Enigma para atenção: o que as aparências de Vladimir Putin e Tom Hiddleston têm em comum? E quanto a Eddie Murphy, o apresentador de TV Dmitry Borisov e Stephen Fry? Se você olhar a foto de todos eles de jaqueta, verá que o botão de baixo está desfeito. Todas essas figuras públicas têm figuras completamente diferentes, o que significa que ela foi desabotoada não por incômodo. Por que?
Vamos voltar à história
Existem duas versões: a primeira é americana e pouco convincente, a segunda é inglesa, muito mais confiável.
De acordo com a versão americana, a maneira de deixar o botão inferior da jaqueta desabotoado surgiu no Velho Oeste - então, dizem, é mais conveniente pegar rapidamente um Colt, igualando as chances de um defensor da lei e de um bandido. Mas não há nenhuma evidência escrita de que bandidos famosos como Jesse James e Johnny Ringo (ou seus oponentes pistoleiros como Wyatt Earp e Wild Bill Hickok) usassem a jaqueta dessa maneira. E não é surpreendente: como você pode usar algo que ainda não existe?
versão em inglês amarra o botão inferior desfeito de sua jaqueta ao rei Eduardo VII.
Este monarca britânico tinha uma relação extremamente interessante com a moda. Em termos modernos, ele introduziu novas tendências como que por acidente - e como foi primeiro Príncipe de Gales e depois Rei, a corte, compreensivelmente, o imitou. E a aristocracia imitou a corte, e a classe média imitou a aristocracia... Tanta moda!
Pela primeira vez, não o rei Eduardo, mas o príncipe Bertie, tornou-se um criador de tendências desde muito jovem: o herdeiro do trono mandou fazer um terno para um marinheiro da Marinha de Sua Majestade. Sim, a moda dos trajes infantis de marinheiro veio daqui! O adulto Príncipe Albert, mais tarde coroado Eduardo VII, era uma figura extremamente popular. O porquê é claro: ele adorava todos os prazeres disponíveis a um britânico e era um fervoroso admirador de belas damas, jantares deliciosos, caça, corrida e golfe.
Aqui estão alguns exemplos de como ele introduziu novas tendências na moda:
- Tendo visto os sapatos deliberadamente perfurados dos pecuaristas irlandeses - brogues - Albert considerou esses sapatos bem ventilados ideais para jogar golfe. E os brogues com bico recortado no formato da letra W - o primeiro da palavra "País de Gales" - entraram na moda. Foi uma alusão ao título de Albert - Príncipe de Gales.
- Ele arregaçou as calças na chuva em Londres - e os cortesãos fizeram o mesmo. Os alfaiates londrinos começaram a fazer calças com punhos.
- Como amante da caça, ele apreciava a conveniência das jaquetas de caça feitas em Norfolk - e a jaqueta de Norfolk tornou-se uma parte indispensável do guarda-roupa de um cavalheiro inglês que se prezava.
- Depois de visitar seu sobrinho, o Kaiser Wilhelm, Albert Eduard comprou um chapéu de feltro cinza para caçar em Homburg - e o chapéu Homburg praticamente substituiu o exército de cartolas e chapéus-coco.
Isto é interessante!
A propósito, o Príncipe de Gales também visitou seu outro sobrinho, Nicolau II Romanov. Havia uma chance de os senhores ingleses usarem protetores de orelha...
O amor pelos prazeres gastronômicos afetou muito a cintura do rei - atingiu o volume de 122 cm, supostamente por isso ele começou a desabotoar o botão inferior da jaqueta e do colete - caso contrário, eles simplesmente voariam assim que o corpulento monarca se sentasse abaixo. Mas... fotos anteriores mostram que ele fez isso quando ainda não estava tão pesado! Talvez ele intuitivamente tenha sentido que uma leve negligência parece mais vantajosa do que uma decência sólida e bem controlada...
Uma excelente explicação da história do botão inferior foi dada pelo alfaiate da Rainha Elizabeth II, o famoso estilista Hardy Amies. Traçando a história do terno masculino britânico, ele enfatizou que o protótipo do moderno paletó trespassado (como parte de um paletó) apareceu em 1906. Destinava-se ao uso diário e tinha um corte suficientemente largo para que o proprietário pudesse praticar a atividade tradicional de um cavalheiro inglês - andar a cavalo. Mas o botão inferior das roupas anteriores dos cavaleiros - sobrecasaca e casaco de montaria - ficava acima da cintura! Portanto, a jaqueta de baixo tinha que ser desabotoada ao sentar na sela, para que a roupa não amassasse.
Por que você não consegue apertar o botão inferior de uma jaqueta?
Pessoas nascidas na URSS provavelmente se lembram de um excelente livro "Polidez para todos os dias", escrito por um certo polonês Jan Kamyczek. Nós o republicamos diversas vezes.Na verdade, “Jan Kamyczek” nunca existiu na natureza - mas a famosa jornalista, escritora, artista polonesa e simplesmente uma mulher muito elegante, Janina Ipohorska, ensinou etiqueta ao povo polonês e, ao mesmo tempo, ao povo soviético, sob um de seus pseudônimos masculinos . E ela tinha escrito que o botão inferior de uma jaqueta nunca deveria ser abotoado.
Mas hoje nada mudou. Este se tornou o padrão da etiqueta moderna.. Veja pessoas cuja aparência é sua ferramenta de trabalho: atores de Hollywood. E encontre pelo menos um com o botão inferior da jaqueta fechado! No entanto, você só pode encontrar um: Gerard Butler já andou assim. Mas então ele mudou completamente sua imagem para o próximo filme - obviamente, ele também entrou no personagem com a ajuda das roupas.
Os designers modernos levam em conta esta norma de etiqueta e muitas vezes costuram o botão inferior de tal forma que é... impossível prendê-lo!
Existem também razões completamente cotidianas para “não apertar”.
Se a jaqueta for abotoada com o botão inferior:
- assim que você senta ele fica deformado, “faz ondas”, fica simplesmente feio;
- é inconveniente usar bolsos nas calças;
- se você levantar os braços, suas lapelas “se comportarão” mal - elas ficarão enrugadas ou inchadas.
IMPORTANTE: se você realmente quer ser um “homem no caso”, tente avaliar objetivamente sua figura. Uma jaqueta abotoada de cima para baixo fica decente apenas em pessoas magras e esbeltas (não maior que o tamanho 48, de acordo com o governante russo). Em outros casos, você se parecerá com o Camarada Brilhante - também conhecido como Líder Supremo da RPDC, Kim Jong-un - em sua jaqueta.
Quando você pode quebrar essa regra?
Em dois casos. Se a jaqueta:
- em um único botão, inferior e superior;
- trespassado - caso contrário, os pisos largos “se espalharão” de maneira feia e você terá uma aparência desgrenhada.
Jaqueta feminina: essa regra se aplica?
Acredita-se que não. E o corte das jaquetas femininas é tradicionalmente diferente do dos homens.
Vejamos as tendências da moda moderna.
- No site Casas Armani vemos jaquetas femininas atuais com um botão fechado.
- Em duas coleções Donatella Versace – primavera-verão 2018 e outono-inverno 2018/2019, entre a variedade arlequim e o couro brilhante, foram encontradas jaquetas pretas trespassadas com um e dois botões pequenos; nos modelos elas estão desabotoadas, mas, muito provavelmente, os dois- o botão um pode ser abotoado em ambos, não perderá a forma. Há também um modelo trespassado e seu parente óbvio - um vestido do mesmo tipo. Eles são totalmente abotoados, porém o vestido tem um decote tão grande que dificilmente alguém presta atenção nos botões.
- Em exibição casa Balenciaga outono - inverno 2018 seu atual diretor criativo Demna Gvasalia apresentou jaquetas femininas justas. Trespassado e totalmente abotoado (mas os trespassados masculinos são abotoados de cima a baixo, nada inesperado).
- Britânico Alexander McQueen na coleção outono-inverno 2018/2019 ele mostrou jaquetas femininas “ombros” e bem ajustadas. As opções trespassadas são totalmente abotoadas, as trespassadas possuem apenas um botão abotoado.
- Coleção outono-inverno da famosa americana Ralph Lauren demonstrou jaquetas femininas com dois botões. O de baixo está desabotoado.
Assim, a fixação da “versão feminina” depende inteiramente do modelo.
Ouça as recomendações dos estilistas. Como fixar alguns modelos:
- ajustado e cortado, com ombros angulares e - opcionalmente - com gola alta - de cima para baixo;
- os clássicos para uso diário e um estilo de vida ativo não podem ser fixados de forma alguma;
- clássicos abreviados - com um botão (geralmente eles têm um).
Sobre esta tradição em diferentes países do mundo
Basta olhar as fotos dos políticos, chefes de estado e monarcas de hoje para ver: “o fundo - nunca”. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o rei norueguês Harald V, o presidente polonês Andrzej Duda - e até o rei da Tailândia Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X (quando era príncipe, ele andava com um top curto, fortemente lembra uma camiseta alcoólica rasteira) - todos usam jaquetas trespassadas com o botão inferior desabotoado (se não for o único).
A foto conjunta do líder norte-coreano Kim Jong-un e do presidente sul-coreano Moon Jae-in é muito indicativa: uma jaqueta abotoada de cima a baixo - e uma jaqueta de excelente corte com o botão inferior desabotoado... É difícil viver no Norte Coréia!