Os estilos recortados são considerados bastante antiquados. Eles são mais frequentemente usados para complementar trajes históricos em festas à fantasia e bailes temáticos. Neste artigo vamos contar o que é uma costura de vieira, uma costura de vieira e sua aparência. Ao final deste material você encontrará fotos com exemplos de vieiras em roupas, além de recomendações de costura.
O que é uma vieira e como ela se parece?
Por analogia com o ornamento arquitetônico, as vieiras nas roupas são uma tira de tecido, cuja borda inferior é enfeitada com uma trança com a borda recortada voltada para baixo. Existem diversas variedades de vieiras, incluindo openwork, crochê, arqueadas e recortadas. Mas todos os subtipos dessa decoração estão unidos pelo fato de agregar elegância às roupas e complicar o design do produto. Este é um elemento bastante obrigatório que requer não só uma execução cuidadosa, mas também acessórios adequados.
História do festão nas roupas
Os festões apareceram nas roupas na Idade Média, no século XII. Não se sabe ao certo em que país surgiu essa decoração incomum, mas, muito provavelmente, a França foi o berço dos festões. Como a maior parte da decoração inusitada da época, os festões serviam não tanto como função decorativa, mas sim de camuflagem: o fato é que com a ajuda de listras adicionais de corte inusitado era fácil esconder um vestido gasto ou uma borda esfarrapada de um terno masculino. Observe que os festões eram mais frequentemente costurados precisamente nas partes da roupa que estavam mais sujeitas a desgaste: na bainha dos vestidos e nas mangas. Esta inovação permitiu aos residentes da Europa medieval poupar em serviços personalizados e não perder prestígio perante os seus vizinhos. Os festões tornaram-se especialmente populares no início do século XIII, tornando-se um atributo obrigatório nas roupas dos nobres cavalheiros. Naquela época, as bordas do vestido eram decoradas com listras e diversos padrões rítmicos: triângulos, semicírculos, retângulos, trapézios e até folhas figuradas imitando chamas. Em quase todos os afrescos ou pinturas dos anos 1400, você pode encontrar uma senhora ou militar usando um vestido ou capa com festões. Os festões masculinos eram mantidos tão simples e despretensiosos quanto possível, enquanto as bordas dos vestidos de algumas mulheres eram decoradas de forma tão complexa que parecia que os alfaiates haviam se esquecido do uso prático desses elementos decorativos. Naquela época, havia pelo menos duas opções para a confecção de vieiras: esses elementos podiam ser feitos recortando tecido grosso de lã sem forro, ou as vieiras podiam ser bainhadas com forro de cor contrastante e complementadas com bordados.Acredita-se que o segundo método tenha sido inventado muito mais tarde, pois envolve consumo adicional de material.
Festoons na década de 1960 e hoje
Os festoons recuperaram popularidade nas décadas de 1960 e 70. Então esse elemento adicionou elegância e um pouco de travessura ao look. Na maioria das vezes, as bordas das roupas femininas e infantis eram decoradas com festões: bainhas de vestidos, saias, bem como mangas de blusas e camisas. Hoje, poucos designers recorrem a tal design, preferindo um desenho mais contido das bordas, porém, em 2020, surgiu uma tendência para cortes profundos com as chamadas bordas encaracoladas, que lembram vagamente vieiras. Hoje em dia, os festões são mais encontrados no design: com essa técnica, decoram-se as bordas inferiores de cortinas e cortinas, colchas e até guardanapos.
O que é necessário para adicionar recortes a um corte moderno?
Tente evitar desenhar uma vieira em tecido duplo denso, pois neste caso há uma grande chance de as bordas ficarem desleixadas.
- Um pedaço de papelão grosso no qual será recortada uma amostra do padrão que você gosta.
- Tesoura. Se você tiver uma tesoura com borda serrilhada, poderá usá-la.
- Fios adequados para a frente do produto ou para forro.
- Padrão de festão.
- Giz para marcação.
Como fazer uma vieira na roupa com as próprias mãos
As vieiras ficarão melhor em tecidos finos e materiais de peso médio.
- Prepare o fragmento selecionado do produto e faça a costura. A largura média da bainha deve ser de 1,5 a 2 centímetros.
- Costure a borda inferior a ser finalizada com ponto zigue-zague.
- Meça o comprimento da borda onde ficarão as vieiras e certifique-se de ter uma fileira uniforme de vieiras igualmente largas.
- Ajuste o padrão, se necessário, ajustando a largura da vieira para o tamanho desejado.
- Transfira a vieira final para o tecido usando giz.
- Corte as vieiras. Nesse caso, por conveniência, você pode dobrar o tecido como uma sanfona e agilizar o processo. Se o tecido for de densidade média, você pode começar cortando as costuras.