Não é à toa que o pijama é considerado a roupa de dormir ideal. O pijama feminino pode ser rigoroso e criativo, clássico e sedutor. Não restringe os movimentos, pode ser feito de tecido quente para mantê-lo aquecido no frio ou de tecido fino para mantê-lo fresco. Em suma, dá-lhe a oportunidade de dormir bem e recuperar as forças após um dia difícil.
Costurar uma coisa dessas com as próprias mãos não é nada difícil, basta decidir o modelo. Quem gosta de roupas quentes para dormir pode optar por pijamas com manga longa e calça, e para quem gosta de roupas mais leves, um conjunto de camiseta sem manga ou suéter e short é indicado.
Costuramos pijamas com nossas próprias mãos
Até uma costureira novata pode costurar pijamas femininos com rapidez e sem muita dificuldade.Além disso, você tem a oportunidade de escolher você mesmo o estilo, o material e a cor deste produto. Vamos lhe ensinar como costurar um pijama simples composto por uma camiseta e shorts neste artigo.
Seleção de materiais
Os pijamas podem e devem ser elegantes, mas não podemos esquecer que o seu principal objetivo é ser confortável e agradável de usar. O melhor é usar tecidos naturais para costurar pijamas. São hipoalergênicos, respiráveis e não acumulam eletricidade estática.
Os mais comuns são algodão, linho, bambu, jersey, lã, flanela e seda. O velo e a flanela retêm bem o calor, e os tecidos de seda mantêm você fresco em climas quentes. A presença de fibras sintéticas em tecidos naturais é aceitável. No entanto, é melhor que não haja mais de 20%. O principal critério para a escolha do tecido é uma sensação agradável ao tocar o corpo.
Usaremos tecido de malha de algodão. O tecido de malha apresenta-se em diversos tipos - jersey, malha com aberturas e relevos, veludo à base de malha, tecido com pelo ou atoalhado nas costas e outros. Estes tecidos são macios e elásticos, são agradáveis e confortáveis de usar.
Ao costurar coisas de tecido de malha, é preciso levar em consideração algumas nuances:
- É mais correto costurar partes do produto com ponto ziguezague fino.
- Use agulha de máquina para tecidos de malha, que não danifica o material.
- Costure a bainha inferior com agulha dupla para mantê-la elástica.
- Use fita viés para fazer costuras que não devem esticar mais tarde.
- Se houver fecho, suas bordas são fixadas com tecido adesivo.
Vamos determinar o consumo de material do produto com base em cálculos:
- O consumo de tecido para uma camiseta, com largura de tecido de 150 cm, é calculado pela fórmula: DI (comprimento do produto) + 0,4 m.
- O consumo de tecido para shorts ou calças, com largura de tecido de 150 cm, é calculado pela fórmula: CI + 0,2 m.
Assim, o consumo de tecido para um top (camiseta) com largura de tecido de 150 cm será de aproximadamente 90 cm, para shorts - aproximadamente 80 cm.
Padrão de pijama
A parte de cima do pijama - uma camiseta - é montada a partir de uma peça sólida nas costas, uma frente sólida e duas mangas. Observe que o padrão mostra ½ costas, ½ frente e ½ manga. Os padrões da frente e de trás são recortados aplicando-os na dobra do tecido. E a manga é cortada desdobrando o padrão.
O padrão do short é montado a partir de 2 frentes e 2 costas. Observe que o padrão mostra ½ frente e ½ costas.
Quais medidas são necessárias
Para criar um padrão, você precisa medir sua figura.
Comprimento da camiseta e shorts; circunferência do pescoço; perímetro torácico; circunferência da cintura; circunferência do quadril; altura do peito; altura das costas; altura dos ombros; circunferência do ombro e medição do comprimento da manga.
Como fazer um padrão
A medida corporal correta já é metade do sucesso. Antes de começar, você deve prender a cintura com uma trança fina, para facilitar a medição. A pessoa que está sendo medida fica ereta e relaxada. Ao mesmo tempo, você não deve curvar-se, retrair-se ou, ao contrário, esticar o estômago.
É aconselhável que as roupas não sejam grossas, para não distorcer os parâmetros reais do corpo. A fita métrica deve caber perfeitamente, mas não apertar, a figura da pessoa que está sendo medida.
Camisetas DI – medido da linha dos ombros até a barra da camiseta;
Shorts DI – medido da cintura até a barra do short;
SO – medido através da base do pescoço e fecha acima da cavidade jugular;
OG – horizontalmente ao redor do corpo, passando pelos pontos salientes das glândulas mamárias;
DE – na parte mais estreita da cintura;
SOBRE – através dos pontos salientes das nádegas;
VG – desde a linha da inclinação dos ombros até ao ponto mais saliente do peito;
Sol – da base do pescoço até a cintura;
PCH – da base do pescoço até a ponta dos ombros;
OP – as medições devem ser feitas com o braço para baixo.
Fazendo um padrão de camiseta
Fazendo um molde de papel para as costas da camiseta:
- Do ponto superior direito (VPT) colocamos 2,8 cm para baixo, e à esquerda do VPT medimos OSH/4 (10,5 cm).
- Deste ponto à esquerda colocamos outra medida de largura (8,5 cm). Do ponto obtido descemos 9 cm.
- Do VPT para baixo DI (60 cm), dele para a esquerda OB/4 (96 cm).
- Do VPT para baixo – VG (23 cm), dele para a esquerda OG/4 (24 cm).
- Do VPT para baixo - BC (42 cm), dele para a esquerda OT/4 (23 cm).
Conectamos os pontos: a linha do pescoço, parte inferior, ombro e lateral usando um padrão, o resto com uma linha reta.
Antes:
Construímos o padrão frontal de forma semelhante ao padrão traseiro, só que fazemos um decote mais profundo. Para isso, reserve 9 cm do VPT para baixo.
Mangas:
- Do VPT para baixo colocamos a medida do DR (20 cm), deste ponto para a esquerda OP/2.
- Do VPT para baixo colocamos 14 cm, deste ponto para a esquerda OP/2.
Vamos conectar todos os pontos. Conectamos a linha de tubulação da manga usando um padrão.
Construindo um padrão de shorts
Ao criar um padrão para shorts, usaremos uma versão simplificada. Para fazer isso precisaremos de shorts ou jeans que caibam. Então:
- Dobramos o short velho nas costuras (sem virá-lo do avesso), colocamos sobre papel vegetal ou papel milimetrado e usamos uma régua para traçar primeiro uma perna, depois a outra perna (você deve pegar duas partes - frente e costas).
- Se shorts estreitos foram usados para o padrão, você precisará adicionar 2 a 3 cm nas costuras laterais.
- Traçamos uma linha reta da linha femoral para cima e para baixo. Como nossos shorts são costurados com elástico, a cintura não deve ser estreita.
- Também é necessário observar o comprimento do produto. Para fazer isso, usaremos a medição de shorts DI.
- Da linha da cintura para cima, adicione 4–5 cm para dobrar o cordão e inserir o elástico.
Este pijama também pode ser costurado com calças, para isso basta adicionar o comprimento desejado.
O padrão está pronto.
Corte de tecido
Antes de cortar o tecido, é melhor passá-lo em toda a superfície pelo avesso.
ATENÇÃO: Antes de cortar é necessário lavar o tecido para evitar maior encolhimento. O tecido deve ser lavado na temperatura da água em que o produto acabado deverá ser lavado no futuro. Se o modelo utilizar tecidos de cores diferentes, na hora de lavar é preciso ter certeza de que eles não desbotam. Pré-lave um pedaço de tecido de 10x10 cm.
Camiseta:
- Dobre o material com o lado direito para dentro. Aplicamos o padrão de 1/2 parte das costas da camiseta na dobra do tecido, contornamos com lápis ou giz.
- Vamos adicionar folgas: 1-1,5 cm em todos os cortes. Descrevemos a segunda vez com subsídios.
- Recortamos a parte frontal da mesma forma.
- Cortamos a manga em uma imagem espelhada para obter duas partes simétricas. Deixe uma margem de 3–4 cm ao longo do comprimento da manga.
Shorts:
- Dobramos o material frente a frente e aplicamos nele o padrão de 1/2 da frente do short. Traçamos o contorno do padrão com giz ou lápis.
- Vamos adicionar folgas: 1 - 1,5 cm em todos os cortes. Rastreamos uma segunda vez com subsídios.
- Recortamos a parte de trás da mesma forma.
- Também precisaremos cortar duas partes do manguito. Seu comprimento é igual à circunferência da perna, ou seja, a largura da parte inferior da frente mais a largura da parte inferior das costas, e a altura será de cerca de 4–5 cm.
CONSELHO: Se você cortar todas as peças com as mesmas tolerâncias, não será necessário traçar o padrão ao longo do contorno na primeira vez. Você pode simplesmente substituir o calcador da máquina de costura por um calcador com régua e costurar as peças, reservando a mesma largura de folga.
Costurando pijama
Costuramos a parte de cima do pijama - uma camiseta:
- Envolvemos todas as seções do tecido para evitar que desfie.Para isso, utilizamos um overlocker ou ponto zigue-zague, tendo previamente selecionado o comprimento e a largura do ponto em um pedaço de tecido desnecessário.
- Costure os ombros. Passe-os na parte de trás.
- Costure as bordas da tira do pescoço. Dobre por dentro e por fora. Vamos passar.
- Alinhe a costura do pescoço com o ombro esquerdo e prenda com um alfinete. Esticando a tira do pescoço, costuramos na frente e nas costas. Ferro do decote.
- Dobramos a parte inferior da manga duas vezes e costuramos com agulha dupla.
- Ajustamos as mangas e costuramos nas cavas da frente e de trás da camiseta.
REFERÊNCIA: Ajustar uma peça significa reduzir suas dimensões criando montagens para dar a forma e o comprimento necessários.
- Subsídios para costura de ferro. De cada lado, use um único ponto para costurar a costura lateral e a costura da manga.
- Dobramos o fundo e costuramos com agulha dupla.
Costuramos a parte inferior - shorts:
- Costuramos todos os cortes em overlocker ou ponto zigue-zague.
- Dobramos as peças voltadas para dentro, alinhavamos e depois costuramos as seções laterais interna e externa. Passe as costuras.
- Dobramos as partes frente a frente (inserindo uma perna da calça na outra) e alinhavamos, e depois costuramos a costura do meio. Passe as costuras.
- Costure o elástico nas laterais.
- Na cintura fazemos um cordão para elástico. Dobre aproximadamente 1 cm para dentro do produto. Depois viramos novamente para dentro até a largura do elástico +0,6 cm, colocamos o elástico costurado ali e costuramos as sobras na linha da bainha inferior. Costuramos o cordão de dentro para fora, recuando 1–2 mm da borda.
- Pegue o punho e alinhave a fita adesiva na parte da frente. Então nós piscamos.
- Costure as seções laterais do punho.
- Alinhavamos e depois costuramos o punho ao longo da borda inferior do short, dobrando-o voltado para dentro. Dobre o punho com o lado direito para fora.Vamos passar.
- Costure o punho. Ao mesmo tempo, fazemos um recuo mínimo na costura da borda.
Seu pijama está pronto! Use-o para sua saúde!