Um dos tipos de distúrbios do sistema músculo-esquelético humano é uma doença chamada esporão do calcâneo. Tem um nome tão interessante devido à dor característica na região da planta do pé próxima ao calcanhar e à formação de um crescimento ósseo neste local. Você tem a sensação de que a cada passo você pisa em algo afiado. Foi daí que veio a comparação.
Para tratar e prevenir o desenvolvimento de complicações posteriores na prática médica, existem diversas opções de calçados, meias e curativos corretivos. Isso inclui o meia Estrasburgo. Neste artigo, mostraremos como fazer você mesmo meias corretivas.
O que é uma meia Estrasburgo e para que serve?
A meia Estrasburgo é um dispositivo de fixação (funcionalmente semelhante às órteses noturnas) para manter o pé em uma posição por 6 a 8 horas durante o sono.Externamente, parece uma meia longa com uma fita de velcro conectando a borda frontal e a circunferência do joelho. Feito de tecido e é uma boa alternativa aos modelos caros de órteses.
É possível fazer você mesmo uma meia de Estrasburgo?
A meia Estrasburgo se destaca pelo fato de poder ser feita em casa com materiais improvisados e baratos. Isso o torna uma opção particularmente boa para substituir dispositivos médicos caros, pesados, enormes e bastante caros. Não requer muito tempo, esforço e conhecimento para fazê-lo. Os materiais mais comuns disponíveis no dia a dia são adequados para isso. Para sua comodidade, fornecemos instruções passo a passo para costurar esta palmilha.
O que é necessário para a produção
Antes de realizar o trabalho, precisamos decidir sobre as ferramentas e materiais que precisaremos para isso:
- meia normal ou meia longa;
- tesoura;
- fios com agulhas;
- fita com ajustador de comprimento;
- Velcro.
Isso é tudo que você precisa. O desenho da meia é muito simples e não requer nenhum equipamento especial. Tudo isso geralmente está à mão.
Plano passo a passo para fazer uma meia de Estrasburgo com as próprias mãos
Existem diversas formas de fazer esse modelo de meia corretiva. Pode ser feito a partir de meias adicionando-lhes uma fita de retenção especial. A opção mais fácil e rápida, adequada para uma noite, seria usar meia longa. Descrição detalhada de sua modernização:
- Coloque a meia na perna (de preferência uma meia de lã ou tecido grosso).
- Abaixe a borda superior da meia até o terço médio da canela.
- Prenda a extremidade frontal puxada resultante no elástico da meia. Prenda com um alfinete ou fita, se necessário.
IMPORTANTE: este modelo não fornecerá o nível de tensão necessário e poderá servir apenas por uma noite, no futuro, se você quiser fazer uma meia Estrasburgo com as próprias mãos, precisará de um modelo mais confiável.
O plano de fabricação desta opção não difere muito do anterior em termos de complexidade:
- Leve uma meia longa, prática e confortável, selecionada para caber nos seus pés.
- Faça uma fita de tecido com 3 cm de largura e comprimento ajustável.
- Para ajustar o comprimento, costure velcro em uma tira de tecido.
- Costure uma ponta na joelheira e a outra na borda frontal da meia.
Ao alterar o comprimento, você pode ajustar o ângulo e a tensão, o que contribui para um efeito benéfico no pé.
Como usar uma meia Estrasburgo caseira
Você pode usar uma meia Estrasburgo caseira em casa. Sua função é fixar o pé em uma posição, protegendo contra qualquer dano mecânico e formação de microtraumas na aponeurose do pé. Tudo o que você precisa fazer é calçar a meia à noite, escolher uma posição e um ângulo que seja confortável para você e deixá-la colocada por 6 a 8 horas. Depois de apenas algumas semanas, a dor diminuirá e você se sentirá mais confortável ao caminhar.