre a energia dessas coisas

Os médiuns estão convencidos de que tudo o que uma pessoa utilizou durante sua vida, de uma forma ou de outra, absorve sua energia, algum tipo de informação. Portanto, esse assunto é muito polêmico, pois a energia de um objeto dependerá da energia que a própria pessoa possuía.Os médiuns discutem bastante sobre esse assunto, no entanto, a maioria concorda que cada coisa precisa ser verificada individualmente para determinar o fundo energético. Não é estritamente recomendado deixar as coisas do falecido que ele usou nos últimos momentos de sua vida. Todas as sensações e possivelmente dores que ele experimentou foram traduzidas em energia negativa que permaneceu em suas roupas.

É possível usar coisas de uma pessoa falecida?

Definitivamente, cada pessoa deixa uma certa marca nos objetos que utilizou. Se você não quiser usar os serviços de médiuns, é melhor confiar em seus sentimentos. Se uma pessoa for boa, brilhante e gentil, a energia de suas coisas será semelhante.

A atitude da Igreja Ortodoxa em relação à questão dos pertences de uma pessoa falecida

Para muitas pessoas, isso é, no mínimo, desagradável, não é esteticamente agradável e não é confortável. Torna-se especialmente desagradável quando você tem que usar as coisas de um ente querido que não está mais no mundo. O uso de diversas roupas e acessórios de pessoas falecidas é avaliado de forma ambígua do ponto de vista religioso.

A opinião dos líderes religiosos sobre este assunto é ambígua, no entanto, os padres ortodoxos concordam. A Igreja Ortodoxa permite e até aprova o uso de coisas depois do falecido. Anteriormente, havia até o costume de distribuir os bens do falecido aos pobres necessitados. Normalmente isso sempre era feito perto dos templos, sempre após 40 dias da morte de uma pessoa. A lógica desse benefício é simples - as roupas vão ajudar quem precisa, pode até salvá-los, vão se lembrar do falecido com uma palavra gentil e de agradecimento.

É possível usar as coisas do falecido?

Agora, existem muitas superstições sobre esse assunto. A Igreja é cética em relação a todas as superstições, por exemplo, queimar as roupas dos falecidos.Isto é absolutamente proibido; não só é inútil, mas também insulta a personalidade do falecido e é um mau sinal. Também é impossível distribuir e vestir antes do final dos anos quarenta, quando a alma ainda caminha entre as pessoas. Algumas pessoas acreditam erroneamente que deixar pertences é perigoso para a saúde, tanto física quanto energética. Isto é, claro, um mito. A religião tem uma atitude positiva em relação à memória das pessoas perdidas, por isso é inútil jogar fora algo, especialmente valioso e memorável.

O que pode ser feito para vestir as coisas do falecido, vale a pena fazer?

Os padres ortodoxos recomendam consagrar as roupas que você vai usar. Para isso, não é necessário entrar em contato com os obreiros da igreja, basta pegar água na nascente da igreja mais próxima ou comprá-la em garrafas. Em casa, você pode simplesmente borrifar suas roupas e elas estarão prontas para uso constante.

Importante! Você não pode dar a cruz peitoral do falecido a estranhos e também não pode usá-la. A melhor opção é guardá-lo como lembrança ou colocá-lo no caixão antes do enterro.

O melhor uso dos pertences do falecido de acordo com todos os cânones

Como já mencionado, segundo a tradição, os pertences do falecido eram distribuídos aos necessitados perto de igrejas e templos. Mas isso só foi feito depois do quadragésimo dia. Tal ação será a melhor e bastante nobre. Se algum item ou elemento do seu guarda-roupa é muito valioso para você, como lembrança de uma pessoa, com certeza você deve guardá-lo. Você também precisa guardar o item se ele tiver algum valor físico (por exemplo, alguma joia, equipamento) - a igreja não critica de forma alguma, tratando-o com compreensão.É importante não recorrer a quaisquer superstições, relativamente às quais a Igreja sempre teve uma atitude negativa e ainda tem.

o que fazer com as coisas dos mortos

O mais importante é ouvir o seu coração e os seus sentimentos. Se houver a sensação de que a coisa será útil, será útil, vale a pena abandoná-la. O principal é pesar todas as dúvidas, argumentos e responder a si mesmo se a coisa vai trazer algum incômodo, doença e emoções negativas. Se não houver dúvidas, você pode usar as coisas com segurança, lembrando com uma boa palavra alguém que não está mais por perto.

