O corte da manga é um dos elementos importantes do design de roupas. O conforto do produto na dinâmica, o formato da silhueta e a decisão final do estilo dependem da escolha acertada.
A moda moderna seleciona tudo de melhor que esteve no auge da popularidade em diferentes períodos da história. Em combinação com novos materiais e tendências modernas, são criados novos modelos que aliam beleza e praticidade, temperados com a novidade das últimas tendências da moda.
Estilos de manga para vestidos – 12 tipos de moda
Uma breve excursão pelas variantes do elemento principal do design dá uma ideia clara dos melhores exemplos da moda das passarelas que chegaram às massas.
Raglã
O desenho do produto com corte raglan não possui costura nos ombros. Em vez disso, a linha dos ombros é repetida por uma dobra ou pela costura raglan superior. Anteriormente, esse tipo era usado principalmente em roupas esportivas.
O corte é confortável, com a correta distribuição dos aumentos esconde bem a plenitude do braço na parte superior.
Dependendo de onde termina a linha da cava, acontece:
- raglã clássico – a linha da cava começa abaixo do ponto mais alto do decote;
- zero raglã – a cava começa na parte superior do decote;
- semi-raglã – a cava começa no meio da inclinação dos ombros;
- alça de ombro raglã – a linha da cava corre horizontalmente e depois coincide com a parte inferior da cava de uma manga clássica embutida.
Com tantas opções de corte para o “velho” raglan, seu uso também mudou. O corte é utilizado em agasalhos para o período outono-inverno. Em combinação com um tecido elegante, a manga esportiva dá um novo significado à linha noturna de jaquetas e blusas.
Manga curta
Tornou-se popular em meados do século passado. A manga vem em uma variedade de larguras, sendo a versão mais curta um estilo asa. Uma boa opção para um conjunto multicamadas, usar uma blusa de manga curta por baixo de uma jaqueta em uma manhã de verão, você pode ter certeza que no resto do dia basta tirar a blusa para se sentir confortável.
Três quartos
Um corte que nunca sai de moda. O comprimento até o meio do antebraço revela a parte mais bonita do braço. Parece elegante e fresco. Uma boa opção no período de entressafra, quando as mangas compridas são quentes e as curtas são frias.
Longo
Legado do estilo oversized, as mangas compridas não são um elemento prático, além disso, achatam o corpo e obrigam a fashionista a usar salto. Caso contrário, uma tendência muito interessante - um toque rebelde que complementa bem o conjunto clássico.
Lanterna
Uma opção muito volumosa, dependendo do modelo pode ser longa ou curta. Reunido na parte inferior com punho estreito. Feito de tecidos resistentes a formas, lembra uma bola.
Com punho largo ou estreito
Uma manga larga franzida no punho muda a silhueta. Em comparação com as mangas bufantes, a silhueta graciosa da figura feminina é enfatizada.Uma linda fenda no punho garante facilidade de movimento.
Com gravatas
O padrão da gravata é uma referência sutil às roupas do passado. O elemento confere leveza e charme especial às coisas modernas. As gravatas podem ser feitas tanto do tecido principal quanto de um tecido fino de acabamento.
Sino
Estreita na parte superior e larga na parte inferior, esta manga é uma boa opção para uma figura com quadris largos. Equilibra a silhueta geral e confere novidade e originalidade à imagem.
Episcopal
Tipo de corte semelhante ao vestuário do clero da Igreja Católica. Mangas largas e soltas na parte inferior, franzidas em punho alto. Uma sobreposição bastante grande, cobrindo parcialmente o punho, torna o corte confortável para mover. Usado em blusas feitas de seda, geralmente tecidos elegantes e translúcidos.
Balão
Ou o “balão” é uma manga larga e reta com punho estreito ou largo. Às vezes tem um corte do ponto mais alto até o fundo do aro. Utilizado em roupas leves, blusas e vestidos.
Julieta
Réplica do passado - o modelo Julieta adorna a moda noturna e combina bem com vestido de noiva. Apresenta um top grande e volumoso, franzido na parte superior da cava e na parte inferior a meio dos ombros. A parte inferior até o pulso segue a silhueta da mão e é separada da parte superior fofa por uma trança ou fita.
Este corte cria um estilo romântico nas roupas.
Manga bufante com punho justo
O produto é costurado com tecidos finos. O punho é feito de tecido grosso ou bem duplicado. Graças à considerável liberdade de corte, o punho ajusta-se perfeitamente ao braço e não restringe em nada os movimentos. O punho é fechado com botões bem espaçados e geralmente é largo.
Cada um dos designs acima provou seu valor nos mais recentes desenvolvimentos de designers de moda e agências de design industrial. Todas as opções de corte acima foram testadas pelo tempo, distinguem-se pelo conforto e por uma bela silhueta.