Nem um único item do guarda-roupa feminino dá à sua dona tanto charme e estilo quanto um casaco bem escolhido. Já há algum tempo, os casacos estão novamente no auge da moda, deixando as jaquetas e jaquetas em segundo plano. Na hora de escolher um modelo de inverno ou meia estação, as mulheres devem levar em consideração alguns pontos importantes.
Critérios para escolha de casaco por tipo de corpo
Antes de comprar, é recomendável dar uma olhada crítica na figura e avaliar com sobriedade as vantagens e possíveis falhas.
Mulheres com corpo de ampulheta podem comprar quase todos os modelos. Embora existam algumas nuances aqui também. Meninas baixas podem escolher um casaco logo abaixo do joelho, enquanto meninas esbeltas e altas podem escolher opções longas.
Proprietários de quadris largos e ombros estreitos (“triângulo”) são recomendados a optar por modelos com destaque para os ombros, na altura dos joelhos. Esse destaque pode ser uma gola grande, detalhes em pele, detalhes volumosos, etc. A cintura é enfatizada com um cinto.
O tipo de corpo triangular invertido requer desviar a atenção da enorme parte superior. Para os proprietários dessas figuras, modelos rígidos com fundo volumoso são adequados.
Quando os ombros, cintura e quadris são do mesmo tamanho (tipo retângulo), é recomendável escolher estilos de casacos interessantes. Você também pode considerar misturas texturais e estilísticas originais. Modelos com detalhes assimétricos, bolsos grandes, etc. são bem-vindos.
As mulheres em formato de maçã têm cinturas largas e quadris e ombros estreitos. Não são categoricamente recomendados para casacos volumosos e presença de detalhes decorativos. É melhor optar por modelos rígidos com corte vertical, silhueta reta e comprimento médio.
Decidindo sobre o tecido
A durabilidade do casaco, quanto tempo servirá ao dono - tudo isso depende do tecido com que é feito. Idealmente, um produto de qualidade deve durar mais de três anos.
Via de regra, os agasalhos são confeccionados com materiais naturais ou com uma pequena porcentagem de sintéticos para aumentar a resistência ao desgaste. Não é recomendável adquirir modelos inteiramente confeccionados em tecido sintético. Os sintéticos têm circulação de ar insuficiente, portanto, em climas frios, é fácil congelar nessas roupas e, em climas quentes, elas estarão quentes.
As texturas mais comuns de tecido de casaco incluem:
- caxemira;
- tweed;
- bouclé;
- cortina;
- pano;
- esteiras;
- couro;
- couro camurça.
A caxemira é um material caro, macio e resistente ao calor que não se suja facilmente. O tecido também apresenta algumas pequenas desvantagens - com o uso prolongado, aparecem pellets no produto.
Tweed é um tipo de lã forte, resistente ao desgaste e quente. No entanto, o tweed é suscetível às mariposas. A principal característica do tecido tweed é a tecelagem de fios de lã, que lembra um padrão de espinha de peixe.
Atenção. A porcentagem de lã no tecido geralmente está indicada na etiqueta do produto. A inscrição “Reine Schurwolle” significa um produto com alto teor de lã, mas se estiver escrito “Lã 100%”, muito provavelmente é um produto de baixa qualidade ou falsificado.
O fosco é um material bastante áspero e denso. É impossível congelar com esse casaco no tempo mais frio.
Bouclé é um material quente, confortável e espesso. No entanto, esses casacos são impraticáveis de usar. Essas coisas se desgastam rapidamente e perdem sua atratividade, já que os laços alongados geralmente formam baforadas desordenadas.
O veludo é um tecido delicado e bonito, infelizmente de vida curta. Os casacos de veludo perdem rapidamente a aparência original, por isso este tecido é adequado para uso noturno e não para uso diário. Essas coisas são compradas para complementar o guarda-roupa principal.
Camurça e couro são materiais práticos, mas bastante caros. Esses casacos são necessariamente costurados com forro, e os modelos de outono são isolados com forro de holofibra ou rebatidas.
Características da paleta de cores e estampas na hora de escolher
Um papel importante na escolha de um casaco é desempenhado pela cor do produto. Deve ser dada especial atenção a três pontos principais:
- Conformidade com as tendências da moda. Quando um casaco comprado está na moda para a estação, a mulher fica moderna e orgânica com ele em qualquer circunstância;
- A função do casaco no guarda-roupa. Se este for um modelo universal para o dia a dia, é recomendável comprar modelos neutros. Um item para encontros românticos, festas e feriados é apropriado em cores vivas e ricas;
- Combine a cor com o tipo de pele do proprietário. A cor das roupas visa enfatizar a dignidade da anfitriã, para fazê-la parecer mais jovem e fresca.
Ao escolher um padrão de tecido, você também deve abordá-lo com sabedoria.Você deve ter um cuidado especial ao tentar se destacar da multidão. Afinal, uma estampa extravagante pode ficar chata e a compra se tornará um lastro desnecessário. Preste atenção aos padrões clássicos de tecido. Pode ser:
- faixa;
- célula;
- pé de galinha;
- ornamento floral;
- geometria;
- padrões animalescos;
- desenhos étnicos;
- abstrações.
O que mais vale a pena considerar
Ainda existem muitas nuances que você precisa prestar atenção na hora de escolher um casaco, por exemplo, a altura. Em mulheres altas, os modelos até o tornozelo parecem especialmente vantajosos.
Importante. As mangas do casaco devem ser longas o suficiente para que a dona de casa não pareça que as roupas são muito pequenas e não cabem nela.
Uma opção ideal para meninas altas seriam gabardinas semi-ajustadas na altura da coxa.
Meninas baixas devem evitar estilos bufantes, volumosos, longos e largos. A altura do joelho é ideal para eles. Seria bom escolher botas que combinem com o casaco para alongar visualmente a silhueta.
Para meninas com sobrepeso, casacos de cor escura acima do joelho são tradicionalmente recomendados. Mas os modelos longos tornarão o dono de uma figura curvilínea mais curto e grosso.
Até a gola do casaco é de grande importância. No caso de ser fino e comprido, pode-se escolher qualquer gola. Mas se o pescoço for curto e largo, você deve abandonar as golas volumosas e escolher modelos com lapelas.
Dicas úteis para escolher o casaco certo
A escolha de coisas novas deve ser abordada com calma e responsabilidade. Vale a pena reservar um tempo para avaliar todos os pontos:
- você precisa reconsiderar mais uma vez seu guarda-roupa e pensar com que tipo de roupa e calçado o novo look vai combinar, se vai combinar com todas as coisas;
- Recomenda-se experimentar vários modelos de casacos ao mesmo tempo e escolher a opção adequada para um look específico;
- selecione modelos de comprimento ideal de acordo com a estação;
- decida a cor: você precisa de contenção clássica para o uso diário ou de uma alegria brilhante para um bom humor;
- Deve-se ler atentamente o rótulo, estudar as informações sobre a composição do tecido e as regras de cuidado do produto;
- experimente as roupas corretamente.
Regras de montagem
Ao comprar um casaco, é recomendável experimentá-lo com cuidado e devagar. É bom levar para a prova alguém próximo, em cuja opinião você possa confiar. Provavelmente não se deve confiar cem por cento no conselho do vendedor. Então, as regras básicas para montagem:
- o casaco é experimentado nas roupas com que deve ser usado;
- o produto deve caber bem na figura, não ficar saliente nas costas nem ficar solto nas axilas e mangas;
- o comprimento ideal das mangas chega ao meio da palma da mão (para verificar é preciso levantá-las e esticá-las à sua frente);
- o casaco ajusta-se livremente e suavemente, principalmente no peito, ajusta-se bem aos ombros e não dificulta os movimentos;
- Ao caminhar, o chão não fica emaranhado nos pés.
Um casaco, corretamente selecionado em cor e estilo, transforma seu dono, esconde algumas falhas de figura e enfatiza as vantagens. Pode se tornar a principal decoração do guarda-roupa de qualquer fashionista.