Alguns itens do guarda-roupa são universais, adequados para quase todos os estilos e ocasiões. Isso inclui uma jaqueta e um blazer. À primeira vista, os produtos parecem iguais. Neste artigo vamos descobrir qual é a diferença entre eles: na aplicação e nas propriedades básicas.
O que é uma jaqueta e blazer
Blazer - um elemento de vestuário exterior, parte de um traje. Tipo de jaqueta leve que fecha com botões, geralmente de tecido. Existem trespassado e trespassado.
O corte é complexo e possui vários componentes necessários:
- As lapelas são lapelas na parte superior e vêm em diferentes formatos: retas, pontiagudas e xale. Eles variam estilisticamente;
- Casa de botão – pequeno corte na lapela, detalhe opcional;
- Botões - a linha de decoração começa onde termina a lapela, o número depende do tipo de corte: de 1 a 4. O de cima geralmente não é abotoado;
- Manga comprida com botões – 3-4 detalhes na parte inferior, podendo ser decorativa ou com opção de desabotoar;
- Bolsos laterais: decorativos (modelos desportivos) ou regulares, cumprindo as suas funções; em alguns produtos eles são costurados deliberadamente;
- Bolso no peito. Elemento decorativo. Ele é ligado apenas para colocar um lenço nele;
- As ranhuras são pequenos cortes na parte inferior do produto, ao longo das costuras.
Blazer – modificação simplificada da jaqueta.
O produto entrou na moda a partir dos equipamentos dos marinheiros: inicialmente era uma jaqueta leve que protegia do vento e do frio. Parecia estiloso, acrescentando ociosidade e solenidade às roupas. Perdeu a especialização no século XIX e consolidou-se na moda como uma alternativa desportiva simplificada ao clássico casaco de corte complexo. Características distintivas do produto: corte mais simples, cor azul escuro específica e grandes botões dourados. Após a popularização, torna-se um elemento de vestimenta dos membros dos círculos aristocráticos. É usado em clubes fechados especializados, em recepções e festas. Os símbolos do clube serviam de decoração: listras ficavam localizadas na parte frontal superior do produto ou gravadas nos botões. Um exemplo clássico de combinação: modelo escuro e calças claras. O item deve ter bolsos e respiradouro.
Sofreu algumas mudanças na moda moderna. O produto não precisa ter tonalidade azul escura: pode ser verde escuro, bordô, carmesim. IMPORTANTE que seja costurado exclusivamente em material monocromático, diferente do original. Os botões podem ser banhados a ouro ou prata. Combina com calças de flanela e alguns estilos de jeans. Por ter sido originalmente utilizado como roupa para atividades ao ar livre ou esportes, o tecido escolhido é de alta qualidade e durabilidade. Use veludo cotelê ou lã clara.
Diferenças
- A jaqueta é uma opção mais clássica. Adequado para negócios, estilo formal. O blazer é uma variação leve, com corte mais solto e simples. Parecerá inadequado em um código de vestimenta comercial. Usado como roupa larga para uso diário, estilo casual, recreação ativa.
- Tecido: Materiais de maior qualidade e mais caros são escolhidos para a jaqueta. Às vezes é costurado em tecido com vários padrões e ornamentos. Blazer é um tecido mais barato e leve, SEMPRE monocromático.
- Botões: Para a jaqueta são utilizados botões simples, que DEVEM combinar com a cor principal. Ao costurar um blazer, ele é decorado com botões coloridos e chamativos.
- Slots: nas costas da jaqueta, nas laterais do blazer.
- Patch e vários símbolos no blazer.
- O blazer NÃO É ADEQUADO para as estações mais frias: final do outono, início da primavera, inverno. A combinação com calças feitas de materiais grossos ficará ridícula.