A mostarda seca é amplamente utilizada em diversas áreas: no cuidado dos cabelos, como tempero e como remédio para resfriado. Se uma criança estiver com coriza e tosse, os adultos não têm pressa em administrar imediatamente medicamentos fortes. O tratamento pode ser feito com receitas populares, por exemplo, usando mostarda nas meias.
Por que colocar mostarda nas meias?
Estas meias são tão eficazes como os emplastros de mostarda farmacêuticos, mas têm o mesmo efeito, pois criam um efeito de aquecimento. O pó contém muitos óleos essenciais que tendem a irritar a pele, o que, por sua vez, acelera a circulação sanguínea.
Se o pó seco for colocado nas meias, ele age muito lentamente, praticamente não há risco de queimaduras.
Como usar meias mostarda para tratamento
Antes de calçar as meias, você precisa enxugar os tornozelos - o pó úmido pode causar queimaduras. Para o tratamento, é melhor escolher produtos de algodão em vez de produtos de lã.Um resultado positivo deste procedimento ocorre somente após vários procedimentos.
Atenção! Você precisa ir para a cama à noite de meias e se enrolar em um cobertor. O volume de pó necessário para um aquecimento eficaz dependerá da idade do paciente e do tamanho do pé. Pela manhã, a pele deve ser enxaguada com água para retirar qualquer resíduo de mostarda.
Para adultos
Para realizar os procedimentos, um adulto precisa de aproximadamente 2 colheres de sopa. mostarda em pó. Se a perna for grande, o volume pode ser aumentado.
A mostarda é adicionada antes do início do processo de cicatrização, caso contrário, pode derramar ou aglomerar-se. Antes de calçar as meias, é necessário excluir a possibilidade de alergias.
Para fazer isso, você precisa colocar um pouco de mostarda no cotovelo com um gesso e verificar a reação após 1-2 horas. Se houver vermelhidão ou erupção na pele, você não deve usar este método.
Para crianças
Ao contrário dos emplastros farmacêuticos de mostarda, permitidos para crianças a partir dos 2 anos, o pó de mostarda pode ser aplicado em crianças a partir de um ano. Mesmo assim, é aconselhável discutir quaisquer receitas tradicionais com o seu médico.
Este método é usado com cautela em crianças, pois a pele delicada é vulnerável e podem ocorrer queimaduras. O pó deve estar seco durante todo o procedimento.
Atenção! Para curar um resfriado em uma criança, basta 0,5 colher de chá. mostarda. Além disso, não podemos esquecer que para realizar o procedimento é necessário primeiro calçar meias finas nos pés secos, depois uma segunda com mostarda e, por cima, meias de lã.
Ao final do procedimento, os pés devem ser lavados com água e bem secos. Não há necessidade de permitir que as crianças andem descalças pelo apartamento após a sessão.
Precauções e contra-indicações
Ao tratar coriza com meias mostarda, você precisa tomar alguns cuidados:
- Após a sessão, as meias devem ser retiradas e qualquer resíduo de mostarda deve ser lavado com água;
- Definitivamente, você precisa verificar se há alguma reação alérgica em sua pele;
- Antes do procedimento, a pele dos pés deve estar seca e limpa.
Para uma cura completa, é necessário realizar um curso de 10 sessões. Se houver sensação de queimação no pé ou o bebê reclamar de desconforto, tire imediatamente as meias e enxágue os pés com água.
Referência! Se a temperatura corporal aumentar, a sessão deve ser adiada: o superaquecimento é tão prejudicial quanto a hipotermia grave.
Nem todos os pacientes podem ser tratados com mostarda, mesmo que haja uma síndrome de tosse muito forte. Não deve ser utilizado nas seguintes situações:
- doenças acompanhadas de febre alta;
- doenças de pele;
- vários danos à pele.
A mostarda em pó ajudará crianças e adultos contra resfriados. Também ativa a circulação sanguínea, o que facilita muito a respiração e tem um efeito positivo na liberação de catarro durante a tosse seca.