Já me deparei mais de uma vez com o facto de os representantes LGBT serem criticados pelas próprias pessoas LGBT por supostamente representarem incorretamente os interesses desta comunidade. Dizem que para combater a discriminação é preciso ser um pouco melhor que todos os outros. E aqueles que são criptografados sob a letra “T” na abreviatura são especialmente atacados. Vamos tentar entender essa questão relembrando os travestis e transexuais, populares na Rússia e no exterior.
Travestis famosos
É claro que um artigo não é suficiente para nomear todos eles, por isso me limitarei a apenas quatro representantes proeminentes.
Verka Serdiuchka
O ator Andrei Danilko usa a imagem de Serduchka exclusivamente para o palco, sem misturá-la com a vida. Você pode ficar indignado o quanto quiser por ele zombar das travestis, mas em primeiro lugar, a famosa “maestro” ganhou popularidade nos anos 90, quando o movimento trans na Rússia era inédito. Bem, quando se tratava de nós, Serduchka não estava no auge da popularidade há muito tempo.Bem, em segundo lugar, a imagem de Danilko não é satírica, ele não zomba de ninguém em particular, ele está apenas brincando, melhorando assim o humor de si mesmo e das pessoas ao seu redor. Serduchka nunca enfatizou o fato de que ela era um homem disfarçado, e não foi por isso que ela se tornou popular. Se Verka fosse realmente mulher, nada teria mudado.
Alexandre Shpak
Este é um caso diferente - ele não se faz passar por outra pessoa, mas simplesmente cria para si uma aparência com a qual se sente confortável, e é difícil chamá-lo de travesti: nunca se sabe quantas celebridades masculinas usam cosméticos, manicure e recorrem a cirurgia plástica, sem mudar a imagem para feminina? Poderíamos acusá-lo de fazer experiências no corpo só pela fama, desacreditando quem faz isso só para si, mas o Google me responde que Alexander começou a se maquiar muito antes de ficar famoso, e quando ficou famoso, ele simplesmente virou isso a seu favor.
Bruce Jenner
O transexual Bruce Jenner, membro da famosa família Kardashian, causou grande rebuliço em todo o mundo com sua transformação em Caitlin. Mas o mais importante é que isto foi seguido por uma reação da sua família, que o aceitou e apoiou, dando um exemplo positivo para aqueles que possam encontrar isto. E se voltarmos ao nosso tema, é importante que para receber o apoio da família ele não precise construir adicionalmente uma imagem positiva para si mesmo e fingir ser alguém que não é. Ele mostra com seu exemplo que se eles realmente amam você, sempre amarão você, não importa o seu sexo.
Andrey Pejić
Depois que o famoso modelo Andrej Pejic passou por uma cirurgia de redesignação de gênero (mudando seu nome para Andrea), muitos previram um declínio em sua carreira, citando o fato de ele ter se tornado popular justamente por ser um homem que parecia mulher, mas simplesmente mulheres bonitas na modelagem negócios e tão cheio. Porém, apesar das fofocas, a modelo continua seu trabalho de sucesso e não vai parar por aí.
Interessante! Adrea Pejic fez sua estreia no programa Giles Deacon com a marca Giles.
Um momento de psiquiatria
Para evitar qualquer confusão, farei uma breve excursão médica. Muitas pessoas não distinguem travestis de transexuais. Em termos simples, os primeiros não negam o seu género e convivem confortavelmente com ele, mas por uma razão ou outra gostam de usar roupas e outros atributos do sexo oposto. Alguns fazem isso no palco, alguns apenas na vida e alguns como entretenimento em casa. O segundo são pessoas que não se sentem pertencentes ao género em que nasceram e o seu sofrimento só pode ser corrigido através de uma cirurgia de redesignação de género.
Por muito tempo, a transexualidade foi considerada uma doença mental, mas há relativamente pouco tempo foi retirada da lista das doenças, pois após uma mudança de gênero o psiquismo dos transexuais não difere do psiquismo de todas as outras pessoas. O travestismo só é considerado um transtorno mental se a pessoa só consegue receber prazer sexual se tiver atributos do sexo oposto (em alguns casos, essas pessoas nem precisam de parceiro). Se um travesti consegue fazer sexo sem trocar de roupa, então está tudo em ordem com seu psiquismo.
Para concluir, direi que, na minha opinião, não é tão importante como exatamente as pessoas trans se posicionam no show business.O mais importante: mostram que existem, que são diferentes - bons e maus, como todas as pessoas.