O casaco é um tipo de agasalho muito popular devido ao seu visual elegante. Este tipo de roupa é confeccionada em material denso (lã, sintético, poliéster, etc.) que pode mantê-lo aquecido nas estações frias.
Como vaporizar um casaco sintético
Roupas feitas de materiais artificiais sempre ficam bem porque raramente enrugam. Porém, essas coisas devem ser secas com cuidado, sem vincos, pois ao secar molhadas (por exemplo, na secadora de roupas), podem formar-se rugas. Além disso, um casaco sintético protege bem o usuário do frio e é altamente resistente à umidade e sujeira.
Os produtos feitos de materiais sintéticos devem sempre ser passados e vaporizados com moderação. Esse tipo de tecido não tolera altas temperaturas e, se você exagerar na hora de passar, o material ficará áspero. A etiqueta com instruções de engomar e lavar indica o ciclo recomendado.Antes de começar a passar peças sintéticas, selecione um modo especial (se disponível) no ferro para evitar o ressecamento do material. Se essas funções não estiverem disponíveis, você precisará testar a temperatura em um pequeno pedaço de tecido.
Se o casaco for de outono (leve e fino), é preciso começar a passar por dentro. Para roupas isoladas você precisa seguir algumas regras:
- O item é colocado no tabuleiro e virado do avesso;
- A área que precisa ser alisada é coberta com gaze umedecida (de preferência em 2 a 3 camadas) e alisada lentamente;
- Em seguida, as roupas precisam ser penduradas em cabides e deixadas por algumas horas para garantir o formato desejado.
Se a etiqueta disser que não é recomendado passar o casaco, você pode vaporizá-lo. Este é um procedimento totalmente seguro, o item não perderá suas qualidades depois disso. É aconselhável ter um vaporizador para isso. É necessário definir o modo especial, que está indicado na etiqueta conforme recomendado, e fixar o casaco em cabides, com suportes especiais ou de outra forma. Durante a vaporização, o aparelho deve ser mantido a uma distância da palma da mão das roupas que estão sendo vaporizadas. Normalmente o procedimento começa pelas costas, depois vai para as mangas, ombros e por fim a gola. Se você não tiver um vaporizador, é recomendável usar um ferro com função integrada semelhante. Antes de fazer isso, você pode borrifar o item com um pouco de água. Mantenha o ferro um pouco mais próximo que o vaporizador, mas sem tocar no tecido.
Ao final do procedimento, é necessário retirar a peça em estado suspenso, longe de qualquer fonte de calor, para esfriar e retirar completamente a umidade.
Como passar um casaco de lã
Ao passar roupas de lã, você deve seguir rigorosamente as instruções e não tentar fazer tudo rapidamente.Cada item tem seu próprio corte, que pode ser facilmente estragado por uma abordagem descuidada.
Você pode passar um casaco de lã com um ferro simples:
- O modo delicado é definido na potência mais baixa;
- Recomenda-se cobrir a roupa com gaze e depois passar (se não passar pode adicionar potência);
- Se o casaco estiver virado do avesso, não é necessário recorrer ao método da gaze, mas é altamente recomendável utilizá-lo por fora;
- É necessário corrigir e passar com cuidado e rapidez as áreas enrugadas, mesmo que isso já tenha sido feito anteriormente;
- As costuras do casaco devem ser passadas com a ponta do ferro, último passo.
Recomenda-se que as peças confeccionadas com lã de caxemira e alpaca sejam passadas a ferro após secagem completa. Se você negligenciar esse fator, poderá deixar manchas brancas na pelagem (isso é especialmente importante se o material for preto).
Ao usar ferro de alta potência ao passar, existe a possibilidade de aparecimento de micro-queimaduras e furos no material. Portanto, em caso de dúvida, recomenda-se utilizar um vaporizador ou uma função especial no ferro.
Instruções de cuidados
- Ao lavar casacos à mão, não é recomendável esfregar os tecidos uns nos outros. Basta virar e comprimir cuidadosamente o produto, após colocá-lo em um saco especial para lavagem. Com esta abordagem, a probabilidade de dobras desnecessárias será significativamente reduzida;
- Ao final da lavagem, não há necessidade de torcer ou torcer o material. Basta pendurá-lo sobre uma bacia ou banheira para drenar o excesso de umidade;
- Na lavagem, recomenda-se o uso de amaciantes especiais. Isto irá adicionar frescura, suavidade e reduzir o risco de rugas desnecessárias;
- Recomenda-se passar um casaco de lã quando não estiver completamente seco (há exceções, por isso deve ler atentamente as instruções da etiqueta).
Para que o item permaneça limpo e com aparência nova por mais tempo, você deve seguir rigorosamente as regras listadas. Se você tiver alguma dúvida sobre a ideia de lavar e passar o casaco você mesmo, pode levá-lo à lavanderia e confiar o trabalho a profissionais. Os especialistas devolverão a aparência original a qualquer tipo de tecido.