Os pijamas são necessários não apenas para um sono confortável, mas também para proteção contra hipotermia no outono-inverno. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas que têm o hábito de tirar as cobertas enquanto dormem. Para que o pijama seja confortável e proporcione descanso completo, é preciso levar muito a sério a escolha do material.
O que lembrar na hora de escolher o pijama
Importante! O pijama equivale à roupa íntima, pois permanece em contato prolongado com a pele. Por esse motivo, os tecidos devem atender às normas e padrões de higiene.
Os próprios conjuntos de pijama devem ser folgados, para não restringir os movimentos ou apertar - o corpo deve descansar. Por isso, na hora de costurar pijamas, os tecidos de malha à base de algodão são bem-vindos, pois eles esticam e não causam desconforto. Você também pode costurar pijamas um tamanho maior, que é o que os especialistas aconselham. Isto é especialmente verdadeiro para modelos de inverno.
Você pode escolher uma grande variedade de cores e estampas, sua escolha depende das preferências individuais. Os estetas combinam a parte superior e inferior do conjunto para combinar com a roupa de cama, as pessoas ativas preferem detalhes contrastantes, os conservadores preferem cores pastel contidas. Neste último caso, a decisão é a mais correta, pois as cores vivas dos tecidos podem manter psicologicamente o psiquismo em tensão e em estado de excitação, o que impede que você adormeça rapidamente. Mas delicados tons pastéis têm um efeito relaxante e calmante.
Pijamas feitos de tecidos naturais
Esses pijamas absorvem perfeitamente a umidade, permitem a passagem do ar e ajudam a criar um microclima favorável sob as roupas. Se a roupa de dormir for confeccionada com tecidos naturais, ela atende integralmente aos padrões de higiene, não causa irritação ou desconforto e não cria efeito de “sauna”.
Se você costurar pijamas com tecido natural, eles terão as seguintes características:
- Os produtos lavam bem, a cor original não se perde após inúmeras lavagens.
- O traje doméstico é agradável e macio ao toque, resistente a bolinhas ou baforadas.
Importante! Ao escolher um tecido, você deve sempre aprender a ler os ingredientes na etiqueta do produto. Se a porcentagem de elastano não for superior a 7 a 10%, esse tecido mantém todas as propriedades de sua composição natural.
Pijama sintético
Os materiais sintéticos diferem dos naturais no brilho das cores e no apelo estético. Se você levar pijamas de cetim ou seda, eles proporcionam uma agradável sensação tátil e são apreciados pela suavidade. Devido à superfície brilhante, os produtos parecem nobres e caros, mesmo com um corte simples.Conjuntos de pijama feitos com esses tecidos decoram perfeitamente e criam um clima romântico, mas têm suas desvantagens. Por exemplo, não absorvem umidade, por isso requerem trocas e lavagens frequentes. Às vezes, após várias lavagens, o produto acabado pode perder a cor.
Este pijama é mais adequado para o verão porque não aquece no inverno. Os tecidos sintéticos podem causar irritação na pele e podem ser usados durante viagens, férias ou ocasiões especiais.
Seleção de tecido com base na sazonalidade
Na hora de decidir quais tecidos escolher, você não precisa ir a extremos na hora de buscar uma composição 100% natural. Afinal, existem alternativas modernas - tecidos mistos com leve adição de sintéticos. Assim o pijama ficará mais prático, manterá bem a forma, mas não interferirá na circulação do ar.
É bastante natural que, ao escolher pijamas para diferentes estações, os tecidos sejam diferentes em densidade e capacidade de reter calor. O que é relevante para o verão não é adequado para o inverno e vice-versa.
Pijamas de verão
Para períodos quentes, tecidos que esfriam ou permitem a passagem de ar são adequados. Por exemplo, camisas leves e confortáveis feitas de algodão fino ou cambraia. O cetim também é popular e, graças à sua textura leve e delicada, se tornará indispensável nas noites de verão. A viscose é agradável ao toque, leve e macia. No verão, a viscose dá uma sensação de frescor e no inverno dá calor. Apesar de ser um material artificial, a eletricidade estática não se acumula.
Para outono e primavera
Para esta época são indicados pijamas confeccionados com material bacana, que possuem textura macia e são hipoalergênicos. Os itens infantis costumam ser costurados com kulirka, então os adultos certamente se sentirão confortáveis com esse conjunto.Você também pode prestar atenção ao interlock - malhas à base de algodão. Isso se aplica ao final da primavera e início do outono. Se houver meses mais frios, a opção de inverno pode ser relevante. Principalmente nos períodos em que o aquecimento central ainda não está ligado e o apartamento é fresco à noite.
Pijama de inverno
Para as noites de inverno, conjuntos à base de flanela ou flanela serão relevantes. Esses tecidos são de qualidade semelhante e podem transportá-lo de volta ao passado apenas pela aparência. O fato é que há cerca de 25 anos quase todos os pijamas eram produzidos com base nesses tecidos. Hoje em dia são raros porque após a lavagem podem diminuir de tamanho e formar-se rapidamente pellets na superfície.
Como alternativa, você pode considerar pijamas de rodapé. O mais delicado de todos os tecidos, indicado para pessoas com pele sensível. É também um material natural, macio por fora e macio por dentro, envolvendo agradavelmente o corpo com conforto e calor.