Para muitos, o outono é uma época de crise da moda, cores escuras e looks cinza. Cada vez mais usamos roupas pretas e largas. Mas isso não se aplica a pessoas do mundo da moda, pessoas com gosto por estilo. Eles sabem com certeza que mesmo no outono, nos dias mais chuvosos e sombrios, você pode parecer brilhante e elegante. Neste artigo falaremos sobre um dos itens do guarda-roupa de outono que não permite que você se misture à massa cinza - uma jaqueta de tweed.
Observação! Este item de guarda-roupa tem a capacidade de reter o calor, proteger do vento e da umidade, podendo substituir facilmente uma jaqueta.
Jaqueta de tweed - descrição
Isso é uma coisa que vai te aquecer na estação fria e agradar aos olhos. O Neem costuma ser usado para substituir agasalhos, casacos ou colocar outra coisa por cima. Uma jaqueta de tweed é quente porque o tecido em si é de lã, com pelo e trama fina diagonal.
Em uma nota!
Não só são feitos casacos de tweed, mas também saias, vestidos, ternos masculinos e femininos, calças, lenços e até chapéus.
História da jaqueta de tweed
A história começa com tecido. O tweed inicialmente recebeu o nome de “sarja” (na Suíça, tecelagem de sarja), e recebeu o nome atual por acidente, devido ao erro de um comerciante em meados do século XIX. Ele confundiu a carta e anunciou seu produto como tweed. Quanto à jaqueta em si, começaram a surgir no final do século XIX e eram usadas por pessoas ativas. Eram usados para a caça, pois antes o tweed era usado como camuflagem, a cor do tecido da época permitia ao homem se misturar favoravelmente com o meio ambiente.
Quais são as características distintivas de uma jaqueta de tweed?
A jaqueta clássica tinha 3-4 botões, bolsos grandes, muitas dobras e era completada com cinto. Hoje, muitas outras características distintivas podem ser vistas nos estilos masculino e feminino.
Recursos de lapela
Lapelas são lapelas localizadas na região do colarinho que se estendem até o botão superior. Este é um dos elementos que não mudou nos últimos 200 anos. Apenas a forma mudou: surgiram as largas, estreitas, alongadas e encurtadas, assimétricas. Os cantos das lapelas podem ser pontiagudos ou arredondados, em alguns modelos a própria lapela faz parte da gola.
Bolsos
No início, os bolsos da jaqueta eram muito grandes - os caçadores colocavam cartuchos e provisões ali. Os estilos modernos têm bolsos, mas são menores.
Eles são:
- externo (versão clássica);
- interno;
- enganoso.
As jaquetas masculinas também têm um bolso no peito, muitas vezes um lenço é colocado nele.
Botões em uma jaqueta
A diversidade moderna também é evidente no número e na cor dos botões. Se antes não havia mais de 4, agora você pode ver produtos de design com 8 botões e sem eles. A cor pode combinar com o tecido, mais escuro, mais claro ou criar contraste.
Fenda em uma jaqueta de tweed
Slot - corte na parte inferior das costas, permitindo livre movimentação. Na versão clássica, há um slot na parte traseira. Agora existe a opção com duas fendas nas laterais ou sem nenhuma fenda, mas isso é mais provável para estilos femininos.
Em uma nota!
A maioria dos elementos da jaqueta do século XIX foram preservados nos modelos masculinos. Se falamos de jaquetas femininas, apenas em algumas você pode ver dicas de seus principais elementos.
Modelos de jaquetas femininas de tweed
Esse item apareceu no guarda-roupa feminino muito mais tarde do que no masculino, mas isso não o impediu de ocupar um lugar de destaque. Anteriormente, meninas e mulheres usavam jaquetas de tweed apenas no estilo empresarial. Agora a abundância na escolha de formatos e alfaiataria tornou possível usá-los no dia a dia, até mesmo com jeans. A gama deste produto é muito ampla:
- tons escuros e cores vivas;
- comprimento clássico e encurtado;
- com botões, fecho e sem eles;
- quente e leve;
- com orla;
- com gola, decote;
- com mangas curtas;
- com acabamento em pele.
Entre esta enorme seleção surgiram os principais tipos de agasalhos de outono, dos quais falaremos.
Importante!
As jaquetas de tweed não enrugam, mas requerem cuidados especiais. Eles só podem ser lavados à mão em água morna. O pó deve ser utilizado exclusivamente para produtos de lã. Para não se preocupar em como lavar essa peça, é melhor recorrer aos serviços de lavagem a seco.
Jaqueta com cotoveleiras
As jaquetas femininas de lã “emprestaram” remendos dos homens. Na maioria das vezes são feitos de couro ou camurça, mas também existem opções mais econômicas. Este modelo ocupou lugar de destaque no mundo da moda por várias temporadas consecutivas, pois muito prático e combina bem com jeans e sapatos ásperos.
Jaqueta de tweed estilo inglês
O estilo inglês inclui silhuetas longas, retas ou levemente ajustadas. As jaquetas são cinza ou marrons, diferindo apenas nos tons. Estão quase sem decoração e em quase todos vocês podem ver todos os elementos básicos de um produto clássico. Este estilo é escolhido por mulheres dos círculos mais elevados da sociedade inglesa, que sabem exatamente como ter estilo e enfatizar seu status.
Estilo Coco Chanel
O modelo de jaqueta de lã no estilo Chanel já se tornou um clássico e a personificação do gosto impecável. É um casaco curto de lã com mangas estreitas. Não há gola, apenas um decote redondo e profundo. Os bolsos são pequenos, alguns com bordas nas bordas. Há muito tempo que mulheres de todo o mundo usam uma jaqueta no estilo de um estilista famoso no dia a dia. Essa é uma das poucas coisas que fica bem com saia e salto formal e com jeans.
Spencer
Existem muitas versões da aparência deste modelo, mas a mais popular é esta: o inglês Lord Spencer se sentia desconfortável com jaquetas longas e encontrou a solução mais simples - simplesmente cortá-las. Foi assim que começou a história do estilo de jaqueta preferido das mulheres. O belo sexo apreciou a praticidade e comodidade do modelo encurtado e muitas vezes o prefere à versão clássica.
Em uma nota!
Jaquetas de tweed com bainha curta ficam lindas com saias e vestidos que valorizam a figura.
Tipos de jaquetas masculinas de tweed
Um homem com jaqueta de tweed parece moderno. Ele cria a impressão de ser uma pessoa inteligente, elegante e talentosa (lembre-se do detetive Sherlock Holmes ou do professor Indiana Jones).Essa coisa não saiu de moda desde a sua criação, os homens sempre e em todos os lugares não a tiraram do armário, apenas os elementos e estilos mudaram. As variedades modernas incluem cada vez mais cores, formas, padrões e estilos. Vamos falar sobre os mais populares.
Jaqueta masculina de tweed com cotoveleiras
Manchas nos cotovelos apareceram graças aos caçadores cujas armas esfregavam constantemente essas áreas. Aí surgiu a ideia de costurar tecido resistente nos cotovelos. É difícil imaginar um homem moderno vestindo uma jaqueta de tweed enquanto caça, mas as “cotoveleiras” se popularizaram e servem como um complemento elegante. O padrão com remendos combina bem com camisas, suéteres e fica ótimo com jeans. É usado tanto nos negócios quanto no uso diário.
Importante!
Se a jaqueta tiver um padrão ou cor perceptível, ela não deve ser combinada com itens igualmente visíveis. E vice-versa - quanto mais chata for a jaqueta, maior será a escolha de acessórios. Uma gravata de lã com estampa de modelo é adequada. Você também pode escolher uma borboleta ou um lenço contrastante.
Com gola de couro
Graças aos mesmos caçadores do século XIX, esse elemento da jaqueta de tweed também apareceu, como a gola se desgastou rapidamente, começaram a ser confeccionados em couro. Hoje em dia, a gola de couro voltou à moda com modelos quentes de jaquetas casuais. Essa opção combina bem com jeans e botas de couro. As golas de camurça ficam mais sofisticadas e combinam melhor com calças e sapatos de camurça.
Observação!
É preferível escolher calças para casaco de cor diferente, criando um ligeiro contraste. Calças de veludo cotelê, linho e algodão, calças de algodão e jeans funcionam bem. Qualquer calça, exceto as esportivas, fica bem com um top de lã. Em geral, roupas esportivas combinadas com tweed são um tabu.
Estilo britânico
O Tweed funcionou maravilhosamente bem na moda britânica por causa do clima. Os designers de moda precisavam de um tecido que os mantivesse aquecidos e com ótima aparência. Tweed é definitivamente a melhor opção neste caso. E a variedade de tramas e estampas permitiu que cada um enfatizasse sua individualidade.
O clássico modelo britânico é uma jaqueta em tons discretos (cinza, marrom, oliva, azul) e estampas (espinha de peixe, xadrez). Possui todos os elementos básicos: gola, 3-4 botões, respiradouro. Novo detalhe – botões nas mangas. Os homens preferem ternos de duas ou três peças com colete, pois ajudam a reter ainda melhor o calor, o que é necessário nos países do norte.
Você pode combinar essa jaqueta com gola alta, suéter e camisas. Um homem com um cocar de tweed parece insuperável - ele é um verdadeiro britânico.
Jaqueta de tweed - o padrão de estilo na moda moderna
Compre essa coisa e você nunca se arrependerá. Isso se aplica a homens e mulheres. Além de ser um dos looks mais trendy desta e das últimas temporadas, o casaco também é versátil e quentinho. A prova está nestes looks ganha-ganha com jaqueta de lã:
Para mulheres
- jeans e qualquer camiseta ou gola alta;
- calça formal e top leve;
- vestido preto;
- saia de lã ou lápis.
Para homens
- calças e qualquer camisa com gravata;
- jeans com gola alta ou camisa;
- calças de lã, suéter e cachecol.
Agora você pode identificar facilmente uma jaqueta de tweed pela aparência e pelo toque. E também escolha imagens da moda que combinem.