Um casaco quente e elegante que enfatiza discretamente seus pontos fortes e esconde habilmente suas falhas estará na moda em todos os momentos. É especialmente apreciado pelos amantes do estilo clássico de roupa. Alguns acreditam que o casaco com o nosso design habitual é uma relíquia conservadora do passado, mas é difícil concordar com esta opinião. Este agasalho fica bem em mulheres e homens, e os designers modernos oferecem modelos inusitados que encantam até os fashionistas ávidos.
O protótipo do casaco moderno surgiu na Espanha no século XVII. Naquela época, um manto com capuz de corte simples era famoso entre os camponeses locais. Na mesma época, esse manto era usado pelos servos do palácio na Holanda e pelos soldados na França.
Considero o “bisavô” do clássico casaco masculino de corte reto o redingote, surgido no século XVIII. Tinha mangas compridas (até o pulso), lapelas, gola e bainha com fenda. Além disso, era fechado na frente com botões e era usado na estação fria.Os homens daquela época apreciavam esse agasalho confortável e quente, e o casaco de montaria rapidamente deixou de ser um atributo da equitação para se tornar parte do guarda-roupa do dia a dia.
No século XIX, um novo entretenimento tornou-se moda entre os aristocratas europeus: eles encomendavam designs de casacos individuais. É preciso dizer que os fashionistas da época não sofriam de falta de imaginação e por isso surgiam cada vez mais novos estilos deste agasalho.
Além disso, o casaco sempre esteve presente nos equipamentos militares. Por exemplo, durante muitos anos, o vestuário exterior tradicional das forças terrestres foi um casaco trespassado, enquanto o da Marinha foi um casaco trespassado. Os soldados usaram-no ativamente até meados do século XX. Somente na década de 50 foi reconhecido como impraticável para o exército. Porém, em nosso país com seu clima rigoroso, os militares ainda usam esse agasalho, mas não o tempo todo, mas em alguns casos.
Hoje a variedade de modelos e estilos surpreende. Entre os mais populares estão os seguintes:
O casaco costuma ser decorado com detalhes individuais, como strass, pele, inserções de couro, fivelas ou cinto. Mas mesmo na versão clássica, sem elementos adicionais, parece impecável.