Escolher roupas para bebês é tão divertido que muitas vezes ficamos preocupados com o quão fofos eles são, e não com o que eles se sentirão confortáveis. Porém, quando pensamos em como vestir uma criança, é importante pensar no seu desenvolvimento.
Priorize a liberdade de movimento e o conforto
Se o seu filho os alcançar ao ver brinquedos, é importante que a sua mão não fique presa por roupas pesadas.
Escolha tecidos macios e confortáveis e materiais elásticos, como jersey (também conhecido como material de camiseta). E escolha tamanhos que não afundem no tecido e interrompam a circulação. Não se esqueça da cintura, que fica bem ajustada à barriga. Roupas leves, especialmente ao redor dos braços e pernas, permitem que o bebê se mova e explore o mundo ao seu redor.
Escolha camisas ou camisetas com golas largas. Roupas confortáveis e fáceis de usar promovem a mobilidade e a independência do seu filho. Também facilita o treinamento para ir ao banheiro porque os cós elásticos facilitam a colocação e retirada das calças.
Liberte seus pés
Mantenha os pés do seu bebê descalços e livres sempre que possível. Isso permite que o bebê receba mais sensações nos pés (pisos de madeira têm uma sensação diferente do carpete felpudo), que são o centro nervoso do corpo.
Pés descalços proporcionam tração em ambientes fechados, onde as meias podem ficar escorregadias. Luvas e meias são boas para aquecer, mas impedem que o bebê explore o mundo ao seu redor.
Roupas para crianças engatinhando
Se o seu bebê engatinhar, os shorts são preferíveis às calças, pois permitem que o bebê se mova com mais liberdade e se familiarize com as diferentes texturas do chão ou carpete. Tente evitar calções e calças largas e compridas, pois podem causar dificuldade para andar e engatinhar. E, por mais fofos que sejam, guarde os jeans para depois - eles podem ser restritivos devido ao tecido.
As blusas também são ótimas quando o bebê está aprendendo a engatinhar, porque não se enrolam e atrapalham seus movimentos. Quando seu bebê aprender a engatinhar e começar a ficar de pé, você poderá passar para calças e camisas.
Remover atalhos
Remova etiquetas de todas as roupas ou procure roupas com etiquetas impressas e permanentes. As etiquetas podem causar coceira, irritar a pele do seu filho ou distraí-lo de observar e aprender enquanto ele se move pelo ambiente. Além disso, às vezes picam e causam as sensações mais desagradáveis.
Escolha materiais respiráveis
Lembre-se, quando seu bebê estava no útero sem roupa, ele usava o corpo como ponto de referência e a temperatura ao seu redor permanecia constante.Mas assim que saiu do seu corpo, eles vestiram um material novo e estranho - roupas! É importante que a roupa, especialmente para recém-nascidos, permita ao bebé manter o quadro de referência que tinha no útero, seja respirável, flexível e se adapte suficientemente à sua forma para que se sinta natural ao explorar o ambiente que nela se encontra.
As roupas são um aspecto importante do desenvolvimento de um menino de um ano porque são fundamentais para estimular a independência do bebê. E as menores mudanças podem fazer uma grande diferença na hora de dar ao seu filho a oportunidade de participar do processo de vestir.
Tente descobrir que tipo de roupa seu bebê gosta, você pode vê-lo estendendo a mão para tentar ajudá-la ou pode perceber que seu bebê dorme mais confortavelmente em algodão ou jersey. Em qualquer caso, dê preferência aos materiais hipoalergênicos.