Como costurar um casaco

É difícil imaginar um guarda-roupa de outono sem casaco. O modelo clássico nunca sai de moda e fica muito feminino. Ela é capaz de completar a imagem e enfatizar a individualidade. Nesta temporada, o mais popular é um casaco leve sem forro em estilo casual. É fácil de costurar e não fica pior do que o estilo tradicional com forro.

Master class: costurando um casaco de meia estação com suas próprias mãos

Costure um casaco de meia estação

Neste artigo veremos como costurar um casaco de meia estação sem forro com as próprias mãos. Para costureiras iniciantes, é melhor usar tecidos “não fluidos”. Neste caso, você pode deixar alguns cortes sem processar ou escolher o modelo atual com cortes para fora. Recomenda-se o uso de loden, broadcloth, tweed, boucle, lã ou caxemira também são adequados.

Materiais, ferramentas

Materiais e ferramentasPara costurar o casaco, escolhemos malhas texturizadas dupla face. Este é um tecido bastante denso, portanto a ausência de forro não prejudica a aparência do produto.Também contém lã, por isso não só será bonito, mas também quente. Para dar rigidez às laterais usaremos tecido adesivo - dublerina. Em vez de dublerina, você pode usar tecido não tecido.

As ferramentas que precisamos são:

  • máquina de costura;
  • overlock (não necessário se a máquina de costura tiver ponto zigue-zague);
  • ferro;
  • tesoura;
  • alfinetes;
  • fita métrica;
  • papel vegetal ou papel milimetrado;
  • lápis;
  • giz ou sabão.

Padrão

Como optamos por um modelo simples com mangas inteiras, sem dardos e gola simples, nosso padrão será simples. Primeiro, vamos medir a circunferência do quadril e o comprimento do produto.

Tomando papel milimetrado, construímos os detalhes do padrão:

Voltar

  1. Do ponto superior esquerdo para a direita deixamos de lado a medida da circunferência do quadril / 4 + 3 cm (para ficar mais folgado); e abaixo do mesmo ponto colocamos o comprimento do casaco. Usando os pontos obtidos desenhamos um quadrilátero.
  2. A seguir, construímos a parte traseira da manga inteiriça. Do ponto superior direito do quadrilátero colocamos 10 cm para a direita e 30 cm para baixo.Com esses pontos construímos outro pequeno quadrilátero. Se desejar, a manga pode ser modelada alterando seu comprimento ou largura.
  3. Delineamos o pescoço. A partir dele, em ângulo com a manga, construímos um chanfro de ombro. Conectamos a parte inferior da manga à lateral com uma linha suave.
  4. Recorte o padrão.Padrão

Prateleira e gola

  1. Pegamos o molde traseiro e aplicamos em papel milimetrado, recuando 15 cm da borda esquerda. Estendemos a seção dos ombros em direção ao decote em alguns centímetros. No corte frontal, “a olho” determinamos o ponto de ligação das prateleiras (ou seja, onde o casaco será embrulhado). Em seguida, conectamos este ponto com uma linha ao ponto obtido ao estender o pescoço. Criamos uma linha de dobra de lapela.
  2. A partir da intersecção do decote e da inclinação dos ombros (ponto 1) faça uma linha paralela à dobra da lapela. Nele colocaremos 9 cm (ponto 2) na intersecção do decote e do chanfro dos ombros e construiremos um arco com raio de 9 cm.
  3. Então do ponto 1 separamos 2 cm (essa é a altura da trave), colocamos o ponto 3. Conecte os pontos 1 e 3 com um pequeno arco.
  4. Do ponto 3, desenhe uma linha perpendicular à linha 1–2 e reserve a largura da gola. Conectamos o ponto resultante e a fatia esquerda com uma linha suave.
  5. A parte frontal de uma manga inteiriça: a largura da manga é igual à largura da cava, o comprimento é o comprimento desejado como na parte traseira.

ATENÇÃO! Antes do corte, o tecido deve ser lavado e passado a ferro ou tratado com calor úmido para evitar o encolhimento do material no produto acabado.

Padrão

Descobrir

Parte traseira e prateleiras:

  • Dobre o tecido ao meio. Prenda a parte de trás na dobra, prenda com alfinetes e contorne com giz.
  • Adicione mais 2 cm às costuras em todos os lados (exceto na parte inferior) e adicione 5 cm à bainha ao longo da parte inferior. Trace com giz e recorte.
  • Fixe os detalhes da prateleira no tecido dobrado frente a frente, prenda com alfinetes, trace, acrescente folgas (2 cm cada, fundo 5 cm), trace novamente, recorte.

Escolha:

Dobramos o material frente a frente, aplicamos o detalhe da prateleira, contornamos apenas a bainha (lapela, gola e um pedaço de chanfro dos ombros). Use uma linha curva para conectar as bordas inferior e superior. Trace, adicione subsídios, recorte. Recortamos mais duas partes do forro da dublerina.

Cortamos o cinto e os bolsos diretamente no tecido:

  • Cinto com 160 cm de comprimento e 12 cm de largura (incluindo folgas).
  • Bolsos 20 cm x 25 cm (incluindo subsídios).

IMPORTANTE! Se for utilizado tecido com estampa ou pelo, é preciso prestar atenção para que no momento do corte fiquem no mesmo sentido.

No total obtivemos: uma parte traseira, duas prateleiras, quatro bainhas, duas mangas, um cinto, quatro bolsos.

Costuramos um casaco passo a passo

Costure um casaco

  1. Processamos todas as bordas das peças com overloque ou ponto zigue-zague, tendo previamente selecionado o comprimento e a largura da gravata em um pedaço de tecido.
  2. Colamos o forro com fita dupla.
  3. Conectamos as bainhas com as prateleiras ao longo da linha do colarinho com alfinetes, colocamos uma linha de alinhavo, lixamos e passamos as costuras.
  4. Da mesma forma, conectamos as prateleiras e bordas ao longo da borda frontal. Cortamos os cantos das mesadas e viramos do avesso. Passe as costuras. Você pode colocar um ponto de acabamento a uma distância de alguns milímetros da borda.
  5. Colocamos um ponto de alinhavo, conectando as prateleiras às costas ao longo das costuras dos ombros. Nós moemos. Vamos passar.
  6. Alinhavamos a gola nas costas, costuramos na máquina e passamos a ferro.
  7. Costure as costuras laterais.
  8. Dobramos a borda inferior da manga em 1 centímetro, colocamos uma linha de alinhavo, dobramos novamente em 2 centímetros e costuramos à máquina. Vamos passar. Costure as mangas e pressione as costuras.
  9. Costuramos nas mangas. Colocamos uma linha de alinhavo ao longo da linha do punho da manga. Colocamos as mangas no casaco cara a cara. Conectamos as duas partes com alfinetes, endireitando cuidadosamente as pregas da manga. Fazemos uma linha de alinhavo. Vire do avesso. Vamos experimentar. Se tudo estiver bem, trituramos na máquina de escrever. Vamos passar.
  10. Trabalhamos na parte inferior do produto. Viramos 1-1,5 centímetros, alinhavamos, passamos a ferro, viramos mais 3 centímetros, alinhavamos, passamos a ferro, costuramos à máquina. Vamos passar. Colocamos um ponto decorativo, recuando alguns milímetros da borda.
  11. Cole uma tira de dublerina no topo do bolso.Coloque as 2 peças frente a frente. Costure a borda superior a uma distância de 0,8 centímetros da borda. Vire do avesso. Passe a costura de um lado. Como aqui usamos o mesmo material do forro, não importa qual. Costure as bordas laterais e inferiores com ponto ziguezague. Passe com cuidado a margem da costura (cerca de 1 centímetro) para dentro. Fazemos o segundo bolso da mesma maneira.
  12. Costuramos os bolsos com laços de alinhavo no casaco. Costuramos à máquina a uma distância de alguns milímetros da borda dos bolsos.
  13. Costure laços para prender o cinto.
  14. Costuramos o cinto, viramos do avesso e passamos. Se desejar, você pode adicionar um ponto de acabamento recuando alguns milímetros da costura.
  15. Passe todas as costuras e juntas. O casaco está pronto.

Algumas dicas

Como pode ser visto na descrição, costurar sozinha um casaco sem forro é bem possível para uma costureira novata. E por fim, algumas dicas para ajudar a facilitar esse processo:

  • certifique-se de passar todas as costuras após cada etapa;
  • Antes de fazer o ponto externo, as peças devem ser bem passadas e alinhavadas para evitar que o tecido escorregue e, consequentemente, irregularidades na costura;
  • É mais conveniente colocar o ponto decorativo externo usando um calcador especial para máquina de costura com régua, então o ponto ficará na mesma distância da borda em todo o seu comprimento;
  • antes de costurar o cinto, verifique se está bem apertado e, se necessário, reforce-o por dentro com doublerin;
  • se o comprimento do material não permitir cortar todo o cinto, pode-se quebrá-lo em duas partes e depois costurá-las;
  • As presilhas do cinto devem ser 1 a 1,5 centímetros maiores que sua largura.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano