A maioria das mulheres, pelo menos uma vez na vida, tem uma dúvida: como encurtar um vestido? Pode haver muitas razões para isso. Aqui estão alguns deles.
- Em uma figura mais magra, o item fica mais solto, tornando-o mais longo.
- Um modelo desatualizado pode ser revivido tornando-o mais curto.
- Comprimento chato do produto.
- Mudança de estilo.
Se você escolheu um vestido para encurtar e tomou a firme decisão de modificá-lo, você precisa conhecer os pontos principais, com os quais obterá um excelente resultado. Isto é especialmente verdadeiro quando você precisa encurtar rapidamente. Diremos como transformar um vestido longo em um curto.
Materiais e ferramentas para encurtar um vestido
Antes de começar, você deve preparar as ferramentas e materiais necessários para o encurtamento.
- Carregue linhas que combinem com a cor do vestido e combinem com o tecido. Por exemplo, para um vestido de chiffon é melhor usar fios sintéticos finos com glitter.
- Máquina de costura.
- Overloque.
- Régua, quadrado.
- Medidor flexível.
- Giz no tecido ou você pode substituí-lo por um pedaço fino de sabão. Leve em consideração a cor do tecido, pois a marca deixada pelo giz pode não ficar visível. Você pode usar um marcador especial solúvel em água.
Importante! A linha de um marcador solúvel em água só pode ser lavada com água fria. Se você molhar quente, a marca permanecerá.
- Tesoura afiada.
- Alfinetes com cabeça para forrar o fundo.
- Agulhas.
- Fita adesiva especial (para determinados casos).
Como encurtar adequadamente um vestido feito de tecidos diferentes
Depois que tudo estiver selecionado, você pode começar a trabalhar.
Determinação do comprimento
Primeiro de tudo, você precisa decidir o comprimento.
- Vista o vestido, faça uma marca para a futura orla e prenda com um alfinete.
- Após retirar o vestido, dobre a borda ao longo da marca e prenda ao longo de toda a bainha.
- Experimente a roupa novamente para ter certeza de que está no comprimento certo. Em seguida, retire e marque a linha com giz de forma que fique 1 a 2 cm abaixo da borda desejada. Esta é a reserva da bainha.
Importante! Este procedimento deve ser realizado independentemente do tecido do vestido.
- Corte o tecido ao longo da linha marcada.
Processamento de fatias
Tecidos naturais leves
A maneira mais fácil de processar a barra de um vestido é com tecidos leves (algodão, linho fino, etc.). É necessário fazer uma bainha e realizar um ponto à máquina ou processamento overloque.
Tecidos densos e pesados
Se o tecido for grosso o suficiente, como terno ou jersey, então Você pode costurar fita para calças ou fita viés ao longo da borda inferior.
- A fixação é feita pela parte frontal. Em seguida, dobre a bainha para dentro e passe suavemente com um ferro. É preferível realizar o procedimento com gaze úmida ou pano fino. Isso evitará que o tecido do vestido grude no ferro. A parte inferior pode ser reforçada costurando uma costura reta ou pode não ser necessário realizar esta ação.
Malhas, seda
Um vestido de malha requer acabamento especial na parte inferior. Isso evitará esticar a costura longitudinalmente. O processamento é realizado com costura de cobertura (plana) ou com ponto overloque.
- Processamento de overlock bem simples. A única condição é que você precise de um overlocker. O produto é cortado 0,5 cm abaixo da marca desejada. Em seguida, é feito um ponto ao longo da borda, sem dobras. É melhor usar pontos de largura média para malhas, para tecidos de chiffon e seda, use pontos estreitos com pontos frequentes.
- O ponto de cobertura precisa de uma bainha adicional de 2,5 cm. Ao longo da borda inferior da bainha, a costura é processada com overlocker. Em seguida, é feita uma bainha ao longo da linha marcada. E no lado avesso é feita uma segunda costura, espaçada de 1 cm da borda do produto, depois, recuando a largura do calcador (0,5–0,7 cm) da borda para cima, é feita a segunda costura. Depois disso, passe cuidadosamente com um pano úmido ou usando um vaporizador.
Processando um vestido com decoração na parte inferior
Se houver necessidade de costurar uma trança ou renda na borda inferior, entãoComece cortando o excesso de tecido. Em seguida, as bordas são processadas e a renda é costurada na frente., colocando-o sobre o tecido do vestido.
Como encurtar um vestido na cintura
Para saias ou bainhas de vestidos, onde há decoração com pedras na parte inferior do produto ou pregas, o encurtamento é feito ao longo da costura na cintura. O trabalho é realizado de acordo com o seguinte algoritmo.
- Vaporize o cinto ou saia.
- Meça o comprimento na cintura da peça cortada, para depois combiná-la com a costura ou cós.
- Levando em consideração as margens de costura, são feitas marcações.
- Corte o excesso.
- Experimente na cintura de um vestido ou no cinto de uma saia.
- Subtraia o menor do maior e divida o resultado por dois.O número resultante são os centímetros que precisam ser subtraídos ao longo das costuras laterais. Caso contrário, você não conseguirá combinar a parte superior com a parte inferior de um vestido ou uma saia com cinto.
- Após o alinhamento das costuras, partes do produto são lixadas.
Método universal
A borda cortada do produto é dobrada em 1 cm e fixada com uma costura reta na parte frontal, afastando-se da borda em 0,5–0,7 cm.