Meias de crochê para iniciantes (com descrição passo a passo)

meias de crochê para iniciantesMeias quentes de lã são quase insubstituíveis na estação fria. Isto é especialmente verdadeiro para produtos tricotados à mão que se ajustam perfeitamente ao pé e têm uma aparência elegante. É fácil criá-los usando uma agulha de crochê; leva apenas um pouco de tempo. E o resultado pode surpreender agradavelmente. Você só precisa entender o assunto, escolher o fio, modelo e estampa certos.

Para tricoteiras iniciantes, mostraremos passo a passo como fazer meias de crochê.

O que você precisa para trabalhar

fio, gancho
Antes de começar a trabalhar, vale a pena se preparar.

Seleção de fios

As meias mais quentes são feitas de lã. Porém, em sua forma pura, esses fios secam rapidamente e perdem a aparência impecável. É por isso é melhor escolher fios que contenham pelo menos uma pequena porcentagem de produtos sintéticos. Será bastante quente, fofo, mas ao mesmo tempo durável.

Para meias vazadas, ao contrário, é melhor usar fios sem lã alguma.. Este fio facilita o tricô de padrões complexos. Além disso, é mais durável.

Qual gancho escolher

A ferramenta apropriada é selecionada dependendo da espessura das roscas.

  • Se você escolheu fio grosso, digamos 200 metros por 100 g, então servirá gancho 3,5 mm.
  • Se os fios forem mais finos, então vale a pena escolher a opção 2,5–3 mm.

De qualquer forma O principal critério para escolher uma ferramenta deve ser a conveniência de usá-la neste caso específico.

Importante! Para partes mais grossas da meia, você deve usar um gancho menor.

Por exemplo, se você escolheu 3,5 mm como principal, é melhor parar em 3 mm para o elástico.

Além dessas duas coisas fundamentais, você precisará de um diagrama e uma descrição do modelo de meia de seu interesse para trabalhar. E também um pouco de entusiasmo e tempo.

Como tricotar meias para iniciantes

Embora existam muitas opções, vale a pena focar em alguns dos estilos mais simples, populares e eficazes.

Padrão simples de crochê simples

O padrão mais básico é o crochê simples. E você pode até tricotar meias fofas com ele.

padrão simples de crochê simples

Parte do topo

O trabalho deve ser feito a partir do topo da meia, confeccionado em padrão nervurado - elástico. O diagrama para sua implementação é mostrado na figura. Você precisa começar com vários loops de ar - o número deles é determinado pelo comprimento que você deseja obter.

Para este exemplo, o número deles era 34.

Depois vem a vez dos pontos baixos na metade posterior de cada laçada.

esquema 1

O número de linhas é determinado pelo diâmetro do tornozelo e varia de 32 a 36. Depois disso, as bordas superior e inferior do tricô são fechadas com laços de conexão.

Salto

Em seguida, o calcanhar é tricotado. Para fazer isso, o círculo de loops resultante é dividido ao meio. Na metade inferior, crie um retângulo a partir de pontos simples em ambos os fios de cada laçada.A altura desta parte deve ser igual a ½ da largura.

Então o calcanhar começa a estreitar. Cada carreira seguinte deve ter 6 pontos a menos que a anterior. Assim, o retângulo é reduzido a zero.

Depois vem o pé. É tricotado em círculo formado pela metade da circunferência do elástico e pelas laterais do calcanhar. Os loops diminuem gradualmente - 2 em cada linha. Reduza até que o diâmetro da parte tricotada comece a corresponder ao tamanho do calcador. Depois disso, param de diminuir as laçadas e tricotam em carreiras retas e uniformes até o início da meia.

Agora o estreitamento ocorre novamente - a diminuição dos loops em cada linha deve ser igual a 4. O processo continua até que o círculo seja reduzido a um ponto.

Importante! A diminuição dos loops não deve ser feita em local aleatório, mas exatamente um loop acima do outro. Normalmente, essas linhas “descendentes” são feitas nas laterais do produto.

