Para todos os pais, o conforto da criança durante o sono é importante. O menor desconforto pode significar uma noite sem dormir para toda a família. Sono saudável significa vigor e bom humor durante todo o dia. Pijamas confortáveis ajudarão seu bebê a ter uma boa noite de sono. Mas nem sempre é possível escolher um item pronto. A qualidade da alfaiataria, a escolha do material e o preço dependem do fabricante.
Via de regra, as roupas de dormir feitas com tecidos naturais são muito caras. Mas nem sempre satisfará o comprador. O bebê pode não gostar da aparência. E ele definitivamente não vai dormir de pijama feio. Coisas baratas são feitas de tecidos sintéticos. Você também não conseguirá dormir em algo assim. Estará quente debaixo do cobertor, mas frio sem ele.
A melhor saída é costurar uma coisa nova com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisa escolher material e modelo de alta qualidade.. Então você pode definitivamente levar em consideração todas as necessidades da criança. Afinal, é importante que seja ele quem goste de usar pijama. Vestir roupas de dormir significa ir para a cama logo.Muitas crianças são caprichosas antes de dormir. A expectativa de vestir seu item favorito ajudará a evitar tais situações.
Como costurar pijama para criança com as próprias mãos
Antes de começar a costurar, você deve estudar os tipos de tecidos e modelos modernos de pijamas.
Escolhendo materiais para pijamas
A escolha do material determina a durabilidade da peça costurada, o conforto durante o sono, bem como as características estéticas. A produção moderna está pronta para oferecer ao consumidor cores únicas, texturas variadas e diferentes composições de tecidos. Para pijamas você deve escolher apenas fibras naturais. Os sintéticos ficarão altamente eletrificados e a temperatura ambiente será desconfortável.
Para a estação fria, vale prestar muita atenção aos seguintes tecidos:
- flanela;
- malhas grossas;
- pano turco.
Flanela apresenta uma superfície lisa e uniforme. É feito de fios grossos por tecelagem repetida. Esse tipo de material pode ser feito de fios de lã ou algodão.
O tecido também é tingido de forma diferente. O padrão pode ser impresso, ou seja, já aplicado no tecido acabado. Ou talvez pintado. Esse tipo de padrão é feito de fios pré-tingidos e tecido em uma variedade de padrões. A flanela tem excelentes propriedades de resistência ao desgaste. O tecido não estica nem deforma quando usado. É macio ao toque, retém bem o calor e mantém você aquecido em climas frios.
IMPORTANTE! Se seu filho tem alergia, é melhor escolher uma flanela estampada. Os corantes são aplicados de um lado, o lado externo, enquanto o lado interno não é pintado. É totalmente feito de fibras naturais.
Malhas grossas tem grande elasticidade. O tecido é respirável e absorve perfeitamente a umidade.Este tipo de material praticamente não enruga e é resistente ao desgaste. Graças ao aumento da densidade, essas roupas irão mantê-lo aquecido na estação fria. Usando uma trama especial de fios, o tecido não estica quando usado.
Tecido felpudo – um dos materiais mais quentes. Sua superfície externa é coberta por pequenas fibras. Estes são os loops dos threads principais. Graças a essas fibras, é mantida uma camada de ar que proporciona calor e conforto à pessoa. O tecido é totalmente hipoalergênico e feito de algodão natural. Densamente muito macio devido ao pelo saliente, absorve bem a água. Aditivos de fibra sintética são frequentemente adicionados ao atoalhado, o que confere ao material propriedades elásticas e resistentes ao desgaste.
O tecido atoalhado natural enruga-se facilmente, mas as fibras escondem essa característica. O tecido proporciona idealmente troca de ar e termorregulação.
Para a estação quente, ou ambientes com altas temperaturas ambientes, deve-se escolher um tecido que não tenha alta densidade:
- chita;
- malhas finas;
- seda.
chintz um dos materiais mais baratos. O tecido é muito macio e flexível, fácil de manusear. Este efeito é obtido por meio de tecelagem solta. A cor do tecido é conferida pelo tingimento superficial. A cor pode mudar com o tempo. O tecido é altamente higroscópico.
Malhas finas ao contrário de denso, mais elástico. Possui menor densidade de trama de fio. Sua permeabilidade ao ar é maior, o que garante maior transferência de calor. As malhas grossas retêm o calor do corpo humano. Devido a isso, o calor é retido.
Seda - um dos tipos de material mais caros. Pela sua suavidade, maciez e brilho agradável, é considerado o material preferido para pijamas.Dá uma ótima aparência à roupa de dormir. Devido às costuras planas utilizadas para costura, não irrita a pele. Pijamas de seda proporcionam a melhor troca de ar. Não faz absolutamente nenhum calor nele, mesmo em altas temperaturas. Porém, esse material praticamente não é utilizado por crianças. E não se trata do alto custo do material, porque seu consumo para um produto infantil é muito pequeno.
CONSELHO! O melhor material para pijamas infantis de verão são malhas finas ou chita. É melhor não escolher seda para crianças, pois é muito difícil remover manchas difíceis de lavar.
Costurando pijamas para meninas de 4 a 6 anos
Existem muitos modelos de pijamas para meninas. Pode ser um conjunto de calças ou calções, macacões, capas para os mais pequenos. A camisa pode ser de manga longa ou curta. Ou você pode costurar shorts e uma camiseta. Qual modelo é o melhor depende da temperatura do ambiente em que a criança vai dormir.
Considere a opção mais simples para meninas - camisola de malha grossa.
Antes de começar a trabalhar, você precisa determinar com precisão o tamanho. Para isso precisaremos de fita métrica, papel e caneta.
O mais difícil nesse assunto é fazer o bebê ficar em pé. A seguir, amarramos uma fita viés na cintura da criança, isso facilitará a realização das medições.
Tomamos medidas conforme mostrado:
Dimensões que você pode precisar:
- Altura.
- Circunferência torácica.
- Circunferência da cintura.
- Circunferência do quadril.
- Circunferência do pescoço.
- Comprimento das costas até a cintura.
- Comprimento frontal até a cintura.
- Profundidade da cava.
- Largura da cava.
- Altura dos ombros.
- O comprimento da manga.
- Circunferência do pulso.
- Comprimento da perna visto de fora.
- Comprimento da perna por dentro.
- Largura dos ombros.
- Largura traseira.
- Altura do quadril.
Para não perder os números das medições da memória, anotamos todos os parâmetros em uma folha de papel.
IMPORTANTE! A fita métrica deve se ajustar perfeitamente ao corpo.
Padrão de pijama
Vamos começar a criar um padrão de pijama com mangas inteiras. Isso significa que você não terá que cortar ou costurar uma manga separadamente. Para costureiras iniciantes, esta será a opção mais fácil.
Construindo um padrão passo a passo:
- Primeiro, desenhe um retângulo em uma folha grande de papel. Seu comprimento deve ser igual ao comprimento do produto acabado. A largura é igual a 1/4 da circunferência do peito. Adicionamos 3 centímetros às costuras. Colocamos os pontos principais A, A1, H, H1.
- Recuamos 3 centímetros de A para baixo. Assinamos o ponto P1.
- Do mesmo ponto A recuamos 8 centímetros e colocamos o ponto P1. Este será o início do ombro.
- Conectamos A e P1 com uma linha arredondada. Isso formará o pescoço das costas.
- Do ponto A recuamos 8 centímetros para baixo, colocamos o ponto P2, conectamos com P1. Isso criará o decote frontal.
- Vamos começar com a inclinação dos ombros. Recuamos 3 centímetros de A1 e marcamos o ponto P2. Conectamos P1 e P2.
- Em seguida, desenhe a linha da cintura. Para fazer isso, do ponto A recuamos ao longo das costas até a cintura. Marque o ponto T.
- Traçamos uma reta paralela ao segmento H-H1 e posicionamos o ponto T1. Do ponto T recuamos 1/4 da circunferência da cintura para a direita, adicionamos 3 centímetros e colocamos o ponto T3.
- O comprimento da manga neste modelo vai depender do comprimento do ombro + até onde a manga vai descer. Pegaremos 25 centímetros. Recuamos esse comprimento do ponto P1 e marcamos o ponto P3.
- De baixo para cima medimos a largura necessária da manga e colocamos P4.
- Do ponto T3 traçamos uma linha reta para cima, na intersecção com a linha reta de P3 colocamos o ponto O. Conectamos P4 e T3 com uma linha arredondada.
- Conectamos H1 e T3. Recuamos 2 centímetros de H1 para cima e marcamos H2. Para N traçamos uma linha suave.
Etapas de costura
- O primeiro passo é costurar as costuras dos ombros. A seguir, devem ser sobrepostos ou encobertos para evitar que o tecido se desfaça. Certifique-se de passar cada costura.
- O segundo passo é costurar as costuras laterais, finalizar e passar a ferro. A experimentação não deve ser negligenciada.
- A largura do pescoço deve ser verificada com muito cuidado. Se a camisa não sair com facilidade, o decote deve ser alargado. Do material restante cortamos uma tira de 5 centímetros de largura, o comprimento deve ser igual à circunferência da cabeça mais 2-3 centímetros na junta. Costuramos a tira resultante e passamos as costuras. Em seguida, dobre ao meio e costure no decote.
- Vamos começar a processar a parte inferior do produto. Fazemos overloque ou ziguezague na borda inferior, depois dobramos 1-2 centímetros, costuramos e costuramos. Fazemos o mesmo com as mangas.
A camisola da menina está pronta!
Costurando pijama para menino de 10 a 12 anos
Pijama para menino será um pouco mais difícil de costurar. Visto que é composto por dois elementos: uma t-shirt e uma calça. Como fazer medições está descrito acima.
Vamos começar criando um padrão.
Construindo um padrão
- Metade frontal das calças.
- Desenhe um retângulo cuja altura será igual ao comprimento das calças ao longo da borda externa. Colocamos pontos ABCD. A largura é igual a 1/4 da circunferência dos quadris mais 6 centímetros para as costuras.
- Do ponto A para baixo, meça 1/4 da circunferência dos quadris e adicione 2 centímetros. Marque o ponto W.
- Do ponto Ш à direita traçamos uma linha e colocamos o ponto Ш1. Deve cruzar com o sol.
- Recuamos 4 centímetros para a esquerda de Ш1 e outros 4 centímetros para cima perpendicularmente ao primeiro ponto. Desenhamos a linha até cruzar AB. Suavizamos o ângulo reto.
- Em seguida, recue 1/4 do volume da cintura e acrescente 3 centímetros. Recuamos esta dimensão para a esquerda de T. Obtemos o ponto T1.
- A linha reta Ш1С deve ser dividida ao meio e reservada 6 centímetros para cima. Este será o ponto 6. A partir dele traçamos uma linha reta para a esquerda e cruzamos com AD.
- Divida ShSh1 ao meio. Desenhamos linhas para cima e para baixo no meio dele. Superior – T2.
- Recuamos 3 centímetros do ponto D, obtemos o ponto H1.Desenhe uma linha de conexão para N.
- Recuamos 17 centímetros do ponto A e conectamos ao T1.
- Para dardos, recuamos 3 centímetros de T1 para baixo, desenhamos um retângulo de 1,% centímetro de largura. Eles precisam ser costurados primeiro.
- Metade traseira da calça.
- Começamos a construção com um retângulo ABCD. AB – adicione 6 centímetros a 1/4 da largura, AD é igual ao comprimento da calça ao longo da costura externa.
- Descendo de A, recuamos 1/4 da circunferência dos quadris e adicionamos 2 centímetros. Marque o ponto W.
- À direita do ponto Ш traçamos uma linha até cruzar com ВС. Este será o ponto Ш1.
- À esquerda recuamos 1/4 da distância entre W e W1 e adicionamos 1 centímetro.
- Dividimos Ш1С em duas partes iguais. Do meio medimos 6 centímetros. Este será o ponto 6.
- Do ponto 6 à esquerda traçamos uma linha reta e estendemos 3 centímetros após cruzar com AD. Vamos colocar o ponto 3.
- Do ponto 3 à direita, desenhe uma linha de cintura com 1/2 do volume da cintura. Do ponto 3 traçamos uma linha à esquerda de 5 centímetros.
- A seguir, dividimos o segmento 7,3 Ш em duas partes iguais e medimos 1 centímetro para baixo. À direita do ponto Ш medimos 4 centímetros para a direita e para cima. Desenhe uma linha reta.
- Para chegar ao ponto H, você precisa se mover 4 centímetros para a esquerda do ponto C.
- Recuamos 1 centímetro à esquerda de D, será H1.
- Conectamos H e H1, T e N.
- Usando uma linha tracejada combinamos 7,3 e 3 e dividimos em duas partes iguais. Do meio para a direita e para a esquerda deixamos de lado 1 centímetro, para baixo – 7 centímetros.
- Conecte 1 e 7.
- Camiseta.
Para o padrão da camiseta, construímos um retângulo. A largura é igual à circunferência do peito, a altura é o comprimento necessário do produto. A seguir siga as instruções da imagem, neste molde a camiseta terá uma costura lateral. Material: malhas elásticas.
Etapas de costura
- O primeiro passo é dobrar as metades da frente das calças com o lado direito para baixo.Costure a costura central. Vamos fazer o mesmo com as metades traseiras.
- O segundo passo é colocar as metades uma sobre a outra e costurar a costura interna. A distância da borda deve ser de pelo menos 7 milímetros.
- O terceiro passo é costurar as costuras laterais.
- Em seguida vem o processamento da barra das calças. Dobramos duas vezes e costuramos.
- Para costurar um cinto, corte uma tira de 10 centímetros de largura do material restante, sua largura deve ser igual à circunferência da cintura mais margem para elásticos e costuras. Costure e passe a ferro. Costuramos o cinto na calça, lembre-se que não costuramos até o fim, pois será necessário inserir um elástico.
Costure uma camiseta:
- Começamos pelas costuras dos ombros.
- Em seguida, passe para a costura lateral.
- Para processar o decote, cortamos uma tira de tecido, como quando costuramos uma camisa de menina, e costuramos na futura camiseta.
- Processamos as cavas da mesma forma que o decote.
- Passamos pelo fundo do produto em zigue-zague ou overlock, dobramos 1,5 centímetros e costuramos.
O pijama do menino está pronto!