Quando está frio lá fora, você quer ficar sentado o dia todo enrolado em um cobertor. No entanto, nem todos se atrevem a fazer isso se tiverem que trabalhar. Nesse caso, um poncho virá em socorro. Por ser uma roupa tradicional da América Latina, chegou até nós na forma de uma capa quentinha. Você mesmo pode costurar com uma estola quente.
Faça você mesmo roubou poncho
Fazer um poncho de estola com as próprias mãos é bastante simples. Isso não requer padrões ou medidas complexas. Mas como todo produto feito à mão, ele se destacará pela sua energia e originalidade especiais.
Materiais e ferramentas
Para fazer um poncho você vai precisar de:
- roubou lenço;
- tesoura;
- tópicos;
- giz para desenhar em tecido;
- um pouco de imaginação e elementos decorativos (botões, fechos, laços, tranças).
Você pode costurar na máquina de costura ou à mão.
Descrição do processo de trabalho
Depois de preparar tudo que você precisa, você pode começar:
- Dobre a estola ao meio transversalmente e depois ao meio novamente no sentido do comprimento.
- O canto onde fica o centro do lenço será cortado para o decote. Para fazer isso, você precisa medir 10 cm para o lado e para baixo e traçar uma linha com giz. O resultado é um triângulo que precisa ser cortado.
- Depois de desenrolar a estola, dobre-a ao meio no sentido do comprimento. Na frente do futuro poncho, alongue o decote em 5 cm.
O resultado deve ser algo assim:
Você pode fazer centenas de variações diferentes de ponchos com ele.
Você pode usá-lo reto, sem cortar ou costurar mais nada.
Importante! Para manter uma aparência cuidada por mais tempo, é necessário tratar o pescoço. Para fazer isso, você pode nublar a borda com fios de tricô ou costurar uma trança.
A segunda opção parece mais interessante, mas também demorará um pouco mais para ser criada. Por esta:
- Corte a parte frontal da peça de trabalho ao longo da linha de dobra até o fundo.
- Finalize as bordas com ponto manta ou trança junto ao decote.
- Faça fendas para as alças em uma metade da frente e cubra as bordas.
- Costure botões na outra metade.
A segunda versão do poncho está pronta:
Referência! Os botões podem ser facilmente substituídos por um alfinete ou broche grande.
Um resultado ligeiramente semelhante pode ser obtido costurando botões em uma borda da estola e laços na outra:
Outra opção original é costurar as bordas da estola em apenas um ombro. Neste caso, a curva do lenço passará ao longo do segundo ombro. A costura deve ir do ombro ao cotovelo.
Em vez de uma costura, você também pode usar botões ou um zíper para conectar.
Um poncho pode ser não só quente, mas também leve para o verão. Para fazê-lo você precisará de dois lenços de chiffon, cetim ou seda medindo aproximadamente 60 cm por 180 cm.
Importante! Os lenços podem ser da mesma cor ou diferentes.Mas eles devem estar em harmonia entre si e ter a mesma textura.
Então, você precisa dobrar os lenços com os lados direitos juntos. Costure ao longo de uma das bordas, deixando uma fenda de 45–50 cm no meio para o decote.
Tudo o que você precisa fazer é desdobrá-lo e pronto!
Atenção! Se um poncho de verão pode ser feito com dois lenços, então a versão de inverno é melhor feita com um. Caso contrário, será bastante pesado.
Algumas dicas
- Para deixar o poncho mais funcional, é melhor fazer a bainha do forro de dentro para fora. Assim ficará mais quente e arrumado, e esse poncho durará mais. Pode ser feito de tecido de forro comum, mas é melhor de algodão ou flanela.
- Também é preciso prestar atenção ao acabamento das arestas obtidas no corte. Se não forem enfeitados com trança, devem ser finalizados com overlocker ou ponto overlock costurado à mão.
- Se botões forem usados como fecho, deve haver poucos deles (2–4 peças) e devem ser grandes. Como o poncho é uma capa muito volumosa, pequenos detalhes simplesmente serão perdidos.
- Você também pode fazer bolsos para o poncho. Podem ser um elemento puramente decorativo ou ter um significado funcional.
- Se suas mãos se sentirem confortáveis com as agulhas de tricô, você pode prender uma gola quente na estola do poncho. E então você pode caminhar com segurança até o final do outono.
- Quando não quiser remodelar sua estola, você pode usar uma alça. Ao cingir um lenço com ele, obtemos agasalhos que lembram um poncho.