A jaqueta não tem um design simples. O produto requer tempo e atenção aos detalhes, independentemente de ser feito com medidas individuais ou padronizadas. O desenho é complexo e consiste em várias partes: lapela, casa de botão, orla, gola, etc. Neste artigo vamos entender o que é uma lapela.
As lapelas estão localizadas na parte superior da jaqueta. São dobras de tecido que chegam até o início dos botões.
A palavra vem do alemão “latz” com um sufixo diminutivo. Traduzido: “laço, cordão”. No lado esquerdo do produto há um pequeno laço (preso na parte de trás da lapela) no qual é enfiada a flor. Isso é feito em casamentos ou eventos formais.
Inicialmente, essa palavra era usada para descrever lapelas de uniformes. Então - um pedaço adicional de tecido, que é preso ao traje cerimonial. No século 20, eles foram preservados apenas pelos regimentos da Guarda.
Tipos de lapelas
A peça surgiu há muito tempo, mas desde então mudou de função. Inicialmente, tratava-se de uma proteção adicional contra ventos fortes: podiam ser levantados e presos com um botão.Agora é uma decoração, parte integrante da jaqueta. Para o fim a que se destinam, são utilizados para costurar agasalhos de caça e alguns modelos de jaquetas.
Embora nem todos os designers e historiadores da moda aprovem a aparência das lapelas, elas ainda são a parte mais marcante da jaqueta.
Atualmente, existem 3 formatos padrão para o produto: reto, pontiagudo e xale. Mas os designers modernos variam o formato e criam novos modelos de joias padrão.
Retangular (reto)
Uma opção clássica e simples que combina bem com jaquetas trespassadas. A gola encontra a lapela em um ângulo pontiagudo. Visualmente, o recorte resultante se parece com a letra V. Ele vem nos tamanhos largo, estreito e médio. Se procura uma opção versátil ou o seu primeiro casaco, opte por este: com enfeite de tamanho médio. É adequado para o estilo casual, diário e de escritório: você pode usá-lo para uma entrevista, para o escritório ou para passear. Para ternos de casamento, a versão em forma de V é frequentemente usada.
Apimentado
Outro nome é asa de andorinha; veio da moda estrangeira. Esses elementos são diferenciados por bordas pontiagudas e alongadas. O tamanho do elemento pode ser pequeno ou atingir o ombro. Mas esses produtos não podem ser encontrados em uma loja, eles só podem ser costurados sob encomenda de um alfaiate. Um atributo quase obrigatório de uma jaqueta trespassada, menos frequentemente - uma jaqueta trespassada. Esta é uma opção mais festiva - adequada para smokings. Os homens baixos devem prestar atenção: essa jaqueta vai dar volume aos ombros e deixar a figura mais masculina.
Adições elegantes estavam na moda no século 16: funcionários de alto escalão da corte recebiam agasalhos com lapelas pontudas. Eles foram projetados para proteção contra o vento.
Xale (sólido)
Esta é uma única peça de tecido; gola que vai até a lapela.Inicialmente, esses produtos eram um atributo dos cavalheiros que frequentavam clubes masculinos. É usado apenas na costura de smokings, jaquetas de noite ou de grife. Uma peça de roupa chique e imponente. O corte padrão é simples, mas alfaiates talentosos criam diversas variações: tornam-no mais estreito, mais largo, mais longo, mais curto e usam cores e texturas contrastantes. Você deve escolher esse produto apenas para um smoking ou um look de bom gosto.
Diferenças em largura e comprimento
Cada designer ou alfaiate escolhe seus próprios parâmetros para cada lapela. O futuro estilo e funcionalidade do produto dependem disso. Anteriormente, os agasalhos eram decorados com lapelas largas: isso se explica pela finalidade dos produtos e pelas características da moda dos séculos passados. A moda moderna dá preferência a opções mais restritas. A decoração deve parecer natural e natural. Não deve se destacar da ideia geral do produto, mas servir como sua continuação e acréscimo. Os parâmetros dependem das preferências pessoais do designer ou do futuro proprietário da jaqueta. O comprimento e a largura são selecionados dependendo do estilo ou das características individuais da pessoa.
O número de botões também afeta o formato das lapelas. O comprimento da decoração varia dependendo do desenho. Se forem usados 4 botões na costura, as lapelas serão mais curtas, se 2 botões forem mais longos.