Brinquedos de meias faça você mesmo

Meias do tamanho errado, presas no canto mais afastado de um armário ou cômoda, ou esperando pelo par perdido são encontradas em todas as casas. Algumas pessoas os jogam fora impiedosamente quase imediatamente. Algumas pessoas têm paciência para movê-los de um lugar para outro durante meses, até que a paciência se esgote. Mas quem não está privado de imaginação aprendeu a dar uma segunda vida a este guarda-roupa. A facilidade e rapidez de transformar uma meia num brinquedo infantil ou de interior torna esta actividade acessível até às crianças.

Brinquedos de meia - instruções

O produto só ficará bonito se o tecido não apresentar arranhões. Se a meia “agrada” com furo no calcanhar ou no dedo do pé, não importa. Você pode escolher um brinquedo que permita eliminar o defeito sem dor. Assim, por exemplo, o meio desfiado do dedo do pé não é crítico na hora de fazer um coelho. E sem salto vai sair uma boa boneca. O principal é que a pegada (suas partes superior e inferior) tenha uma aparência apresentável.

vários brinquedos de meia

O próximo ponto são os pequenos detalhes.Se o brinquedo for destinado a uma criança pequena, é melhor evitar miçangas e peças coladas. Em vez de olhos, botões bem costurados também são adequados. O nariz pode ser desenhado ou feito de tecido. E as esponjas são simplesmente bordadas.

A maioria das costuras do produto ficam ocultas porque são feitas por dentro. Mas se você não poupar o enchimento, a cor do fio pode privar o brinquedo do seu capricho. Portanto, é selecionado para combinar com as meias. E apenas o enchimento suficiente é colocado dentro do artesanato para que ele mantenha sua forma, mas não seja duro. Sintepon é considerado ideal para esses fins.

O algodão enrola-se quando lavado, por isso não é adequado como enchimento.

Brinquedos de pelúcia

A filha está olhando para uma boneca de plástico e insegura - você pode oferecer a ela uma alternativa suave e interessante. Tudo está nas mãos da mãe. As meias brancas se transformam em bonecos de neve em 5 a 10 minutos. Pessoas de cor reabastecem a coleção de personagens do teatro de fantoches caseiro.

Se você usar grãos ou miçangas como enchimento, a boneca também se tornará um simulador para o desenvolvimento da motricidade fina das mãos das crianças.

Boneca

bonecos de meia

Meia branca e colorida, tesoura, agulha e linha e recheio. Esta lista pode ser complementada com botões, miçangas ou olhos prontos. Ou você pode simplesmente desenhar os elementos necessários no rosto - as próprias costureiras cuidarão dos retoques finais. O processo básico passo a passo para fazer uma boneca é o seguinte:

  1. A meia colorida é cortada em três partes: a ponta com a marca, o salto com uma tira de tecido ligando a marca ao sapato, e o próprio sapato com borracha.
  2. A perna é unida com uma costura “agulha para frente” ao longo da linha de corte, formando um chapéu para a futura boneca.
  3. A parte do dedo do pé destacada em cor é cortada ao meio e a partir dela são formadas as pernas, costurando os cortes.Depois disso, o traço é virado do avesso e preenchido com massa.
  4. O buraco restante é fechado com ponto de agulha para frente. O contorno das alças é formado por alfinetes, que depois são costurados com ponto. Visualmente, o resultado lembra mãos enfiadas nos bolsos.
  5. O traço da meia branca é recheado com enchimento e costurado. A bola resultante é a cabeça da boneca.
  6. A cabeça e o corpo estão conectados, um boné e um capuz são colocados. Resta desenhar ou bordar o rosto.

Se você não tiver enchimento de poliéster para enchimento, pode substituí-lo por pequenos pedaços de uma camiseta velha.

Boneco de neve

Você não consegue pensar em um brinquedo mais simples do que este. Basta preencher 3/4 de uma meia branca com enchimento de poliéster, miçangas ou grãos e amarrar com um fio forte. A borracha livre restante é virada e costurada ou colada. Depois disso, o espaço em branco na região do calcanhar é amarrado com uma fita brilhante e o boneco de neve está pronto. Resta costurar ou desenhar botões, olhos, nariz e boca.

boneco de neve de meia

Para evitar que o brinquedo vire, primeiro coloca-se um pouco de grão na meia e depois enche-se com um material mais leve.

