Existem várias suposições que explicam a finalidade do segundo botão do blazer. Para um entendimento completo, é necessário considerar todas as versões.
Versão principal
A versão principal é que os designers costuram para complementar o look e deixar o blazer elegante e estiloso. Além disso, os designers cortam coletes e blazers com a expectativa de que os encaixes da parte inferior sejam desfeitos.
Outras versões
De acordo com outra versão, o segundo botão serve como reserva caso o botão superior seja perdido. De acordo com a terceira versão, a jaqueta moderna com 2 acessórios originou-se de uma sobrecasaca cujo último botão ficava acima da cintura. É por isso que, na maioria dos casos, um blazer possui 2 acessórios. Porém, também existem jaquetas com um ou três botões.
Por que não é costume fixá-lo?
A segunda ferragem do blazer fica desabotoada porque essa é uma das regras de etiqueta. De onde veio essa regra? Existem três suposições principais para explicar o surgimento desta tradição.
A primeira versão pertence à URSS.Segundo ela, a parte de baixo não é abotoada porque, ao sentar, o blazer começa a enrugar, o que deixa a pessoa desleixada, e desabotoar e apertar constantemente um botão é indecente.
A segunda versão tem origem no Velho Oeste, onde dizia “Deus nos fez diferentes, mas Colt nos tornou iguais”. O segundo encaixe solto deu uma vantagem sobre o inimigo de vários segundos. Porém, os filmes não confirmam isso.
A terceira explicação tem raízes inglesas. Se você acredita nele, então a primeira pessoa a introduzir a moda com o segundo botão desabotoado foi Eduardo VII, o monarca britânico. Ele tinha problema de excesso de peso e por isso começou a desabotoar a barra do paletó e do colete. Porém, muito provavelmente, não se tratava de peso, porque Eduardo VII acompanhou de perto a moda - introduziu na moda os conhecidos vincos passados nas calças, assim como o chapéu, que substituiu a cartola e era feito de fino feltro denso. Mas ele começou a desabotoar a parte inferior do colete por causa da barriga protuberante.
Com o tempo, o monarca britânico começou a desabotoar o botão de cima, e apenas o do meio permaneceu abotoado na jaqueta.
As jaquetas modernas geralmente têm 2 ferragens, mas às vezes existem modelos com 1 ou 3. Em qualquer caso, é preciso seguir uma regra simples: “O primeiro é preso a seu critério, o segundo é sempre preso e o terceiro nunca é .” No caso de dois, deve-se sempre deixar o segundo botão desfeito.