Críticas e comentários
T Tamara:

E eu uso. E eu vou usá-lo. As coisas da minha irmã me mantêm mais aquecido que as minhas.
E fico satisfeito que outras pessoas também usem o que eu lhes dei.
E não importa o que médiuns, esoteristas e sacerdotes pensam ao mesmo tempo.

E Elena:

Os pertences do falecido são distribuídos antes do 40º dia e não depois. Em primeiro lugar, trata-se de esmola, e esmola é a mesma oração pelos falecidos, que é especialmente importante realizar antes do 40º dia, quando a alma vai para o céu. E os próprios padres falam sobre isso, pedindo esmolas. Em segundo lugar, é durante este período que as pessoas se reúnem com mais frequência para recordar e aqueles que vierem ao memorial receberão algo como lembrança. Em terceiro lugar, não existe energia negativa. São apenas coisas e nada mais. Use, dê e lembre-se, ore
Algo não está escrito corretamente no artigo.

F fluxo:

não, não até 40 dias. Ou seja, depois dos 40. Ou mesmo no dia do funeral. Até 40 dias, a alma do falecido está conosco, por isso não podemos doar coisas até que sua alma nos deixe. Isso geralmente é feito em funerais por 40 dias.

E Elena:

A alma do falecido permanece na terra apenas até 3 dias (é no terceiro dia que geralmente na tradição ortodoxa eles realizam um serviço fúnebre (oferecem orações especiais pelo falecido) e o enterram).Após o 3º dia, o a alma passa para outras esferas, onde é mostrado o inferno e o céu, seus erros e pecados. É nesta hora que é tão importante dar esmola e rezar com fervor, é importante distribuir as coisas do falecido aos necessitados (porque isso também é esmola e essas coisas servirão exatamente assim ao falecido). É nesse período que parentes especialmente zelosos procuram visitar o Templo com mais frequência com orações pela alma do falecido, encomendar pegas e ajudar os necessitados em memória de um ente querido.. No 40º dia, o destino do alma até que o Juízo Final seja decidido (é neste dia que se realiza um velório, se ordena uma cerimónia fúnebre no Templo). Você pode ler em detalhes em livros sobre Ortodoxia ou no site Pravmir

eu Lyudmila:

Não só as coisas precisam ser distribuídas antes do 40º dia, ou seja, antes do dia do julgamento, para que o maior número possível de pessoas possa orar pelo falecido, mas pela cruz peitoral - absolutamente nada. Deveria estar no falecido e certamente não ser deixado como lembrança, e não apenas colocado em um caixão. Autor, você sabe muito pouco sobre a igreja, então ficou por aqui, sem intenção de ofender.

EM Valéry:

Por quanto tempo você consegue manter à vista uma foto do falecido em uma moldura de luto com uma fita?

Svetlana:

Valery, pelo que eu sei, as fotos são retiradas no 40º dia, mesmo horário da distribuição das coisas. Mas ouvi dizer que alguns deixam fotos por até um ano enquanto choram.

E ZHENYA ZHENYA:

DEPENDENDO DE QUEM FOI USADO
E COMO O HOMEM SE PORTAVA NELE

E Ira:

Eu não preciso de suas orações! E estúpido acorda. Em geral, não quero ver ninguém no meu funeral e, em geral, queimar meu cadáver. Ou melhor ainda, leve para a floresta e divida em pedaços... Deixe os animais comerem. E minhas roupas, para o inferno com elas, jogue-as no lixo.

eu Lyudmila:

Mas quem vai se preocupar com o seu cadáver? Deixe-o ficar onde morreram, deixe-o se decompor e todos ficarão felizes!

Materiais

Cortinas

Pano