Brinquedos bi-ba-bo

bi-ba-bo

A principal dificuldade na confecção desses brinquedos é a correta formação da boca do futuro personagem. Para realizar a tarefa com facilidade e rapidez, você precisará de cola, papelão e pedaços de tecido coloridos (rosa, vermelho ou laranja). O processo de fabricação desse brinquedo é extremamente simples:

  • uma forma oval é recortada em papelão, cuja largura é 5-7 mm menor que a largura da meia;
  • usando-o como molde, prepare um pedaço de tecido colorido;
  • a meia é esticada de forma que seus lados direito e esquerdo fiquem simetricamente;
  • do lado do dedo do pé, é feito um corte no centro igual à metade da parte longa do oval;
  • A linha de corte da meia é colada no molde de papelão e, em seguida, um encarte colorido é anexado a ela.

A base está pronta. Resta costurar os olhos, orelhas e língua no formato desejado e o personagem está pronto para contar histórias fascinantes.

Animais

Meias felpudas brilhantes fazem animaizinhos originais que você só quer acariciar.

Produtos muito gastos deixam os animais desarrumados e tristes.

Leitão

porco meia

Para fazer isso, você precisará de uma meia com biqueira de cor viva e diferente do restante do produto. Este será o focinho do futuro porco, cujo processo de fabricação também é bastante simples.

  1. A meia é preenchida com enchimento aproximadamente até o meio da marca. O excesso é cortado e o orifício da bola formada é fechado com uma costura de “agulha para frente”.
  2. O segmento restante é colocado no corpo do leitão de forma que a borracha fique próxima ao dedo do pé. A borda frontal é fixada à base com uma costura oculta. A parte de trás, após cortar o excesso da meia, é costurada como no parágrafo anterior.
  3. O material restante é separado cortando o calcanhar, que é cortado ao meio. As orelhas são feitas a partir dos espaços em branco resultantes. Os detalhes são costurados ao corpo e falta desenhar o rosto.

Se você costurar um fio fino dentro do rabo de cavalo, ele poderá ser torcido em uma espiral característica.

gatinha

Para fazer um ronronar fofo, você precisará de um par de meias curtas idênticas. Um deles vira e se endireita na mesa com o calcanhar para cima. Em seguida, é cortado: do lado do dedo do pé até aproximadamente o meio da marca e do lado da borracha até aproximadamente o mesmo comprimento.

gatinho meia

Os cortes são costurados para formar as patas do gato. Em seguida, sob o calcanhar, do lado da borracha, é feita uma pequena incisão, por onde o produto é virado do avesso e recheado.

A segunda meia invertida é cortada ao meio ao longo da linha onde o calcanhar encontra a pegada. O buraco do lado do calcanhar é costurado com ponto agulha para trás.Você pode costurar do centro para a borda, formando as características orelhas de gato. A peça de trabalho é virada do avesso e preenchida. Formada a face, corta-se o excesso da borracha e sutura-se a parte.

gatinhos feitos de meias

A cabeça do gatinho é costurada ao corpo pela lateral da pista. E no local por onde foi preenchido o corpo do gato, é costurado um rabo costurado com os restos de uma meia. Purr está quase pronto, só falta pintar ou bordar o rosto.

Coelhinho

A meia com salto alto é cortada do lado dos dedos até aproximadamente o meio da pegada. Por outro lado - até o início do calcanhar. Os cortes são costurados juntos, com exceção do furo entre as futuras pernas (na ponta) suficiente para virar a peça do avesso. Virando a meia do avesso, preencha e costure.

coelho de meia

A partir da segunda meia são feitos padrões para as patas dianteiras e uma cauda de pom-pom. As peças são costuradas de forma que o salto da primeira meia seja o rosto do coelhinho. Só falta costurar os olhos dos botões, bordar o nariz e a boca, e o bichinho orelhudo da criança está pronto.

Ouriço

ouriço de meia

A partir de uma meia velha e solitária, é fácil criar um ouriço vivendo no parapeito de uma janela que pode ensinar as crianças a cuidar das plantas. Para fazer isso, um pouco de terra limpa é colocada no produto. O volume restante é preenchido com solo com sementes de plantas. Amarra-se a borda livre da meia e coloca-se o futuro ouriço num prato, tendo previamente formado o focinho. Ao regar e virar ocasionalmente o ouriço para que o sol aqueça uniformemente as suas laterais, dentro de uma semana as crianças irão desfrutar das exuberantes agulhas verdes de um interessante “animal de estimação”.

Outras opções simples e interessantes para usar a imaginação

brinquedos de meia de urso

Uma meia pode ser qualquer coisa: um brinquedo interessante, uma capa de copo ou até um porta-telefone. O principal é esquecer por um momento o uso a que se destina, olhar em volta e imaginá-lo no lugar deste ou daquele objeto.E então é uma questão de pequenas coisas: tesoura, agulha e linha, 10-20 minutos de tempo livre e pronto. Chega de meias esquecidas amontoadas desamparadamente no canto da cômoda.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano