capa (do dicionário de S.I. Ozhegov) é uma capa de ombro, cujo comprimento geralmente fica acima da cintura. Do francês é traduzido como “errante”, do latim – “estrangeiro”.
Os designers de moda de hoje têm opiniões diferentes sobre este assunto e apresentam o significado desta palavra em várias interpretações, nomeadamente:
- uma gola extensa em forma de anel, pois na maioria das vezes envolve um casaco ou vestido;
- uma capa circular alongada que atinge a região lombar, que pode ser usada como casaco;
- uma capa curta com boné, mais frequentemente preferida pelas mulheres.
A história desta peça remonta ao século XIII e naquela época era uma capa alongada sem mangas. Durante o período de renascimento foi alterado e encurtado, durante o reinado da Rússia foi adicionada uma cauda de zibelina e já na União Soviética as fendas para as mãos foram melhoradas.
Um pouco de história
Mas esta capa atingiu o seu auge de popularidade em 1841, após a produção da peça “Giselle” sob o comando do músico francês Adolphe Adam em sua terra natal.Depois de algum tempo, esta produção foi organizada no estado russo em um teatro chamado Grande Ópera. A heroína desta peça apareceu no palco com uma capa feita de pele de arminho, depois de ver que a maioria das mulheres começou a implorar o mesmo aos seus homens e tiveram que fornecer essa coisa aos seus entes queridos durante 20 anos.
Posteriormente, a capa passou a ser usada como complemento dos uniformes, que eram confeccionados para estagiárias do Instituto das Donzelas Nobres. Mais tarde, os aldeões comuns começaram a usá-lo.
No mundo moderno, a capa costuma ser classificada como um detalhe luxuoso da alta sociedade, por isso não é possível vê-la em algum lugar do metrô ou ônibus. Uma capa natural é costurada com pele de animais raros: raposas, raposas árticas, zibelinas, martas, visons e seda e pedras preciosas são usadas como complemento. Por isso é utilizado como parte de cima do traje em visitas a teatros, shows, restaurantes, etc., e também como principal acessório de uma noiva.
Outra opção de capa popular é uma jaqueta bolero até a cintura feita de vários materiais. Em muitos casos é encontrado em tons de branco, preto, bege e combina com calças de corte reto ou jeans.
A maneira tradicional de usar uma capa é por cima de um vestido ou por baixo de uma jaqueta ou casaco preto.
Tipos de cortina
Popular hoje em dia, a capa é produzida principalmente em 2 versões:
- Resumidamente;
- Tamanho médio, conhecido como "poncho".
Mas os tipos de capa aplicam-se não apenas ao comprimento do produto, mas também ao material:
- malha;
- pelagem;
- de lã;
- seda, etc
Também podem ser com ou sem acessórios, com zíper ou com gravata, levemente caídos nos ombros ou em forma de casaco, para mulheres magras e rechonchudas, jovens ou mais velhas. Esse look é feito em vários tons: do claro ao escuro, o que você mais gostar.
Assim, a mulher usa esse detalhe em sua imagem para criar intriga e interessar os homens. Ela consegue esconder as falhas da figura e ao mesmo tempo enfatizar as vantagens da silhueta. E a capa também pode ser considerada um excelente complemento ao agasalho, que protege os ombros da mulher do frio.
Compre e use essa capa para criar um estilo incomum e único!