Uma jaqueta é um atributo obrigatório de um guarda-roupa moderno. Já se foram os dias em que era usado apenas no estilo empresarial. Hoje é usado não só como parte de um terno clássico, mas também separadamente com jeans, calças de algodão e até shorts.
No entanto, existem várias regras sobre como usar uma jaqueta e combiná-la com outras coisas:
- O mais importante é que seja escolhido exatamente no tamanho. Uma jaqueta escolhida corretamente não abraça a figura, mas não fica pendurada como uma bolsa, a costura dos ombros fica exatamente no meio e a manga cobre o osso. O ideal é que quando o botão for fechado na cintura, ele caiba e destaque a figura.
- Uma jaqueta não pode ser usada separadamente de um terno clássico.
- O nível “formal - informal” para todos os detalhes da imagem deve ser o mesmo. Ou seja, a escolha de uma jaqueta clássica envolve uma camisa clássica e calça com flechas, e uma esportiva já pode ser combinada com jeans e camiseta.
- Em primeiro lugar, seleciona-se uma jaqueta, já estão selecionados uma camisa e sapatos para acompanhá-la. Os sapatos de estilo clássico são sempre botas, sempre no mesmo esquema de cores. Botas marrons não são usadas com jaqueta preta e vice-versa. Num estilo informal, tudo é determinado pelo gosto individual. A única regra é que Oxfords são proibidos.
Jaqueta masculina e seus tipos
Existem muitos tipos, cada um com suas próprias nuances de uso.
As jaquetas mais populares:
- Clássico. Caracteriza-se por bolsos embutidos, lã mais fina, cores clássicas e presença de aberturas.
- Blazer. Cropped com modelagem solta. Os blazers eram originalmente uma peça de roupa obrigatória para os sócios do clube, por isso eram caracterizados por listras, emblemas ou, no mínimo, botões de metal visíveis. A cor é sempre a mesma, as ranhuras ficam nas laterais. Este é um item do guarda-roupa de verão, não pode ser combinado com calças grossas e quentes, ao contrário das clássicas.
- Fraque. A opção mais formal, não para uso diário. Só pode ser combinado com gravata borboleta branca ou preta.
- O terno. Difere no corte e na forma de usar. O smoking é caracterizado por peito arredondado (o casaco tem decote em cunha) e lapelas de seda ou cetim. Usado apenas com camisa branca de gola alta e calça listrada. Uma borboleta ou faixa na cintura (cinto largo) é usada como acessório. Não é adequado para uso diário.
- Francês. É caracterizado por tecido mais denso, gola alta e bolsos de aplicação.
Existem também classificações mais aprofundadas com base no corte e formato das lapelas. As jaquetas também diferem na localização e no número de botões.
Peito único
O tipo mais comum. Os botões trespassados estão localizados em um lado. Seu número varia de 1 a 4.
Existem regras de etiqueta que regem como abotoar adequadamente jaquetas trespassadas:
- O botão inferior está sempre desfeito. Existem duas exceções a esta regra: um modelo com dois botões e lapelas muito compridas, ou um casaco curto se for alto. Somente nestes casos é permitido apertar o botão inferior. A condição dos botões restantes é determinada pela situação.
- Um evento oficial ou de negócios exige um item abotoado (exceto o botão inferior, é claro). Também deve ser fixado ao entrar nas instalações.
- À mesa eles desabotoam. Ao sair da mesa, o procedimento é o seguinte: primeiro apertam os botões e só depois se levantam do lugar.
- Jaquetas com um botão devem estar sempre abotoadas.
Uma jaqueta trespassada combina bem com quase qualquer item do guarda-roupa. É importante levar em consideração seu estilo, tecido e cor.
IMPORTANTE! Deve haver apenas um detalhe brilhante na imagem.
Na hora de escolher calças que não combinem para um paletó, é importante seguir a regra do contraste (não devem combinar na cor). O look pode ser complementado com diversos acessórios: lenço, lenço, gravata (para quem gosta de um estilo informal, há opções de lã com estampa).
Trespassado
Jaqueta trespassada dupla - as roupas preferidas dos aristocratas e mafiosos americanos dos anos 30. Ele requer uma atitude séria. Como duas fileiras de botões já são um detalhe bastante perceptível na imagem, o trespassado não aceita acessórios brilhantes adicionais.
ATENÇÃO! Essa opção não é indicada para homens com sobrepeso, pois a dupla fileira de botões chama a atenção para a barriga, ampliando-a visualmente.
Pode ser com 2,3 e 4 botões. Tradicionalmente, os casacos trespassados eram sempre abotoados, no entanto, recentemente o botão inferior direito pode ser desfeito.
Feito de camelo (tecido grosso feito de lã da cabra angorá), é usado como agasalho.
Os sapatos devem ser de couro ou camurça.
Como usar blazer com jeans
Pela primeira vez um conjunto tão ousado foi apresentado na passarela por Giorgio Armani, sua ideia foi instantaneamente adotada por todos os fashionistas do mundo. Esta combinação elegante cria uma aparência informal e moderna.
Para que a imagem tenha verdadeiro sucesso, é importante seguir os conselhos dos estilistas:
- As roupas devem ser adequadas ao ambiente. Jeans rasgados, com strass ou estampa brilhante ficarão deslocados em uma reunião de negócios ou no escritório.
- Modelos trespassados e clássicos não combinam com jeans.
- Use blazers jeans com cautela.
Para homens e mulheres, existem várias diferenças nas regras para combinar essas coisas.
Combine com jeans: homens
O estilo e a imagem criada são muito importantes. Para um estilo empresarial, uma combinação de blazer escuro e jeans escuros clássicos é adequada. Uma camisa leve e lisa é preferível.
Para o dia a dia, você pode usar jeans em tons mais claros. Em clima frio, é permitido substituir a camisa por um suéter ou gola alta.
Para um evento informal, você pode usar peças de roupa mais alegres: camisa colorida, manga comprida, camiseta estampada, jeans rasgado. Complete tudo com acessórios elegantes e de alta qualidade.
Combine com jeans: mulheres
Alguns estilistas permitem uma combinação de jaqueta clássica e jeans no look feminino. Qualquer peça de roupa é aceitável como top para meninas (T-shirt, blusa, top, suéter). Hoje, as combinações com top, colete ou moletom estilo linho são populares. Nesta última versão, o capuz deve ficar visível, sendo permitido apenas jeans clássicos, sem detalhes adicionais.
Se você seguir essas regras simples, a jaqueta se tornará um item de guarda-roupa verdadeiramente indispensável para qualquer ocasião da vida, e não apenas parte do código de vestimenta do escritório.