Meias meia pilha masculina

Uma base popular para meias são meias pilhas. Vejamos como tricotar um modelo masculino simples com a ajuda deles. Use nosso algoritmo passo a passo.

meia meia masculina

Dedo do pé

Você deve começar pelo dedo do pé. Neste exemplo, é feito em azul rico. Você deve começar em círculo a partir do centro com 7 voltas de ar. Em seguida, são usados ​​​​meios pontos altos duplos. Seguindo o padrão 1, continue tricotando até atingir um diâmetro que corresponda ao seu tamanho.

Após o dedo do pé, você precisa prosseguir para a criação do pé. No nosso caso, é feito de fio azul.

padrão para meia masculina

Esta parte da meia é tricotada em meios pontos simples em redondo até ao comprimento em que é necessário começar a adicionar laçadas para alargar o tornozelo. Isso tem aproximadamente 20–22 cm e, em seguida, adicione 4 voltas por linha, antes e depois das voltas do meio.No total, para meias masculinas, você precisará de 6 a 7 linhas.

Salto

salto

Depois disso, é a vez do calcanhar. Na foto, essa parte do produto é feita na cor amarela. Pode ser tricotado conforme o padrão com 2 pontos baixos. Serão necessárias aproximadamente 19–21 linhas.

Principal

Depois disso, resta apenas a parte superior da meia. É realizado em meias colunas simples em círculo, começando na parte superior do calcanhar. Quando parar cabe a você decidir. Depende de quanto tempo o produto que você precisa.

Meias a céu aberto

A opção openwork será útil no verão. EGeralmente é feito de fios sintéticos ou de algodão mais finos.

a céu aberto

Importante! Recomenda-se escolher uma malha mais justa para a ponta e o calcanhar do produto. Afinal, são essas partes da peça que suportam a carga mais pesada quando usadas.

diagrama a céu aberto

Este modelo começa a ser tricotado pela ponta do pé. No exemplo desta parte foram utilizados pontos altos duplos com diminuição de 6 laçadas por carreira. Mas você pode usar outro tipo de padrão - pontos simples ou até meios pontos.

Em seguida, tricote a parte principal da meia de acordo com o padrão. Observe que o padrão deve ter um orifício para o calcanhar.

É criado por último em carreiras circulares com pontos decrescentes. Exatamente o mesmo que para o dedo do pé, Pode ser usado ponto alto duplo, ponto baixo simples ou meio ponto alto duplo.

Variações

Seguindo as instruções passo a passo, você poderá tricotar quase qualquer modelo. Porém, ficando um pouco mais confortável com o gancho nas mãos, você pode experimentar, criando suas próprias variações.

meias até o joelho

Por exemplo, faça a parte inferior da meia de acordo com um dos padrões padrão e a parte superior de acordo com algum outro padrão especial. Qualquer um dos oferecidos na Internet ou em revistas especializadas.

variações

Desta forma, você pode criar meias elegantes e elegantes até os joelhos.

Dicas para meias de crochê

Existem algumas coisas básicas a serem lembradas ao trabalhar com crochê.

  • O processo de preparação é muito importante. Antes de começar a criar um par de meias, selecione o fio e a agulha apropriados. Selecione um modelo. Certifique-se de compreender claramente todas as etapas do trabalho.
  • Você deve prestar atenção ao tamanho dos loops. Para deixar o padrão bonito e uniforme, os laços devem ser do mesmo tamanho. Isso não se aplica apenas aos mais externos da linha - é recomendável puxá-los um pouco mais do que o restante dos laços.
  • A ponta da linha deve ser cuidadosamente fixada. Ao terminar o tricô, deve-se esconder a ponta do fio para que não fique para fora. Mas, ao mesmo tempo, fixou com segurança o último laço para que a meia não se desfizesse.

Em mãos habilidosas, um gancho é uma ferramenta incrível com a qual você pode criar as coisas mais vibrantes, incomuns e interessantes. Inclui meias de malha de qualquer cor e estilo que podem decorar o seu guarda-roupa.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano