Fazer algo com as próprias mãos não é apenas agradável, mas também está na moda. Porque o resultado são coisas únicas. É bom fazer coisas não só para você, mas também para mimar seus entes queridos.
Bem, que avó não ficaria feliz com as meias novas da sua querida neta. Esses lindos presentes podem ser feitos em apenas algumas horas.
Seleção de fios
Para uma pessoa experiente na área de tricô - a questão de escolher o fio não é tão urgente quanto para um iniciante. Mas com as meias tudo é simples - elas devem estar quentes. É por isso É melhor prestar atenção aos fios com alto teor de lã.
Também é preciso atentar para a espessura do fio. Por exemplo, existem fios de lã com fios muito finos - não funciona.
O esquema de cores já é um indicador individual. Será uma grande vantagem se as meias também forem de uma cor da moda.
Seleção de agulha de tricô
É mais conveniente tricotar meias com agulhas especiais para meias. Existem apenas 5 agulhas de tricô no conjunto, geralmente 2-3 mm. O tamanho depende da espessura do fio e de como exatamente a pessoa tricota.
Se a artesã tricota frouxamente, é melhor comprar agulhas finas, e tricotar muito apertado predispõe à compra de agulhas de tricô mais grossas.
Fosco ou brilhante - também depende da preferência individual. Mas os brilhantes têm uma superfície escorregadia. Existem também conjuntos de agulhas de tricô de bambu. São muito confortáveis de tricotar.
Como determinar o tamanho da sua meia?
Antes de tricotar meias você precisa faça certas medições. Eles ajudarão a tornar este produto confortável de usar. Mas nem sempre é possível fazer medições. Por exemplo, ao tricotar meias para a vovó.
Nem sempre é possível ir e medir. É por isso Todos os tamanhos estão relacionados ao verdadeiro tamanho do calçado de uma pessoa. Você só precisa usar a fórmula.
Comprimento da meia = (tamanho do sapato: 3) * 2
Se o tamanho do sapato da pessoa é 38, então precisa ser dividido por 3 e multiplicado por 2. O comprimento da meia para o tamanho 38 será igual a 25,3.
Existe uma tabela especial que ajuda você a escolher os indicadores certos para cada tamanho.
É muito cómodo, indica quantas voltas terá de montar e calcula a largura do calcanhar e a sua altura. É assim que são criadas as meias perfeitas.
Cálculo de loop
Nem todo mundo está pronto para confiar na mesa e fazer tantos pontos quanto recomendado pelos padrões GOST. Por que não calcular você mesmo este indicador?
Para fazer isso, você precisa saber apenas duas medidas - a circunferência do tornozelo e do peito do pé. Some os dois indicadores e divida por 2. É assim que a média é calculada. Deve ser referido como a circunferência da futura meia.
Depois você precisará tricotar uma pequena amostra e use-o para calcular o número necessário de loops.
Importante! O número de laçadas para tricotar uma meia deve ser múltiplo de 4. Já o tricô é feito em 5 agulhas de tricô.
Como tricotar meias em 5 agulhas de tricô: instruções passo a passo para iniciantes
Qualquer meia tem 5 partes:
O primeiro é o elástico e chama-se punho de meia.
A segunda é a parte superior da meia.
O terceiro é o calcanhar.
A quarta é a parte principal da meia.
O quinto é o dedo do pé e a ponta da meia. Esta é a ordem em que você deve começar a tricotar qualquer meia.
Um conjunto de pontos em 2 agulhas de tricô juntas
Tudo está pronto para o trabalho. Os loops foram calculados há muito tempo. O fio foi selecionado e as agulhas de tricô estão deitadas esperando sua vez.
Você está pronto para usar e geralmente usa um conjunto tradicional de casas de botão para meias. Mas ninguém exclui o uso de outro. Vamos começar pela 1ª etapa e aos poucos considerar tudo: desde lançar as laçadas até diminuir as laçadas para a ponta da meia.
Vejamos todas as etapas passo a passo. Duas agulhas de tricô são conectadas entre si e começamos a montar as alças das agulhas de tricô.
Discamos o número desejado, que será um múltiplo de 4. Em seguida, preparamos todas as outras agulhas de tricô e você pode passar para a próxima etapa e a primeira linha.
Mudar para tricô circular (4 agulhas de tricô)
A primeira linha e esta é a linha quando você precisa adaptar todas as agulhas de tricô.
Divida o número total de voltas por 4 e use um elástico para tricotar 1/4 dos pontos em uma agulha de tricô. Faça isso para cada uma das 4 agulhas de tricô. Tricotar um elástico em redondo.
Importante! A primeira linha sempre parecerá um pouco inacabada e por isso é melhor prender imediatamente o resto do fio que fica pendurado para que o círculo feche mais firmemente.
Tricotar na quinta agulha com a primeira. Quando a primeira é liberada, no tricô ela passa a ser a agulha principal e assim por diante.
Goma inglesa
Para criar meias Você pode usar diferentes elásticos para o punho. Este poderia ser um elástico 1*1.Elástico muito comum em meias com padrão 2*2.
Alguns se acostumaram a usar elástico inglês em todas as meias, são muito volumosas, esta não é a melhor opção.
É correto usar tricô normal de “meia”, embora você possa decorá-lo com decoração (padrões ou enfeites). Para fazer isso, você terá que contar constantemente os loops, o que é difícil para um iniciante.
Para o tricô circular, o canelado inglês será um pouco diferente:
1ª linha: deslizar um ponto de crochê duplo, purl. P.
2ª linha: pessoas p. (tricotar uma laçada e laçada), retirar 1 laçada com laçada. P.
3ª linha: pessoas P. retire com o fio, purl. P. tricotar uma laçada com ponto alto duplo.
Designações: fora. p. (laço purl), tricotar. n. (laço facial).
Próximas carreiras alternativas 2 e 3.
Transição para o calcanhar
Este já é o início da parte superior da meia. A altura pode ser alterada e isso alterará a altura da própria meia. Geralmente é de 5 a 6 cm.
Em seguida, o tricô continua em duas agulhas de tricô - a chamada altura da parede do calcanhar é tricotada. Este indicador também pode ser encontrado na tabela de tamanhos.
Em seguida, a partir de duas agulhas de tricô destinadas ao calcanhar, selecione a largura do calcanhar e o calcanhar em si é tricotado. Para fazer isso, tricote essas alças do meio e pegue uma alça de cada borda das alças restantes nas agulhas do calcanhar. Isso cria um “bolso” para o calcanhar.
Quando este salto é tricotado, é necessário montar na borda do calcanhar resultante. E esse indicador está na tabela abaixo.
Após a moldagem, todas as agulhas de tricô continuam tricotando e fica novamente circular. Mas a quarta parte da meia já está tricotada - a parte principal. Você precisa tricotar no comprimento desejado e depois começar a diminuir.
Tricotando um dedo do pé
As diminuições são a parte nova.. Esta será a ponta da meia. É mais conveniente diminuir em dois pontos - nas laterais do dedo do pé.
Isso criará um arredondamento perfeito. Mas muitos também diminuem 4 pontos. Principalmente se a perna for muito fina. Quando restarem alguns laços, feche-os e esconda o fio.
Não é tão difícil tricotar meias. Mas será incomum para um iniciante manusear 5 agulhas de tricô ao mesmo tempo. Portanto, mesmo as meias mais simples exigirão paciência do mestre.
Lindos padrões podem ser obtidos se você adicionar algum tipo de padrão em vez do ponto meia usual para a meia.
Padrões para decorar meias
Padrões interessantes que podem ser usados para decorar meias adultas ou infantis depois do elástico inglês (antes de passar para o calcanhar).
Por exemplo, após 10 linhas de inglês. elásticos 1*1 (alças de tricô/purl alternadas). Em seguida, o ponto meia é tricotado em 3 agulhas (todos os pontos são tricotados). O padrão (rapport) consiste em 12 loops. Ficará lindo se for colocado na parte externa da meia, na lateral ou na frente. Tricotar 12 cm (modelo abaixo):
Assim ficará o padrão no produto, podendo ser tricotado em todo o comprimento da meia ou até o calcanhar:
Decorações temáticas tradicionais de inverno (flocos de neve, pássaros, etc.):
Idéias criativas para meias de tricô: