Passando por boutiques de roupas, muitas vezes vemos manequins vestidos com lindas roupas. É no manequim que as coisas ficam mais vantajosas, pois não ficam penduradas no cabide como trapos disformes, mas demonstram todas as possibilidades de ajuste. Mas é possível comprar produtos de manequim e as lojas praticam isso? Vamos tentar descobrir.
Você deve comprar roupas de um manequim?
Não há dúvida se os vendedores podem lhe entregar um vestido de manequim.
Importante! As roupas de um manequim de exposição são o mesmo produto que as demais penduradas em cabides na área de vendas ou nas prateleiras. A recusa em vender tal item é ilegal.
No entanto, a questão de saber se vale a pena comprar tal vestido é altamente controversa. A questão é que óT Após uma longa permanência na boneca de exposição, o produto pode ficar bastante desgastado:
- aparece poeira;
- existem estrias;
- aparecem áreas queimadas ou brilhantes;
- elasticidade.
Importante! Ao adquirir tal produto, você pode solicitar com segurança um desconto adicional na finalização da compra.
Não devemos esquecer que peça ao caixa para indicar os defeitos das roupas compradas no recibo. Posteriormente, o comprador poderá devolver gratuitamente a mercadoria à loja nos termos da lei.
Por que os vendedores não querem despir o manequim?
Ao ver algo que gostou em uma loja sobre uma boneca de exposição, o comprador pode pedir aos vendedores que a tirem para adquirir o produto. Afinal, as roupas expostas na vitrine são as mesmas mercadorias com etiquetas de preço que estão nas prateleiras.
Mas a experiência mostra que nem todas as lojas fazem isso. Os visitantes dos pontos de venda muitas vezes se deparam com a recusa em expor o manequim. Ao mesmo tempo, os vendedores muitas vezes justificam sua relutância em fazer isso com a proibição do administrador da boutique. Isso está presente tanto em pequenas lojas quanto em redes de butiques.
Isto não acontece apenas na Rússia. Respondendo à pergunta, o administrador das lojas H&M na Estônia e na Finlândia observou que em suas lojas também é impossível tirar imediatamente da vitrine a roupa que você gosta. O fato é que o desenho e o vestir dos manequins são feitos por pessoas especiais - visual merchandising. Eles trocam as bonecas uma vez a cada duas semanas.
É importante notar que os vendedores não recusam totalmente a compra ao comprador. Eles se oferecem para dar a ele a coisa depois que a vitrine for alterada, isto é, dentro de duas semanas.
Os especialistas também observam que nenhuma das leis estipula que as roupas de um manequim devam ser vendidas. A lei também nada diz sobre descontos. Portanto, a questão de saber se as roupas devem ser vendidas na janela permanece em aberto. Aparentemente, os administradores das lojas decidem esta questão de forma estritamente individual, dependendo das circunstâncias.
Dicas para comprar roupas de manequim
Vendedores experientes confirmam que é exatamente isso que acontece. SOBREas roupas da vitrine não são retiradas a pedido do comprador no mesmo segundo. Você terá que esperar até o final da campanha publicitária.
Se uma pessoa quiser adquirir um item de um manequim, você deve seguir nossas recomendações:
- Se as roupas estiverem expostas em uma vitrine, é necessário entrar em contato diretamente com o decorador. Muito provavelmente, ele se oferecerá para deixar seu número de telefone e fornecer o item somente após o término do período de publicidade.
- Desde que a roupa esteja em manequim instalado no pregão, é necessário entrar em contato com consultores de vendas. Se houver muitos compradores, o vendedor poderá pedir que você espere ou volte mais tarde. Se houver poucas pessoas na loja, o vendedor tem o direito de desmascarar imediatamente o manequim e entregar ao comprador o produto de sua preferência. Mas ele também pode dizer que isso não é praticado na loja deles e cuidar da sua vida.
Importante! O sucesso é garantido ao comprador que pede aos vendedores que retirem o item da boneca com educação, sem pressão. Ninguém gosta de grosseria.
Assim, acontece que você pode comprar roupas pela janela, mas é improvável que consiga obtê-las em pouco tempo. Afinal, essa não é a esfera de atuação dos vendedores, mas dos anunciantes que organizam as mercadorias de forma a atrair os olhares das pessoas que correm preguiçosamente pelo shopping.