Um sono profundo determina seu humor e estado durante todo o dia seguinte. Portanto, é muito importante criar boas condições para ele. Um cobertor macio, uma camiseta confortável, um pijama quentinho ou uma camisa linda? Depende muito da escolha da roupa.
História do pijama
Antigamente, as pessoas iam para a cama com as mesmas roupas que usavam o dia todo. Somente no século XV é que começaram a pensar na natureza anti-higiénica e inconveniente de tal solução. Os primeiros a diversificar o guarda-roupa, claro, foram pessoas nobres. Naquela época, só eles tinham a oportunidade de gastar dinheiro com tal capricho.
As mulheres ricas compravam lingeries especiais que serviam mais para sedução do que para um sono confortável. No entanto, uma camisa comum, via de regra, era necessariamente usada sob um terno casual para cada pessoa..
Os homens também usavam camisola, muitas vezes até com boné, já que a temperatura à noite nas casas europeias caía significativamente.
No início do século XIX, os viajantes trouxeram de países distantes (Índia, Pérsia) uma nova ideia de roupas mais confortáveis para dormir. Consistia em substituir a habitual camisa larga por um conjunto contendo calça e camisa. Tal o pijama pegou imediatamente entre as pessoas, porque não apertava o corpo em lugar nenhum e não torcia como uma camisola.
Hoje, apenas as mulheres usam o tradicional vestido de noite, mas ao mesmo tempo podem optar pelo terninho. Os homens preferem ficar apenas de cueca ou optar por calças macias e camiseta.
Dicas para escolher roupas de dormir
Quando há muitas opções brilhantes, bonitas e sexy nas prateleiras das lojas, é difícil perceber uma coisa pura e simples. pijamas. E Ainda assim, é melhor parar por aí, porque essas roupas:
- É feito do material certo - não será quente nem frio e é bastante macio.
- Não aperta demais nem abraça o corpo - para que o corpo possa dormir o suficiente. É importante não criar distrações desagradáveis que afetem o seu conforto.
- Não contém elástico grosso, que fica fortemente pressionado na pele, e elementos decorativos (laços, babados).
- Apresenta-se em tons quentes e calmos, o que significa que não irá estimular excessivamente o sistema nervoso antes de dormir.
- Tem apenas costuras bem acabadas - se os fios ficarem salientes em todos os lugares e a borda interna do tecido for cortada de maneira irregular, você sentirá isso a cada minuto e não conseguirá relaxar adequadamente. Aliás, o mesmo se aplica às inserções de guipura - a renda pode causar irritação na pele.
Levando em consideração todos esses critérios, você pode escolher uma camisa ou conjunto de noite realmente confortável e “correto”.
Pijama ou camisola – o que é melhor?
Hoje não existem convenções geralmente aceitas sobre este assunto. A única regra: certifique-se de estar confortável. Se você está acostumado com camisola, leve-a. Se você costuma dormir agitado, de modo que seu vestido pode subir ou ficar desconfortavelmente apertado, o pijama é sua escolha.
A questão do calor e da temperatura confortável já não é tão urgente como na Idade Média, pelo que nesta situação já não é o critério principal.
Majoritariamente Ultimamente, as camisas quase desapareceram no fundo. Eles são mais usados pela geração mais velha. Os jovens são por conveniência e preferem shorts (ou calças) junto com uma camiseta (camiseta, camisa).
É possível dormir sem roupa?
Os cientistas que estudaram esta questão afirmam que dormir sem roupa é uma excelente solução. Mesmo o tecido mais confortável pode perturbar a microcirculação sanguínea e aumentar (ou manter) os níveis de stress.
Para um casal, esta prática pode ajudar a fortalecer os relacionamentos pessoais..
Importante! O toque acidental no corpo do parceiro aumenta a porcentagem do hormônio oxitocina, responsável pelos sentimentos de amor e desejo.. Aliás, também é capaz de aliviar o estresse de toda a jornada de trabalho.
Regras para escolher roupas
Na loja você precisa estar atento aos seguintes parâmetros:
Material
Para que a pele “respire”, não sue excessivamente e não fique irritada em determinados locais, certifique-se de que a composição do tecido é natural. A proporção máxima de fibra artificial não deve exceder 1/5. Os mais utilizados são o linho, as malhas e o algodão. Além disso, as duas primeiras opções costumam ser destinadas aos conjuntos de roupa de verão, e a última atende às exigências dos de inverno.
Tamanho
Você não deve se sentir apertado enquanto dorme, então você não deve comprar roupas íntimas de tamanho menor ou modelos justos.Mas ficar “perdido” numa camisa muito volumosa também é bastante desagradável.
Experimente o seu pijama para ter certeza de que fica bem. Confortável? – Então você fez a escolha certa!
Cor
Tons chamativos podem parecer impressionantes, mas definitivamente não são adequados para férias relaxantes. Esqueça os cenários muito escuros - eles criam um clima negativo e atraem pensamentos ruins, o que certamente afetará seus sonhos.
Conselho! Preste atenção nas cores claras: rosa suave, azul pastel e lilás, bege. Com a ajuda deles, você será capaz de fazer uma transição suave e suave para um modo mais calmo.
Felizmente, agora a gama de roupas de dormir é bastante ampla e você pode escolher a solução certa para qualquer preferência e orçamento. Apenas ouça os seus sentimentos e lembre-se que o principal é o conforto.